TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RElatório quimica geral

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE ZOOTECNIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS
ENGENHARIA DE ALIMENTOS

GABRIEL SALVATTI
PAULO JOSÉ GONÇALO DA SILVA
MARCELA SALVIO OSHIMA
SARAH TOBIAS TRAMBAIOLI

QUÍMICA GERAL :RECONHECIMENTO DE MATERIAIS DE LABORATÓRIO, EXATIDÃO E PRECISÃO

PIRASSUNUNGA – SP

2015

GABRIEL SALVATTI
PAULO JOSÉ GONÇALO DA SILVA
MARCELA SALVIO OSHIMA
SARAH TOBIAS TRAMBAIOLI

QUÍMICA GERAL :RECONHECIMENTO DE MATERIAIS DE LABORATÓRIO, EXATIDÃO E PRECISÃO

Tese sobre atividade experimental apresentada ao curso de Engenharia de Alimentos como requisito obrigatório para a composição da nota na disciplina de Química Geral, ministrada pela professora Dra. Mariza Pires de Melo.

PIRASSUNUNGA  – SP

2015

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Balança semi-analítica        

Figura 2 - Balança analítica        

Figura 3 - Béquer de 250 mL        

Figura 4 - Erlenmeyer de 300 mL        

Figura 5 - Pêra de borracha        

Figura 6 - Pipeta graduada        

Figura 7 – Pipeta volumétrica        

Figura 8 - Pissetas        

Figura 9 - Proveta graduada        

Figura 10 - Termômetro        

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 OBJETIVO        

3  MATERIAIS E METÓDOS        

3.1 Materiais        

3.2 Métodos        

   4 RESULTADOS E DISCUSSÃO.....................................................................

5 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


1 INTRODUÇÃO

Os conceitos de precisão e exatidão diversas vezes são confundidos e sua relação com os materiais de laboratório podem se tornar pontos crucias para o sucesso de experimentos . Considerando assim os valores teóricos de um certo experimento, pode-se, com a combinação certa de procedimentos experimentais, testar e verificar essas características, no caso do experimento das vidrarias comuns nos laboratórios, não só nesses instrumentos como em balanças.

Considerando o valor alvo como resultado desejado do experimento temos que a exatidão definida por JUNIOR (2012) "se refere à dispersão entre medidas repetidas sob as mesmas condições" e a precisão " à proximidade da medida com seu valor alvo", tais definições são indispensáveis para compreender as limitações em relação ao valor alvo, tendo em mente isso, considera-se que para um medida ser precisa não é obrigatoriamente exata.

Com esses conceitos é importante utilizá-los para a preparação de experimentos visando o alcance mais próximo do valor alvo.

Vidrarias carregam grande importância , seja para dissolver substancias, aquecer amostras ou armazenar materiais de laboratório. No experimento realizado foram indispensáveis para a medição de volumes e serviram como ferramentas  para a inserção do liquido (agua destilada) no béquer pesado.

Já a balança analítica serviu para a pesagem precisa tanto das vidrarias quanto do conjunto (liquido + vidraria ).  

Todo o conjunto de instrumentos e conceitos acima citados são indispensáveis para o bom desenvolvimento de atividades laboratoriais e além de familiarizarem a turma com o ambiente tal como o de um laboratório fazendo o reconhecimento dos materiais.

2 OBJETIVO

A prática realizada teve como finalidade a compreensão dos termos denominados precisão e exatidão, através de cálculos relacionando medidas de massas e volumes ,além do reconhecimento de uma nova sala de aula, materiais, métodos básicos e substancias utilizadas no experimento, almejando assim a familiarização dos estudantes com o laboratório e seus materiais e a construção do significado dos termos citados.

3  MATERIAIS E METÓDOS

        O experimento foi realizado em duas etapas, uma primeira de reconhecimento dos diversos materiais do laboratório tal como suas instalações e numa segundo o experimento em si.

3.1  Materiais

Os principais materiais utilizados no experimento foram :

  •  Água destilada: Água em sua forma mais pura, composta apenas de dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio (H2O).

  • Balança: Instrumento para determinação de massa (pesagem). podem ser semi-analítica e analítica (alta precisão). a balança analítica é muito utilizada em laboratório para obter massas com alta precisão de resultados. o que difere uma balança analítica de uma balança semi-analítica é justamente o grau de precisão na hora da pesagem. Uma balança analítica pode pesar com precisão máxima de 0,1 micrograma até 0,1 miligrama, enquanto a balança semi-analítica pesa com precisão até 0,001 gramas.

Figura 1 - Balança semi-analítica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (467.1 Kb)   docx (245.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com