TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE QUÍMICA EXPERIMENTAL: ÁCIDOS E BASES

Por:   •  27/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.360 Palavras (10 Páginas)  •  1.130 Visualizações

Página 1 de 10

4º RELATÓRIO DE QUÍMICA EXPERIMENTAL: ÁCIDOS E BASES

[pic 1]

Belém, 2017

1. INTRODUÇÃO

O quarto experimento de química para a turma de engenharia de produção da UEPA teve como tema: “Ácidos e bases”, primeiramente é necessário entender que o conceito de ácidos e bases pode ser aplicado para além do meio aquoso e também para substâncias que não contém hidrogênio. Portanto, vamos utilizar o conceito de Bronsted que define ácido como uma substância capaz de doar um próton (um íon hidrogênio, H+) a uma substância. Base é definida como uma substância capaz de aceitar um próton de um ácido.

Algumas características dos ácidos, conforme Nóbrega (2005, p. 212), são: “sabor azedo, reagir com metais, alterar de maneira específica a cor de determinadas substâncias conhecidas como indicadores ácido-base (o papel tornassol azul, por exemplo, torna-se vermelho nessas soluções)”, enquanto as bases “têm gosto amargo ou cáustico, são escorregadias e untuosas ao tato, alteram, também de maneira específica, a cor dos indicadores ácido-base (por exemplo, tornam azul o tornassol)”. (NÓBREGA, 2005 p. 216). Além disso, um ácido ou uma base poderão ser classificados em fortes, moderados ou fracos, dependendo da quantidade de íons H+ ou OH- produzidos da dissolução em água.

Por sua vez, Nóbrega (2005, p. 218) define os indicadores ácido-base como “determinadas substâncias que possuem a propriedade de mudar de cor na presença de uma solução ácida ou básica”. Logo, quando se adiciona algumas gotas de determinado indicador em uma solução, pode-se verificar a sua acidez ou basicidade, dependendo da cor adquirida se classifica a solução como ácida ou básica.

Por fim, de acordo com Nóbrega (2005, p. 225) “óxidos são compostos binários em que o oxigênio é o elemento mais eletronegativo.”, quando óxidos reagem com água, formam bases, é o exemplo do óxido de cálcio, formado por óxido básico+ácido  sal+água, por isso, a síntese do hidróxido de cálcio Ca(OH2) ocorre pela reação da água com óxido de cálcio (CaO).

Portanto, o objetivo geral do experimento foi verificar as características dos ácidos e bases e a identificação dos mesmos e observar e compreender a síntese e aplicação do hidróxido de cálcio, além disso, se objetivou o correto manuseio dos indicadores ácido-base mais comuns, como fenoftaleína e alaranjado de metila.

2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

I) MATERIAL

  • Bastão de vidro
  • Béqueres
  • Funil
  • Papel de filtro
  • Tubos de ensaio
  • Reagentes:

Ácido acético (CH3COOH)

Ácido clorídrico (HCL)

Ácido Nítrico (HNO3)

Ácido sulfúrico (H2SO4)

Hidróxido de amônio (NH4OH)

Hidróxido de sódio (NaOH)

II) MÉTODOS

Síntese e aplicação do hidróxido de cálcio

Inicialmente foi colocado na ponta de uma espátula uma quantidade de óxido de cálcio em um Béquer de 100 ml. Em seguida acrescentou 40 ml de água destilada, após isso, a mistura foi agitada e em seguida filtrada de acordo com os padrões da filtração gravitacional, a qual já foi vista anteriormente.

Indicador de ácido-base

Organizou-se e numeraram-se seis tubos de ensaio. Em seguida, adicionou-se 4 ml de cada reagente, de acordo com a ordem disposta:

  1. NaOH
  2. HNO3
  3. CH3COOH
  4. NH4OH
  5. H2SO4
  6. NaOH

Depois, foram adicionadas 3 gotas de fenolftaleína aos tubos 5 e 6, 3 gotas de alaranjado de metila aos tubos 3 e 4. Em  seguida, colocou-se um pedaço do papel de tornassol nos tubos 1 e 2.

Força dos ácidos

Inicialmente, foram colocados 5 ml dos seguintes ácidos em alguns tubos de ensaio: HCL, H2SO4 e CH3COOH. Após esse procedimento, adicionou-se 1 pedaço de magnésio à cada tubo e cronômetrou-se o tempo de reação, a qual o magnésio é totalmente dissolvido pelos ácidos.

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES

O experimento teve como objetivo verificar as propriedades funcionais de ácidos e bases em três processos distintos.

  1. Indicador ácido base

Primeiramente, é importante elucidar teoricamente que os indicadores ácidos base são substâncias naturais ou sintéticas que tem propriedade de mudarem de cor em função do ph do meio. Tendo em vista que, o ph é o potencial hidrogeniônico, ou seja, refere-se à concentração de íons [H+] em uma solução. Assim, quando maior a quantidade desses íons, mais ácida é a solução.

Os indicadores apresentam distintas cores quando em meio ácido ou básico.

Segue a tabela abaixo com o resultado dos indicadores com diferentes substâncias.

Tubos

Solução

Indicador

Coloração

1

NaOH

(Hidroxido de Sódio)

Papel de Tornassol

Azul

2

HNO3

(Ácido Nitrico)

Papel de Tornassol

Vermelho

3

CH3COOH

(Ácido Etanóico)

Alaranjado de metila

Vermelho

4

NH4OH

(Hidroxido de Amonio)

Alaranjado de metila

Laranja

5

H2SO4

(Ácido Sulfúrico)

Fenolftaleína

Incolor

6

NaOH

(Hidroxido de Sódio)

Fenolftaleína

Rosa

Tubo 1:

O papel de tornassol é um indicador extraído de liquens, utilizado quando simplesmente se quer verificar se a solução é ácida ou básica. Sendo que, torna-se vermelho em condições de baixo ph, ácidas, e azul em condições de alto ph, básicas.  A mudança de cor ocorre para variações no ph de 4,5 a 8,3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (226.2 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com