TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações Quimicas

Por:   •  22/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

Fundação Educacional de Ituverava

              Colégio Nossa Senhora do Carmo

                      Curso Técnico em Química

REAÇÕES QUÍMICAS

Relatório de Aula prática apresentado à disciplina Processo Físico Químico II,  sob a responsabilidade da Profª Glaúcia, fazendo parte da aula prática em laboratório.

Autores: Alexander Oliveira

                 Alexandre

                 Pamela

Ituverava,SP 18 de Março de 2015

Sumário

1      Introdução                                                

2      Materiais e Reagentes

3      Procedimentos

4      Resultados

1– Introdução

As reações químicas são transformações que envolvem alterações, quebra ou formação, nas ligações entre partículas (átomos, moléculas ou íons) da matéria, resultando na formação de nova substância com propriedades diferentes da anterior. Algumas evidências da ocorrência de uma reação química são mudanças de cor, formação de uma substância volátil, formação de um gás, evolução de calor ou luz, quando há liberação de calor pode se classificar a reação como exotérmica, e quando há absorção de calor o processo é chamado de endotérmico.A mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes, e podem ser classificadas como homogêneas e heterogêneas.  A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase ou seja ela é monofásica, enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases, essa solução pode apresentar forma de solubilidade diferentes, que é a quantidade máxima de um soluto que pode ser dissolvida em um determinado volume de solvente, a uma dada temperatura, formando um sistema estável, as soluções podem ser classificadas em três tipos de solubilidade que são saturadas, supersaturadas e insaturadas. As soluções saturadas contém uma quantidade de soluto igual à solubilidade a uma certa temperatura, o soluto dissolvido e o não dissolvido estão em equilíbrio dinâmico entre si. Já a solução insaturada contém uma quantidade de soluto inferior à solubilidade, enquanto que as soluções supersaturadas contém uma quantidade de soluto superior a solubilidade, ou seja, tornando-se instável  a mínima perturbação do sistema faz com que o excesso de soluto dissolvido precipite, tornando-se uma solução saturada com presença de corpo de fundo.

Um indicador  ácido base é, em geral, uma substância orgânica que apresenta a propriedade de alterar a sua coloração conforme o pH do meio, ou seja, apresenta uma coloração em meio ácido e uma coloração em meio básico. Pode também ser chamado de indicador de neutralização, indicador ácido-básico ou ainda indicador de pH, Os indicadores podem ser sintéticos, como podem também serem obtidos naturalmente.

2 - Materiais e Reagentes

Solução de Fenolftaleína

Béquer de 500ml

Bastão de Vidro

Funil de Vidro

Papel de Filtro

Balão Volumétrico 100 ml

Tubo de Ensaio (3)

Cal Virgem

Borrifador

Cotonete

Canudo de Plástico

3 – Procedimentos

    3.1 – Preparo de solução saturada de hidróxido de cálcio.

Preparou-se 100 ml de solução saturada de hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, a partir de cal virgem, a solução decantou-se por alguns minutos.

    3.2 – Verificação de pH.

Colocou-se cerca de 15 ml de solução do sobrenadante  em um tubo de ensaio e adicionou-se  2 gotas da solução de Fenolftaleína, observou-se a cor inicial, com ajuda de um canudo plástico, com auxílio do canudo de plástico soprou-se a solução contida no tubo de ensaio, causando borbulhamento.

    3.2.1 – Verificação de pH.

Em um tubo de ensaio, colocou-se 4 ml de solução do sobrenadante, essa solução foi diluída até aproximadamente atingir 15 ml, adicionou-se 2 gotas de fenolftaleína, observou-se a cor inicial, logo em seguida assoprou-se com o canudo de plástico a solução contida no tubo de ensaio, fazendo a mesma borbulhar.

    3.3 – Mensagem secreta.

Utilizou-se um recipiente de spray, com uma quantidade da solução de hidróxido de cálcio qu, umedeceu-se a ponta do cotonete com indicador fenolftaleína e utilizou-se como caneta para escrever uma mensagem sobre uma folha em branco, em seguida borrifou-se a solução Básica de hidróxido de cálcio contida no recipiente de spray sobre a mensagem.

4 – Resultados

    4.1 - Preparo de solução saturada de hidróxido de cálcio.

         

O hidróxido de cálcio e uma base inorgânica de fórmula química Ca(OH)2, em condições ambientes se apresenta no estado sólido, de cor branca e pouco solúvel em água, e com um pH de 12,8 e densidade de 2,2 por isso que na decantação da solução por alguns minutos, observou se a precipitação de sólido no fundo do béquer, isso acontece por ser mais denso e pouco solúvel em água.

No preparo da solução saturada do hidróxido de cálcio observou-se que a cor da solução estava branca depois da decantação a cor passou para rosa, resultando em um líquido um pouco denso devido a quantidade de hidróxido de cálcio adicionado,  houve uma mudança na temperatura do meio, muito sútil, quase imperceptível, mas houve uma liberação de calor conhecida como reação exotérmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (203 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com