TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE QUÍMICA Neutralização ácido - base

Por:   •  29/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

 ENGENHARIA CIVIL

xxx

RELATÓRIO DE QUÍMICA

Neutralização ácido - base

Campo Grande – MS

2018

Sumário

1.        Introdução        1

2.        Objetivo        1

3.        Materiais e métodos        2

4.        Parte experimental        3

5.        Conclusão        5

6.        Referencias bibliográficas        6


  1. Introdução

Quando os cientistas precisam determinar a concentração em mol/L (em quantidade de matéria) de alguma solução, costuma-se usar uma técnica de análise volumétrica denominada titulação, ou mais especificadamente, titulação ácido-base.

Esse método é feito colocando-se para reagir uma solução a qual se sabe a concentração, que é denominada de titulante, com a solução a qual não se sabe a concentração, que é denominada de titulado. Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido.

A reação que ocorre entre um ácido e uma base é denominada neutralização, pois o pH costuma ficar neutro ou próximo disso, o que equivale a um pH igual a 7. Segundo a teoria de Arrhenius, o ácido libera em meio aquoso como único cátion o hidrogênio (H+), enquanto a base libera como único ânion a hidroxila (OH-); portanto, quando colocados para reagir, o H+ do ácido reage com o OH- da base e esses íons neutralizam-se, formando a água que possui pH 7 (meio neutro, se a neutralização for total).

Além disso, o cátion da base reage com o ânion do ácido, formando um sal, por isso, esse tipo de reação é também chamado de reação de salificação.  É preciso saber equacionar esse tipo de reação para os cálculos usados na titulação, conforme será mostrado mais adiante.

Com a adição de um indicador ácido-base, observa-se quando a reação se completa, atingindo o ponto de equivalência ou ponto de viragem. É possível saber quando isso ocorre e parar a reação, porque a cor da solução sofre uma mudança brusca na presença de um indicador ácido-base, em virtude da variação do pH.

  1. Objetivo

Sabe-se que o prese nte estudo teve como objet ivo calcular a concentração de ácido clorídrico através de uma solução de hidróxido de sód io por volumetria de neutralização.

  1. Materiais e métodos

  • Bureta;
  • Suporte universal;
  • Béquer;
  • Erlenmeyer;
  • Pipeta volumétrica;
  • Pipeta de Pasteur;
  • Pêra;
  • Pisseta.

Os reagentes utilizados foram:

  • Ácido clorídrico (HCl);
  • Água destilada;
  • Fenolftaleína(C20H14O4);
  • Hidróxido de sódio (NaOH).

  1. Parte experimental

  1. Com o auxílio de uma pipeta e uma pêra, transfere-se um volume de 10 ml do ácido cloridrico (titulado) para um erlenmeyer;
  2. Adicionam-se 2 gotas de fenolftaleína (indicador ácido-base) ao titulado e cerca de 5 ml de água destilada da pisseta;
  3. Completa-se o volume de uma bureta (10ml) com a base (hidróxido de sódio);
  4. Inicia-se a reação abrindo vagarosamente a torneira da bureta para que, gota a gota, o titulante (base) caia sobre o titulado (ácido). Enquanto uma das mãos permanece sobre a torneira (para que, se for preciso, ela seja fechada imediatamente), a outra mão fica agitando o erlenmeyer para que a reação ocorra em toda a extensão da solução que está sendo titulada;
  5. Quando a cor do titulado muda bruscamente, fecha-se a torneira da bureta, pois a reação se completou. Como o indicador usado foi a fenolftaleína e o titulado era inicialmente uma solução de ácido clorídrico (HCl), a solução com o indicador estava incolor. Mas, no ponto de viragem, a solução passa para a cor rosa.
  6. Lemos o volume de titulante (6,4 ml) que foi necessário para neutralizar o titulado, equacionar a reação que ocorreu e, com os outros dados em mãos, fazer as contas para descobrir a concentração do titulado.  
  7. Foi feito a duplicata e a leitura do titulante foi de 6,30 mL.
  • Cálculos para determinar a concentração do titulado:

No experimento colocamos 10 mL do titulado, sendo uma solução de HCl de concentração desconhecida no erlenmeyer, e usamos como titulante uma solução básica de NaOH, com concentração conhecida de 0,1 mol/L. Ao final da titulação, lemos na bureta que o volume gasto da solução de NaOH foi de 6,4 mL (primeiro experimento) e 6,30 mL (segundo experimento).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (229.7 Kb)   docx (575.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com