TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO GRUPO 16

Por:   •  13/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.962 Palavras (8 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

CURSO: QUÍMICA LICENCIATURA

DISCIPLINA: QUÍMICA INORGANICA

PROFESSOR: JUAN PABLO

PRÁTICA 7: Grupo 16

Thiago Lucas Rocha

Doménico Lopes

Robson Santos

Maceió-AL, 06 de Novembro de 2015

INTRODUÇÃO

O grupo 16 ou VIA é composto pelos elementos: oxigênio (O), enxofre (S), selênio (Se), telúrio (Te) e o polônio (Po) que é um elemento radioativo. Seguindo a tendência de elétrons de Valência igual ao numero da família, os elementos deste grupo possuem 6 elétrons de Valencia, apresentando portanto a característica de receber elétrons. Com exceção do oxigênio, os outros elementos são sólidos e apresentam características metálicas a proporção que descermos no grupo.

A configuração eletrônica ns2np4 do grupo sugere um número de oxidação Maximo de +6 para o grupo. O oxigênio nunca atinge este estado de oxidação Maximo, embora os outros elementos o façam em algumas circunstancias. A configuração eletrônica também sugere que a estabilidade pode ser alcançada com um numero de oxidação de –2, o que é muitíssimo comum para o oxigênio. O aspecto mais marcante do enxofre é que ele forma compostos estáveis com números de oxidação entre –2 e +6.

O oxigênio é um gás incolor, inodoro e reativo sendo facilmente disponível como O2 a partir da atmosfera. Visto que 21% em massa da atmosfera é constituída de oxigênio, ele também é o elemento mais abundante da crosta da terra com 46% em massa. O enxofre por sua vez é obtido na forma elementar de depósitos subterrâneos e sua forma mais estável é a molécula cíclica S8. Diferentemente do oxigênio, o enxofre e todos os membros mais pesados do grupo tende a formar ligações simples com ele próprio.

Os elementos quimicamente macios selênio e telúrio ocorrem no minérios de sulfetos metálicos e sua principal fonte é o refino eletrolítico do cobre. Um sinal de envenenamento por selênio é um hálito com cheiro de alho, devido ao selênio metilado. No caso do telúrio e do polônio, eles são altamente tóxicos. Neste relatório, serão estudados os elementos do grupo 16, principalmente como o oxigênio e com o enxofre.

Materiais e métodos

. Acido Sulfúrico

. Água deionizada

. Bico de Busen

. Cadinho de porcelana

. Dióxido de Manganês

. Enxofre

. Etanol

. Fita de Magnésio

. Iodeto de Potássio

. Palito de Fósforo

. Papel tornassol

. Permanganato de Potássio

. Peróxido de Hidrogênio

. Tiossulfato de Sódio

. Tubos de Ensaio

Objetivos

Analisar e caracterizar algumas propriedades que fazem parte dos elementos do grupo16. Fazendo também as devidas observações e atribuir equações aos procedimentos que foram solicitados.

Metodologia

I. Colocou-se permanganato de potássio no tubo de ensaio e levou ao bico de busen logo após ascendeu um fósforo e aproveitou-se a brasa para verificar a intensidade na chama que foi provocada pelo oxigênio no ar. A reação sucedeu com segue a equação [I].

2 KMNO4 --> K2MNO4 + MNO2 + O2 [I]

IIi. Aqueceu-se a fita de magnésio no bico de busen formando uma chama luminosa. Em seguida pegou-se o oxido de magnésio. Adicionou-se água destilada e em seguida fenolftaleína deixando a solução rosa indicando o meio basico na solução. Na reação [IIi], é a primeira etapa da reação. Enquanto que na reação [IIi-], é a sequencia da reação.

2Mg(s) + O2(g) 2MgO(s) [IIi]

MgO+H2OMg(OH)2 pH : Basico [IIi-]

IIii. Aqueceu-se o enxofre (S) em um cadinho, em seguida foi colocado um papel tornassol ficando este rosado indicando solução acida.

S+O2 +Δ SO2 +H2OH2SO3+OH pH: Acido [IIii]

2S+3O2+Δ2SO3+H2OH2SO4+OH pH: Acido [IIii-]

III. Em seguida preparou-se dois tubos de ensaio com água destilada, acido sulfúrico e peróxido de hidrogênio. No tubo 1 adicionou-se 1mL de Iodeto de Potassio deixando a solução acastanhada, indicando a presença de iodo.

H2O2 (aq)+ H2SO4(aq)+ 2KI(aq) → I2(s)+ 2H2O(l) + K2SO4(aq) [III]

IIIi. No tubo 2 foi colocado peróxido e permanganato de potássio (rosa) e a solução a descoloriu.

H2O2(aq) + H2SO4(aq) + 2KMnO4(aq) →2 MnO2(s) + 2O2(g) + H2O(l) + K2SO4(aq) [IIIi]

IV. Para a decomposição catalítica do peróxido de Hidrogênio colocou-se1mL de H2O2 em um tubo de ensaio em seguida uma pequena quantidade de oxido de manganês solido. Ocorreu a liberação de oxigênio. Sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (576.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com