TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA SÍNTESE DO ÁCIDO SALICÍLICO (OBTENÇÃO DE ESTÉR)

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  1.276 Visualizações

Página 1 de 4

FATEC – FACULDADE DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA

SÍNTESE DO ÁCIDO SALICÍLICO (OBTENÇÃO DE ESTÉR)

        

ÍCARO BATISTA CARDOSO

JESSICA MEDEIROS

MARCELO MOREIRA JR.

RODRIGO LIEUTHIER

TÚLIO RUIZ

VINÍCIUS DINIZ

PRAIA GRANDE

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1. MATERIAIS E MÉTODOS        

1.1 MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS        

1.2 MÉTODOS        

2. EQUAÇÃO QUÍMICA        

3. IMPORTÂNCIA / APLICAÇÃO DO ÉSTER SALICILATO DE METILA (GELOL)        6

4. ÁCIDO SULFURICO, ÁGUA DESTILADA E BICARBONATO DE SÓDIO        7

4.1 QUAL A FINALIDADE DO H2SO4        7

4.2 POR QUE ADICIONAR ÁGUA DESTILADA E BICARBONATO DE SÓDIO        7

5. QUAL O TIPO DE REAÇÃO        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO        10


INTRODUÇÃO

Os Ésteres são compostos amplamente distribuídos na natureza. Os ésteres simples tendem a ter um odor agradável, estando geralmente associados com as propriedades organolépticas (aroma e sabor) de frutos e flores. Em muitos casos, os aromas e fragrâncias de flores e frutos devem-se a uma mistura complexa de substâncias, onde há a predominância de um único éster.

Os químicos combinam compostos naturais e sintéticos para preparar aromatizantes. Estes reproduzem aromas naturais de frutas, flores e temperos. Geralmente estes flavorizantes contêm ésteres na sua composição, que contribuem para seus aromas característicos.
O Salicilato de metila, composto químico de fórmula C8H8O3 também conhecido como éster metílico do ácido salicílico, ou óleo de gaultéria, óleo de bétula, metil-2-hidroxibenzoato, é um produto natural de muitas espécies de plantas. Algumas destas plantas que o produzem são chamadas gaultérias ou bétulas, vindo daí seus nomes comuns. 

O Salicilato de metila é um analgésico aplicado na pele, tem ação irritante e rubefaciente, além das ações analgésicas e anti-inflamatórias característica dos salicilatos. São amplamente utilizados no alívio de dores musculares, dores reumáticas, mialgia e torcicolo. Usado em perfumaria, sabor de doces e medicamentos. Em medicamentos é usado por via tópica em casos de dores articulares e musculares.

Industrialmente, a reação de esterificação de Fischer é um dos principais métodos para a síntese dos ésteres. Por estarem presentes na composição dos flavorizantes, os ésteres são compostos de destaque na indústria alimentícia. Nas indústrias que trabalham com aromas a esterificação de Fischer também é muito importante na síntese de ésteres de baixa massa molar, os quais podem ser facilmente caracterizados por possuírem aromas de frutas.

Em 1895, Fischer e Speier constataram que era possível a obtenção de ésteres através do aquecimento de um ácido carboxílico e um álcool na presença de catalisador ácido. Esta reação ficou conhecida como esterificação de Fischer, sendo um dos principais métodos utilizados na produção de ésteres. Observe:

[pic 1]


1. MATERIAIS E MÉTODOS

1.1 MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS

• Pipetas
• Tubo de ensaio

• Espátula

• Banho Maria

• Béquers

• Ácido Salicílico

• Metanol

• Ácido Sulfúrico

• Bicarbonato de Sódio

• Água Destilada

1.2 MÉTODOS

Pesou-se em uma balança devidamente tarada 0,5g de ácido salicílico. Depois transferiu-se para um tubo de ensaio junto com 1,5 ml de metanol e misturou-se.

Cautelosamente foi adicionado 5 gotas de ácido sulfúrico ao sistema, em seguida deixou-se o sistema em aquecimento no banho maria por 5 minutos. Posteriormente o período de aquecimento, retirou-se e esperou-se até que o sistema atingisse a temperatura ambiente. Adicionaram-se 10 gotas de água destilada e colocadas porções de bicabornato de sódio para o desprendimento do gás cessar.


2. EQUAÇÃO QUÍMICA

  1. IMPORTÂNCIA / APLICAÇÃO DO ÉSTER SALICILATO DE METILA (GELOL)

Usado em perfumaria, sabor de doces e medicamentos. Em medicamentos é usado por via tópica em casos de dores articulares e musculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com