TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PRÁTICA EXPERIMENTAL (CONSTRUÇÃO DE UM DENSÍMETRO)

Por:   •  31/8/2016  •  Seminário  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  1.371 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE PRÁTICA EXPERIMENTAL

(CONSTRUÇÃO DE UM DENSÍMETRO)

MOSSORÓ – RN

AGOSTO/2015

RELATÓRIO DE PRÁTICA EXPERIMENTAL

(CONSTRUÇÃO DE UM DENSÍMETRO)

Relatório apresentado pelos componentes da turma do 2º ano “B”, a partir da disciplina de Ciências Aplicadas à professora Ravana Rany.

MOSSORÓ – RN

AGOSTO/2015

SUMÁRIO

  1. Introdução        4
  1. Objetivo        4
  1. Metodologia        5
  2. Resultados e Discussão        5
  3. Considerações Finais        6
  4. Referências Bibliográficas        7

  1. INTRODUÇÃO

A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume, por exemplo, o mercúrio possui maior densidade do que o leite, isso significa que num dado volume de mercúrio há mais matéria que em uma mesma quantidade de leite.

A matéria tem duas características fundamentais: possui massa e ocupa lugar no espaço. “Ocupar lugar no espaço" é sinônimo de "tem volume". Assim, massa e volume são coisas que tudo que é material tem.

A relação entre a massa e o volume de um corpo qualquer recebe o nome de densidade, sendo matematicamente representada por:

Densidade = massa / volume

Tudo que é material possui densidade, não importando se é uma substância simples ou uma mistura, independentemente de seu estado físico. Uma gota de água pura, uma gota de água salgada ou mesmo o vapor da água ou um cubo de gelo possuem densidade, embora em cada uma das situações exemplificadas o valor dessa densidade varie.

A densidade auxilia na caracterização de determinada substância. Densidade se define pelo quanto de massa existe dentro de um determinado volume, um grama corresponde a um centímetro cúbico (g/cm3).

  1. OBJETIVO

O objetivo deste projeto seria o desenvolvimento do densímetro para melhor compreensão da densidade das substâncias. Exemplificar em a utilização do densímetro em substâncias que são utilizadas no dia-a-dia.

Assim como coletar as diferentes densidades e compara-las, tendo a compreensão de o que é mais denso e o porquê de o nosso instrumento de medição afundar ou não em determinado material.

  1. METODOLOGIA

Para que o projeto fosse realizado, foi necessário a utilização de canudos, goma de mascar, copos transparentes, areia e alguns outros materiais, como água, álcool, vinagre, leite, óleo, areia, sal e açúcar.

O canudo foi cortado em quinze centímetros, e uma marcação foi feita, com um espaço de meio centímetro entre cada uma delas. Um pedaço de goma de mascar foi colocado em uma das pontas do canudo e areia foi colocada dentro, ambos para dar suporte e permitir o equilíbrio dele no liquido.

Seis copos de vidro, transparentes, foram cheios com água com açúcar, água com sal, álcool, óleo, vinagre e leite e a medição foi feita. Os resultados dessas medições foram comparados aos da água, uma vez que esta foi usada como base.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (748.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com