TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PRÁTICA: RECRISTALIZAÇÃO COM UM ÚNICO SOLVENTE

Por:   •  22/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

Química Orgânica I - QM131 -2019/2 - Prof.:Renata Rianelli [pic 1]

RELATÓRIO DE PRÁTICA: RECRISTALIZAÇÃO COM UM ÚNICO SOLVENTE

Grupo: Gabriel Gonçalves Amaral, João Marcelo Silva de Oliveira, Pedro Felipe

  1. INTRODUÇÃO

A recristalização consiste da dissolução de uma substância sólida num solvente, a quente, e depois, por resfriamento, obtém-se novamente o estado cristalino mais puro. O tamanho desses Cristais varia de acordo com a velocidade de resfriamento, isto é, quanto mais lenta, mais eficiente será a recristalização.[pic 2]

  1. OBJETIVO

Determinar pontos de ebulição de substâncias usando o método do tubo capilar e termômetro capilar para ponto de fusão. Além de realizar e controlar aquecimento usando banho de glicerina. Ocorreu a prática semelhante com dois béqueres de 250ml um com apenas água e outro com água e gelo, a fim de determinar o ponto de fusão e ebulição da água.

3)  METODOLOGIA

3.1) Ponto de fusão da água

1. Utilizando um bécher de 250ml, enchemos ele com água e gelo.

2. Utilizando um termômetro para medir o ponto de fusão da água

3.2) Ponto de ebulição da água 1.Utilizando um tripé, uma tela de amianto e um bico de Bunsen montamos um sistema de aquecimento. 2.com um bécher de 250ml de capacidade, o enchemos de água. 3. utilizando o sistema de aquecimento citado acima aquecemos o bécher com água para medir seu ponto de ebulição.

3.3) Ponto de ebulição do acetato de etila 

1 - Com a garra que está presa ao suporte, prendemos o tubo de Thiele com substância.

2 - Fechamos as extremidades dos capilares com a chama do bico de Bunsen.

3 - Adicionamos a amostra ao microtubo.

4 - O capilar foi colocado (com a extremidade selada para cima) no microtubo e por capilaridade a amostra sobe até um determinado nível do capilar.

5 - Prendemos o microtubo ao termômetro com uma borracha. O fundo do microtubo foi colocado no mesmo nível do bulbo do termômetro.

6 - Prendemos o termômetro em uma segunda garra com o auxílio de um barbante.

7 - Colocamos o termômetro com o microtubo preso dentro do tubo de Thiele com óleo. Tomando cuidado para não deixar a borracha imersa no óleo, para que ela não derreta com o aquecimento do óleo.

8 - Aquecemos o óleo do tubo de Thiele com o auxílio do bico de Bunsen até observar a saída da primeira bolha e depois da saída de um rosário de bolhas rápido e contínuo.

9 - Anotamos os dois pontos criando assim uma faixa de ponto de ebulição. Onde o ponto em que o rosário de bolhas começa a ser contínuo será o nosso ponto de ebulição.

10 - Repetimos o experimento duas vezes para maior

4) RESULTADOS & DISCUSSÃO

Na filtração à quente foi possível observar um pouco da cristalização da amostra no filtro. Isso ocorreu devido a demora para colocar a amostra que continha o carvão ativo. Durante o resfriamento do filtrado gerou-se bastante cristalizado. Após a amostra ter se resfriado e sido utilizada na filtração à vácuo, pudemos retirar uma boa porção de cristalizado e guardar para a utilização em outra prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com