TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: SÍNTESE E ISOMERIZAÇÃO

Por:   •  23/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.598 Palavras (11 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 11

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS- IFAM

DEPARTAMENTO DE ENSINO DE SUPERIOR

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: SÍNTESE E ISOMERIZAÇÃO DO [Co(NH3)5ONO]Cl2

Manaus-AM

2015

ALAN

BRUNO RAPHAEL LEITÃO

DIMAS MELO

JESSICA MARQUES

MALENA

SABRINA GOUVEA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: SÍNTESE E ISOMERIZAÇÃO DO [Co(NH3)5ONO]Cl2

Trabalho apresentado para a obtenção de nota parcial na disciplina de Química Inorgânica II, solicitado pelo professor João Batista.

Manaus-AM

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..................................................................................

04

OBJETIVO .........................................................................................

09

MATERIAL E MÉTODOS ...............................................................

10

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL ........................................

11

RESULTADOS E DISCUSSÃO .......................................................

12

CONCLUSÃO ....................................................................................

13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  ............................................

14

INTRODUÇÃO

O cobalto (do alemão Kobold, duende, demônio das minas) é um elemento químico, símbolo Co, número atômico 27 (27 prótons e 27 elétrons) e massa atômica 59 uma (unidade de massa atômica), encontrado em temperatura ambiente no estado sólido (SITE 1).

O cobalto é um metal duro, ferromagnético, de coloração branca azulada. Sua temperatura de Curie é de 1388 K. Normalmente é encontrado junto com o níquel, e ambos fazem parte dos meteoritos de ferro. É um elemento químico essencial para os mamíferos em pequenas quantidades. O Co-60, um radioisótopo, é um importante traçador e agente no tratamento do câncer. O cobalto metálico é normalmente constituído de duas formas alotrópicas com estruturas cristalinas diferentes: hexagonal e cúbica centrada nas faces, sendo a temperatura de transição entre ambas de 722 K. (SITE 1)

Na maioria desses minerais, o cobalto ocorre associado a outros elementos metálicos, tais como níquel, cobre, chumbo, ferro e prata e uma das características deste metal é formar complexos. Quimicamente apresenta os estados de oxidação I, II, III, IV, V e VI, entretanto os estados de oxidação mais comuns são +2 e +3. O estado +2 também é conhecido como cobaltoso, e o + 3 cobáltico. (MOURA; et al., 2006).

No estado mais +2 ele forma sais simples estáveis e no estado +3 forma sais complexos estáveis. Seus sais são coloridos e os cobaltosos são de cor avermelhado ou azul, dependendo do grau de hidratação e de outros fatores. Os íons complexos de cobalto apresenta uma grande variedade de cor. Um exemplo é o cátion [Co(H2O)6]2+ que é estável em solução, no entanto, a adição de outros ligantes facilita aoxidação a Co3+ .Por outro lado, o íon [Co(H2O)6]3+ é um forte oxidante e pode ser reduzido a Co2+. Todavia existem ligantes capazes de estabilizar o estado de oxidação 3+ em solução aquosa, nesta categoria destacam-se ligantes contendo átomos de nitrogênio (AYALA, et al.,2003).

Historicamente, compostos de cobalto têm sido usados como pigmentos de vidros e cerâmicas. Existem registros de cerâmicas egípcias datadas em torno de 2600 A.C. e vidros iranianos em torno de 2200 A.C. que continham pigmentos à base de cobalto. Porém este elemento foi isolado somente em 1780, por T. O. Bergman. (LEE, 1999)

O cloreto de nitropentaaminocobalto(III) [Co(NH3)5(NO2)]Cl2 tem recebido especial atenção da comunidade científica pela sua capacidade na supressão da divisão celular. Em especial, este complexo tem sido empregado na inibição do crescimento de células tumorais e no controle de alguns tipos de bactérias, como por exemplo, a E. coli. O [Co(NH3)5(NO2)]Cl2 apresenta um isômero estrutural no qual o átomo de oxigênio do grupo NO2 é que está ligado ao cobalto (III), o qual é denominado de cloreto de nitritopentaaminocobalto (III), [Co(NH3)5ONO]Cl2. Este isômero é bem mais difícil de ser isolado e em temperatura ambiente ele se converte em [Co(NH3)5(NO2)]Cl2. (CHANG et al., 2010).

A coordenação do ligante NO2 em metais de transição da primeira e segunda serie da tabela periódica é objeto de pesquisa em química inorgânica. Elas são voltadas tanto para um entendimento da parte estrutural como dos mecanismos de reação. A isomerização nitrito-nitro é um tipo de isomeria de ligação que ocorre em complexos de Co3+. Podem ser obtidos tanto por síntese ou por interconverção de acordo com a influência de alguns fatores como temperatura e radiação. Nos complexos [Co(NH3)5NO2]2+ e [Co(NH3)5ONO]2+ o íon NO2 - coordena-se de duas formas diferentes ao centro metálico, sendo no primeiro caso pelo átomo de nitrogênio e no segundo pelo átomo de oxigênio (CIOFINI, ADAMO, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (405.6 Kb)   docx (481.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com