TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: PRODUÇÃO DE CAPSULAS 1

Por:   •  3/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 7

URI-UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES[pic 1]

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CÂMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN

CURSO DE FARMÁCIA

DISCIPLINA DE FARMACOTÉCNICA MAGISTRAL E INDUSTRIAL V

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

PRODUÇÃO DE CAPSULAS 1

Frederico Westphalen, maio, 2014.

1 INTRODUÇÃO

Cápsulas são formas farmacêuticas sólidas no qual o princípio ativo e os excipientes estão em um invólucro de diferentes tamanhos, que conforme a composição pode ser rígido ou mole. Os invólucros podem ser de diferentes materiais, comumente são formadas de gelatinas, mas também são encontrados de amido, celulose, polissacarídeo entre outros.

 

1.1 Cápsula dura

 

As cápsulas duras são formadas por dois invólucros que são duas seções cilíndricas pré-fabricadas, sendo o corpo e tampa com as extremidades arredondadas, que se encaixam, geralmente de gelatina, mas podem ser de outros materiais. O preenchimento das cápsulas duras são com princípios ativos e excipientes na forma sólida. Durante a manipulação, o corpo e a tampa são separados, o corpo é preenchido com o pó e, então, a tampa é recolocada.

 

1.2 Cápsula mole

 

As cápsulas moles são constituídas por um invólucro de gelatina, de vários formatos, mais maleável do que o das cápsulas duras, o seu conteúdo é preenchido por conteúdos líquidos ou semissólidos, mas podem ser preenchidas também com pós e outros sólidos secos.

 

1.3 Uso da cápsula dura

 

As cápsulas de gelatina dura são as formas farmacêuticas mais preparadas em farmácias de manipulação, e uma das formas de medicamentos de maior frequência nas administrações orais. O uso das cápsulas de gelatina duras apresentam diversas vantagens para o paciente e para o preparo, conforme tabela 01.

Paciente

Preparo

Fácil transporte;

Por utilizar poucos adjuvantes, apresentam poucos problemas de formulação;

Facilidade de administração oral;

Proporciona boa disponibilidade do princípio ativo, em relação a outras formas farmacêuticas sólidas;

Proteção do fármaco, princípio ativo evitando contaminação;

Permite mistura de pós, granulados, pellets, líquidos anidros, massas semissólidas e mesmo de outras formas farmacêuticas de menor volume;

Mascaramento de sabor desagradável;

Possibilita a preparação de cápsulas com liberação entérica e liberação lenta.

Identificação do medicamento facilitada pela distinção das cápsulas por cores diferentes.

TABELA 01: VANTAGENS DAS CÁPSULAS GELATINOSAS DURAS.

 

Há diferentes tamanhos disponíveis paras as cápsulas duras e de acordo com o volume

desejado os invólucros são escolhidos. O volume do princípio ativo utilizado depende de sua densidade e compressibilidade. Os tamanhos dos invólucros podem variar de acordo com a tabela 02.

 

Nº da cápsula

000

00

0

1

2

3

4

5

Volume (mL)

1,40

0,95

0,68

0,50

0,37

0,30

0,21

0,13

TABELA 02: VOLUME DAS CÁPSULAS DURAS.

Para evitar que as cápsulas gelatinosas duras apresentem aspecto quebradiço, excesso de dureza e dificuldade de manipulação, alterando até mesmo a dissolução e biodisponibilidade do medicamento, os invólucros devem apresentar certa porcentagem de água, usualmente 10 a 15%. O uso de porcentagens de água superiores a essas sugeridas pode promover o amolecimento dos invólucros e a adesão das cápsulas. Recomenda-se que os invólucros sejam armazenados em recipientes que proporcionem uma umidade relativa constante e adequada, bem como que as cápsulas fornecidas pela indústria em caixas de papelão devem ser transferidas para frascos de vidro âmbar ou outro recipiente hermético. 

1.4 Substância ativa usada na prática de produção de cápsulas 01 – maleato de enalapril

        

1.4.1 Grupo farmacoterapêutico

        O maleato de enalapril pertence à classe terapêutica dos anti-hipertensivos.

1.4.2 Ações farmacológicas

        É um medicamento que pertence ao grupo de fármacos denominado inibidor da enzima conversora de angiotensina (inibidores da ECA). Age dilatando os vasos sanguíneos para ajudar o coração a bombear sangue com mais facilidade para todas as partes do corpo. Essa ação ajuda a diminuir a pressão alta. Em muitos pacientes com insuficiência cardíaca irá ajudar o coração a funcionar melhor.

1.4.3 Reações adversas

Os efeitos adversos mais frequentes são tontura, cefaléia, cansaço e fraqueza. Outros efeitos adversos que ocorreram com menos frequência são sensação de aturdimento (pela queda brusca da pressão arterial, que pode ocorrer quando você se levantar rapidamente), fraqueza, náuseas, diarréia, cãibras musculares, erupções cutâneas e tosse. 

1.4.4 Armazenagem

Mantenha a embalagem bem fechada, em lugar fresco, protegida da luz e da umidade, pois, o maleato de enalapril é um produto sensível à umidade e manuseio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com