TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes De Computadores

Monografias: Redes De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 8

1. Uma rede de computadores é um sistema de comunicação de dados constituído através da interligação de computadores e outros dispositivos, com a finalidade de trocar informações e partilhar recursos

2. A principal diferença entre uma rede de computadores e um sistema distribuído é que, num sistema distribuído, a existência de vários computadores autônomos interconectados é transparente para o usuário. Em outras palavras, o usuário de um sistema distribuído não precisa saber que existem múltiplos processadores os sistemas distribuídos utilizam as redes de computadores através de um software que dá um alto grau de transparência ao usuário.

3.Transmissão por difusão: um dispositivo emite para um conjunto de dispositivos receptores, quer seja através do espaço (radiodifusão) quer seja através de um cabo (redes locais).

Ocorre em redes em que a mensagem enviada por um computador é enviada para todos os outros, embora apenas o destinatário a leia.

Transmissão ponto a ponto: as mensagens são transmitidas de um ponto (emissor) para outro ponto (receptor).

Estas comunicações podem ocorrer de forma sequencial entre computadores ligados em rede. Nestes casos, o primeiro receptor de uma mensagem pode não ser o seu destinatário, mas apenas um ponto de passagem da mensagem.

4. Comunicação Síncrona: Podemos definir comunicação Síncrona como aquela onde há a presença da linha de clock para sincronizar os dados trafegados na rede. Este tipo de comunicação é se comparada a comunicação assíncrona bem mais rápida, pois há uma linha sincronizando toda a comunicação, o que torna assim a mesma mais rápida e imune a erros.

Comunicação Assíncrona: não há a presença da linha de clock, pois a comunicação assíncrona como o nome sugere não temos a presença comunicação ocorre no tempo. Neste tipo de comunicação, a velocidade do transmissor e receptor deve ser já conhecida abaixo um gráfico que demonstra a comunicação assíncrona.

5. Qual é a diferença entre um hospedeiro e sistema final? Cite os tipos de sistemas finais. Um

servidor Web é um sistema final? (Kurose, Cap. 1, Exerc. 1)

Não há diferença entre hospedeiros e sistemas finais, na realidade, eles são dispositivos que estão nas “bordas” da internet. Atualmente existem vários tipos de sistemas finais, desde os tradicionais computadores até smartphones, televisores, entre outros dispositivos eletrônicos. Um servidor Web é um sistema final, porque ele está na borda e recebe/envia informação para outros sistemas conectados a internet.

6. Explique a diferença entre serviços orientados à conexão e sem conexão.

O serviço orientado a conexões se baseia no sistema telefônico. Para falar com alguém, você tira o fone do gancho, disca o número, fala e, em seguida, desliga. Da mesma forma, para utilizar um serviço de rede orientado a conexões, primeiro o usuário do serviço estabelece uma conexão, utiliza a conexão, e depois libera a conexão.

serviço sem conexão se baseia no sistema postal. Cada mensagem (carta) carrega o endereço de destino completo e cada uma delas é roteada (encaminhada) através do sistema, independentemente de todas as outras. Em geral, quando duas mensagens são enviadas ao mesmo destino, a primeira a ser enviada é a primeira a chegar. No entanto, é possível que a primeira mensagem a ser enviada seja retardada, de modo que a segunda mensagem chegue primeiro.

7. Por que redes são organizadas em camadas? Explique a frase “cada camada usa a camada inferior e provê serviços para camada superior”.

As redes de computadores são compostas de um conjunto de tecnologias e protocolos. Para que uma informação saia de uma origem e chegue a um destino, é preciso executar uma série de procedimentos. Isso tudo se torna uma atividade MUITO COMPLEXA.

CAMADA SUPERIOR = (Transporte) Faz CONTROLE DE ERROS

CAMADA INFERIOR = (Rede) Faz ROTEAMENTO

Dessa forma a camada inferior (REDE) prove um serviço (ROTEAMENTO) para a camada superior (TRANSPORTE) que faz o controle de Erros.

Ou seja, a camada que faz Controle de Erros não precisa se preocupar com o Roteamento, pois a camada inferior já faz isso.

8. O que é padronização no contexto de redes de computadores? O que se padroniza? Qual a

motivação e importância de padronização em redes de computadores?

Padronização é FUNDAMENTAL em uma infraestrutura de rede, visto que para uma rede funcionar é necessário um conjunto de tecnologias, desde o cabeamento, placas de rede, protocolos, sistema operacional e aplicações.

Imagina se dependêssemos de tecnologias proprietárias? Ficaríamos limitados a ter uma infraestrutura toda do mesmo fabricante.

Utilizando padrões abertos homologados, garantimos que todos os fabricantes seguem as mesmas recomendações e garantem COMPATIBILIDADE entre equipamentos, protocolos e serviços de desenvolvedores distintos.

9. Um sistema de rede usa uma pilha de protocolos com N camadas. Aplicações geram mensagens de tamanho M bytes. Em cada camada, um cabeçalho de H bytes é acrescentado

à mensagem. Que fração da banda de transmissão é gasta com cabeçalhos (em termos percentuais)? Mostre como chegou ao resultado. (Tanenbaum, Cap. 1, Exerc. 17)

Mensagem de M bytes = 1000 Bytes (tamanho típico)

Pilha com N camadas = 5 camadas (TCP/IP)

Cabeçalho de H Bytes = 20 bytes (típicos)

5 camadas x 20 bytes de cabeçalho = 100 bytes

100 bytes = 10% da mensagem de 1000 Bytes.

10. Cite duas situações (em termos da pilha de protocolos) em que o modelo OSI e o modelo

TCP/IP são semelhantes. Cite duas situações em que são distintos. (Tanenbaum, Cap. 1,

Exerc. 12)

O MODELO OSI e TCP/IP são semelhantes:

1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com