TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS

Por:   •  25/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.319 Palavras (10 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE CAPIXABA DA SERRA – MULTIVIX

DISCIPLICA: QUÍMICA GERAL

CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA

PROFESSOR: ROGÉRIO GONÇALVES SARMENTO JUNIOR

        

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA Nº 03: FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS

DIEGO DE CARLI SCAQUETTI

FILIPE SOUZA LUIZ

HOSANA BRAGA

LEANDRO PEREIRA BATISTA

LUAN ALVES DA SILVA

WAGNER JOSÉ DOS SANTOS

SERRA /ES

2022

SUMÁRIO

1.        Introdução        3

2.        Objetivo        3

3.        Materiais e reagentes        3

4.        Procedimento experimental        4

5.        Análise e discussão dos resultados        4

6.        Conclusões        5

7.        Anexos        5

8.        Referências bibliográficas        5


  1. Introdução

Fenômeno é tudo aquilo que acontece, tudo que ocorre é um fenômeno e essa ocorrência pode estar relacionada a dois fenômenos diferentes, fenômenos físicos e fenômenos químicos.

Fenômenos físicos são aqueles onde não ocorrem a alteração das estruturas das substâncias que formam aquela mistura. Esses fenômenos podem ser considerados quando ocorrerem alterações de mudanças de estados das substancias, sendo elas: Fusão (sólido para líquido), solidificação (líquido para sólido), vaporização (líquido para gasosos), condensação (gasoso para líquido) e a sublimação (passagem sólido para gás). Como exemplo pode-se citar a transformação da água em gelo, que ao se tornar sólido, a água não perde sua composição química original, ocorrendo apenas uma mudança em seu estado físico.         Outro exemplo é a dissolução da água dentro de um copo cheio de água, onde não há alteração das composições da água ou do açúcar

Fenômenos químicos são aqueles onde ocorrem a alteração na estrutura das substâncias misturadas. São evidências desta alteração, quando se realiza a mistura dos elementos: liberação de gás; formação de um sólido, líquido e/ou gás; mudança de cor dos elementos e mudança de temperatura. Esses elementos são chamados Reagentes e a substância final gerada com essa mistura Produto. Como exemplo pode-se citar a combustão de um palito de fósforo que ao ser aquecido reage com o ar e forma cinzas e fumaça, elementos totalmente diferentes dos iniciais.

  1. Objetivo

Este relatório tem como objetivo, demonstrar as os resultados dos experimentos realizados durante a aula prática no laboratório de química que trata dos fenômenos físicos e químicos de substância.

Com essas substâncias foi possível identificar in loco essas diferenças.        

  1. Materiais e reagentes

Para realização destes experimentos foram utilizadas as seguintes substâncias e materiais:

  • Bico de Bunsen;
  • Tubos de ensaio;
  • Estante para tubos;
  • Pinça de madeira;
  • Chumbo (Pb);
  • Zinco (Zn);
  • Sacarose (C12H22O11) Cloreto de Sódio (NaCl);
  • Ácido clorídrico 1M (HCl);
  • Sulfato de sódio (Na2SO4);
  • Cloreto de Bário (BaCl2);
  • Cloreto de ferro III (FeCl3);
  • Tiocianato de amônio (NH4SCN).

  1. Procedimento experimental

O experimento foi dividido em 4 fases, onde foi possível verificar cada fenômeno característico das reações químicas e físicas.

A – Aquecimento

        Neste experimento foi aquecida, utilizando uma chama do bico de Bunsen, uma pequena porção de sacarose em um tubo de ensaio até chegar na sua carbonização e deixado esfriar para observar o elemento gerado.

B – Dissolução

Neste experimento foram feitas análises em 2 diferentes misturas, sendo elas: Cloreto de Sódio + Água e Zinco + Ácido Clorídrico.

Mistura 01 – Foi colocado em um tudo de ensaio uma pequena quantidade cloreto de sódio e água destilada suficiente para realizar a dissolução do sódio e essa solução foi aquecida em uma chama do bico de Bunsen até que o sal retorne ao estado sólido.

Mistura 02 – Foi colocado em um tudo de ensaio um pequeno pedaço de zinco, acrescentado a esse tubo 2 ml de ácido clorídrico e aguardado até que não se notasse mais a presença de zinco. Após isso, o tubo foi aquecido até evaporar todo ácido clorídrico e observado o resultado.

C – Precipitação  

Para esse procedimento foi realizada a mistura de 1ml de solução de sulfato de sódio e 1ml de cloreto de bário em um tudo de ensaio, realizada a agitação do mesmo e o tubo colocado na estante para deixar o material precipitar e observado o resultado.

D – Coloração

No procedimento de coloração foram utilizadas 2 substâncias reagentes: Cloreto de ferro III e tiocianato de amônio. Foram utilizados 1ml de cada substância e ambas foram colocadas em um mesmo tudo de ensaio, realizado a agitação do mesmo e observado o resultado.

  1. Análise e discussão dos resultados

Procedimento Experimental – Aquecimento

Neste procedimento foi possível observar a mudança de coloração da sacarose e a solidificação após o aquecimento. Antes do aquecimento a sacarose estava granulada e após, ficou como um único pedaço. Também foi possível observar que em um momento do aquecimento a substância esteve em estado líquido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com