TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº3 - CÉLULA PROCARIONTE-BACTÉRIA

Por:   •  16/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA-UESB[pic 1]

TURMA: ENGENHARIA DE ALIMENTOS 2018.1

DISCIPLINA: BIOLOGIA GERAL

DOSCENTE: LEONHARD KRAUSE

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº3

CÉLULA PROCARIONTE-BACTÉRIA

ESDARAS FAGUNDES

CARLOS HENRIQUE

MARIANA OLIVEIRA SANTOS

ITAPETINGA – BAHIA

AGOSTO,2018


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA-UESB[pic 2]

TURMA:ENGENHARIA DE ALIMENTOS 2018.1

DISCIPLINA:BIOLOGIA GERAL

DOSCENTE:LEONHARD KRAUSE

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº3

CÉLULA PROCARIONTE-BACTÉRIA

Relatório de aula prática a ser entregue ao Profº Dr. Leonhard Krause, como avaliação parcial para obtenção de créditos à disciplina de Biologia Geral.

ITAPETINGA – BAHIA

AGOSTO,2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO:        4

3        MATERIAIS:        5

4 OBJETIVO.................................................................................................................................................................4

4        .  MÉTODO 1        5

5        .  MÉTODO 2:        6

6        RESULTADOS:        8

7        DISCUSSÕES:        8

8        CONCLUSÃO:        8

9        REFERÊNCIAS:        8

 INTRODUÇÃO:

(KRAUSE,2018), os seres vivos presentes na biosfera são divididos, em nível celular, em dois tipos de células: procarióticas (do grego pro = primeiro; karion = núcleo) e eucarióticas (do grego eu = verdadeiro). Os organismos constituídos por células procarióticas, as bactérias, são enquadrados nos Domínios Archaea e Bactéria. O primeiro grupo compreende as bactérias que vivem em ambientes extremos como fontes termais ácidas, águas salgadas, pântanos, entre outros. Já, o segundo grupo, apresenta as bactérias mais conhecidas, encontradas na água, no solo e em organismos vivos. As bactérias são um dos organismos mais antigos, com evidência encontrada em rochas de 3,8 bilhões de anos.

 As cianobactérias são representantes do Domínio Bactéria e habitam o solo úmido ou a água. São organismos autofototróficos, ou seja, utilizam a luz solar para sintetizar seu próprio alimento. Estes organismos se caracterizam pela presença de estruturas membranosas saculiformes (tilacóides) no citoplasma celular, onde fixam os pigmentos fotossintetizantes. Além da clorofila outros tipos de pigmentos (xantofilas e ficobilinas) estão presentes, conferindo-lhes cores características. As bactérias podem viver isoladas ou se associarem, formando colônias. Algumas bactérias formam colônias filamentosas, onde se pode facilmente visualizar uma bainha mucilaginosa externa que mantém as células juntas. Também se observam células especializadas, os heterocistos, que atuam na fixação do nitrogênio atmosférico (N2), formando amônia (NH4), utilizada no crescimento da célula. As cianobactérias, anteriormente denominadas de algas azuis ou cianofíceas, representam os organismos mais autossuficientes da biosfera.

Além de vários tipos de bactérias que podem ser prejudiciais, atuando como agentes infecciosos, outros podem ser úteis, usadas na preparação de comidas ou bebidas fermentadas, incluindo as láticas para queijos, iogurte, vinho, salsicha, frios, azeitona, molho de soja, leite fermentado e as acéticas utilizadas para produzir vinagres.

2   OBJETIVOS:

Observar através do microscópio ótico a estrutura de bactérias localizadas em 3 (três) lugares distintos, Lodo verde-azul encontrado em lugares de infiltração constante de água pobre em nutrientes, fermento lácteo tipo "Chamyto" ou “Yakult” com lactobacilos vivos.

  1. MATERIAIS:
  • Material Biológico:

-Lodo verde-azul encontrado em lugares de infiltração constante de água pobre em nutrientes

-Fermento lácteo tipo "Chamyto" ou “Yakult” com lactobacilos vivos.

  • Material de Laboratório:

-Microscópio de luz

-Conta-gotas ou pipeta

-Óleo de imersão

-Bico de Bunsen ou lamparina

-Lâminas e lamínulas

-Azul de metileno

-Papel absorvente

-Vareta de vidro

-Solução para limpeza de lâminas (álcool:éter)

  1. .  MÉTODO 1

Limpou-se lâmina utilizando o papel absorvente, em seguida com o conta-gotas pingou-se uma gota de água na lâmina, acrescentou-se o lodo verde azul, colocou-se a lamínula iniciando sua posição em ângulo de 45° e abaixando-a levemente a fim de não formarem bolhas de ar e impedir a visualização do material, tirou-se os excessos de água sobre a lâminas para mantê-las fixas.. Em seguida pressionou-se a lamínula até que fosse possível visualizar a cor esverdeada do lodo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (500.7 Kb)   docx (338.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com