TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA PRÁTICA I-PROPRIEDADES DA ÁGUA E TITULAÇÃO DE REPOLHO ROXO

Por:   •  11/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  1.230 Visualizações

Página 1 de 7

RELATORIO DA PRÁTICA

TITULAÇÃO COM SUCO DE REPOLHO ROXO

10114020270 ALEXANDRE SOARES DE MELO

POLO NOVA IGUAÇU

RELATORIO DA PRÁTICA I-PROPRIEDADES DA ÁGUA E TITULAÇÃO DE REPOLHO ROXO

PARTE 1- PROPRIEDADES DA ÁGUA

INTRODUÇÃO:

        A água é uma substância formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, é abundante no planeta terra e essencial à vida. É encontrada em três estados físicos (sólido, liquido e gasoso) e possui várias propriedades, tais como alto calor específico(necessitando assim de muita energia para aumentar sua temperatura), tensão superficial, devido às suas ligações químicas,  e alta solubilidade, dissolvendo uma grande quantidade de substâncias, dando-lhe o título de solvente universal.

OBJETIVO

MATERIAIS E MÉTODOS

1) Polvilho na água:

-objetivo: demonstrar através da experiência os efeitos e a existência da tensão superficial da água.

-material:

  • 1 béquer com 600 ml de água
  • Polvilho (talco)
  • Detergente

-procedimento: Em um béquer com 600ml de água parada colocar polvilho(talco) em sua superfície e ver como ele se comporta. Após isso pingar uma gota de detergente na água.

-resultado: no início, embora o polvilho fosse mais denso que a água, o mesmo flutuou na superfície, porém após pingar o detergente, foi verificado que o polvilho que antes flutuava afundou na água.

-questionamentos:

 1. Por que o polvilho não afundou na água? Qual a propriedade da água que foi observada, neste caso? O polvilho não afundou na água por causa da coesão entre as moléculas, o nome dessa propriedade é tensão superficial

2. O que aconteceu quando você colocou o detergente na superfície da água? Por que isso ocorreu? Houve a quebra da tensão superficial, porque as moléculas de água quebraram a coesão para interagir com as moléculas do detergente.

2)Descongelando o gelo:

-objetivo: verificar o volume da água em dois diferentes estados físicos: solido e liquido.

-material:

  • 1 béquer de 250 ml
  • 100 ml de água
  • 1 pedra de gelo
  • 1 caneta de retroprojetor

-Procedimento: Em um béquer com 100 ml de água foram colocadas algumas pedras de gelo, e foi marcado o seu nível com uma caneta de retroprojetor, marcando-se o volume de 125ml. após o  gelo derreter foi verificado novamente o nível da água.

-Resultado: após o descongelamento do gelo, o nível da água manteve-se em 125 ml.

-Questionamentos:

O que aconteceu com o nível da água quando:

1. Você adicionou o gelo. O volume aumentou em 25 ml

2. Após o derretimento total do gelo. Explique o que foi observado nas duas situações.

Após o derretimento manteve-se o aumento de 25 ml. o que mostra que o gelo ao derreter-se retorna ao volume inicial de água.

3)Descongelando na água e no ar

-objetivo: verificar se existe diferença entre o tempo de descongelamento do gelo em contato com a água ou do ar.

-material:

  • 1 recipiente com água
  • 2 tubos idênticos contendo 5ml de água
  • 1 estante
  • 1 cronômetro

-procedimento: foram colocados dois tubos de ensaio com água no congelador até que congelassem. Após isso, os dois tubos de ensaio foram retirados do congelador, um foi imerso em água à temperatura ambiente e o outro exposto ao ar, e foi cronometrado o tempo que ambos retornaram ao estado líquido.

-resultado: o tubo de ensaio que estava imerso na água levou 3 minutos e 17 segundos para retornar ao estado líquido, jáo que estava exposto ao ar levou 28 minutos para descongelar.

-questionamentos:

1. O tempo de descongelamento na água foi igual ao tempo de descongelamento na estante (no ar)? Não. O tempo de descongelamento na água foi mais rápido.

2. Qual a propriedade da água responsável pelas observações? Alto calor específico

3. Qual a importância de se escolher o mesmo tipo de tubo e a mesma solução para este experimento. A certeza que a experiência seria realizada nos mesmos parâmetros.

4. Qual a importância de manter, lado a lado, a estante e o recipiente com água por 10-15 min antes de iniciar e durante todo o experimento? A importância era para se certificar que a água também estaria em temperatura ambiente, ou seja, na mesma temperatura do ar.

4) água parada

-objetivo: Demonstrar através da dissolução de corante em água parada a propriedade de difusão de substâncias na água.

-material:

  • 1 proveta de 50ml
  • Água a temperatura ambiente
  • Corante de alimentos

-procedimento: A água foi colocada na proveta e mantida em repouso até ficar totalmente parada. Após foram pingadas 5 gotas de corante de alimentos e aguardou-se cerca de 30 minutos para observar-se o comportamento da proveta.

-resultado: Em princípio formou-se uma faixa de corante na parte superior da proveta. Porém após meia hora observou-se que embora não houvesse nenhuma agitação na água, houve uma diluição parcial no corante.

-questionamentos:

1. Descreva o comportamento do corante na água (como ele se moveu durante o tempo de observação). Após algum tempo houve uma diluição parcial do corante na água. Mesmo com a água parada, o que nos mostra a capacidade de interação da água dom outras substancias a nível molecular. A água interage bem com várias substancias principalmente através de pontes de hidrogênio.

 2. Qual a importância biológica do fenômeno observado? Difusão de oxigênio na árua para respiração de animais marinhos e solubilidade e transporte de nutrientes no organismo

CONCLUSÃO

Na atividade 1 a, polvilho na agua, foram testados os efeitos da tensão superficial da água, tensão esta existente pela ligação entre suas moléculas, ou seja, a força de coesão entre elas. Por conta desta tensão superficial, o polvilho que pelo fato de ser mais denso que a água, deveria afundar, se manteve flutuando na superfície da mesma. Ao pingar detergente, as ligações entre as moléculas de água se quebraram para se ligar as do detergente, quebrando assim a tensão superficial e permitindo que o polvilho afundasse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (226.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com