TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO EM VINAGRE COMERCIAL

Por:   •  23/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO

GRANDE DO NORTE

CAMPUS IPANGUAÇU

CURSO LICENCIATURA EM QUÍMICA

ROBERTO MARQUES RODRIGUES

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO EM VINAGRE COMERCIAL  

 

 

 

 

 

IPANGUAÇU

2021

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. DESENVOLVIMENTO        3

2.2 MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS        3

2.3 METODOLOGIA        4

2.4 RESULTADOS E DISCUSSÃO        4

3. CONCLUSÃO        5

REFERÊNCIAS        6


1. INTRODUÇÃO

De acordo com a associação nacional das indústrias de vinagre (ANAV), o vinagre é um produto das fermentações acéticas dos vinhos, no qual deve conter uma acidez volátil que varie entre 4% e 6% volume/volume expressa em ácido acético. Além disso, o ministério da agricultura, pecuária e abastecimento (MAPA) determina algumas características que os vinagres comerciais devem possuir, dentre elas estão: Aspecto límpido e sem depósito, coloração de acordo com a matéria-prima que lhe deu origem, cheiro característico, sabor ácido e próprio.

Sobre a utilização do vinagre,  Bortolini et al. (2001) afirma que sua principal finalidade é a de atribuir aroma e gosto aos alimentos. Ademais, este produto também pode ser utilizado na conservação de alimentos, atribuindo gostos agradáveis às comidas e ressaltando os aromas das carnes.

O componente mais importante do vinagre é o ácido acético, que sua determinação neste produto estabelece a sua acidez. A legislação brasileira 745, de 24 de outubro de 1977. 745, de 24 de outubro de 1977, estabelece em 4% o teor mínimo de ácido acético para vinagre adequado para consumo humano. Dessa forma, os vinagres comerciais que são vendidos foram deste padrão de qualidade estabelecido pela legislação são considerados impróprios ao consumo humano e podem gerar multas aos estabelecimentos que os comercializam.

Portanto, o presente relatório prático tem finalidade de determinar o teor de ácido acético em uma amostra de vinagre comercial e comparar os valores encontrados com o que está estabelecido na legislação brasileira vigente.

2. DESENVOLVIMENTO

O experimento do vídeo demonstrativo tem o título “Volumetria de Neutralização - Determinação do teor de Ácido Acético no Vinagre”, do canal chamado “André Cera - Curso Técnico em Química”, que está disponível na plataforma YouTube no link: https://www.youtube.com/watch?v=0Q8KHdAkvfY.

2.2 MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS

  • Vinagre comercial;
  • Hidróxido de sódio (NaOH) 0,5 mol/L;
  • Indicador fenolftaleína 1%;
  • Bureta de 50 mL;
  • Erlenmeyer de 50 mL;
  • Béquer de 50 mL;
  • Pipeta volumétrica de 10 mL.

2.3 METODOLOGIA

Inicialmente foi transferida uma certa quantidade de vinagre comercial para um béquer. Com auxílio de uma pipeta volumétrica de 10 mL foram transferidas duas quantidades de 10 mililitros para dois Erlenmeyer e adicionado mais 40 mL de água destilada em cada Erlenmeyer. Em seguida foram colocadas 5 gotas do indicador fenolftaleína 1% nos dois Erlenmeyer , homogeneizou, realizou as duas titulações com o hidróxido de sódio 0,5 mol/L e foram anotados os volumes gastos. Por fim realizou os cálculos do teor de ácido acético no vinagre analisado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (181.1 Kb)   docx (89.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com