TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Solubilidade de compostos orgânicos

Por:   •  20/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  2.020 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DE MINAS – UNIFAMINAS

CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA

Solubilidade de compostos orgânicos

[pic 1]

Equipe:

Jéssica de Freitas Ferreira;

Heloimara Azevedo da Silva;

Poliana Ferreira Paula Costa.

NOVEMBRO DE 2016

MURIAÉ – MG


SUMÁRIO

 

Página

2

2. MATERIAL E MÉTODOS....................................................................... 2.1 Teste de solubilidade em amostras orgânicas......................................        

3

3

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO.............................................................

3.1 Teste de solubilidade da amostra Metil-etil-Cetona, Dimetil Sufóxido, Glicose Anidra, DetiIetilamina, Ácido Oxático, Uréia em H2O e Éter...........................................................................................................

3.2 Teste de solubilidade da amostra Cloreto de Sódio em H2O e   Éter..............................................................................................................

3.3 Teste de solubilidade das amostras Nitrobenzeno, Hexano em H2O, NaOH 5%, HCl 5%, H2SO4 96%..................................................................        

5

5

6

6

4 CONCLUSÕES........................................................................................

8

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................

9


1.INTRODUÇÃO

solubilidade de uma substância é uma propriedade física baseada em certos métodos de separação de misturas, de extração de produtos naturais e de recristalização de substâncias. A metodologia de solubilização de uma substância química tem a resultância da interação entre a espécie que tenciona a solubilizar, acarretando a dissolução da sustância. Ela pode ser definida através da quantidade de soluto dissolvente em uma determinada quantidade de solvente, em condições de equilíbrio (MARTINS, 2010).

OS compostos orgânicos são subdivididos em duas categorias principais, sendo elas, a solubilidade na qual uma reação química é a força motriz, que é geralmente usada para identificar os grupos funcionais, e a solubilidade na qual somente está envolvida a simples miscibilidade, para determinar os solventes apropriados para recristalização, nas análises espectrais e nas reações químicas, estando estas inter-relacionadas (SOLOMONS, 2000).

São importantes para o conceito de análise de solubilidade a polaridade das substâncias. Porém não se divide as moléculas em duas categorias, pelo pressuposto que a polaridade é uma grandeza que pode variar continuamente de zero por até um valor máximo, que corresponde a uma substância totalmente iônico. Bem como existe moléculas com   quase   todos   os   valores   intermediários   possíveis, não podendo estabelecer um ponto definido para subdividir em dois grupos. De modo geral, quanto maior a força da atração entre as moléculas de soluto e de solvente, maior solubilidade o teste terá em uma primeira análise ao classificar o composto em água, éter, NaOH 5%, NaHCO3 5%, HCl 5%, H2 SO4 95 % e H3PO4 85%.  Os solventes são apropriados para recristalização, análises espectrais e reações químicas na primeira etapa e a identificação dos grupos funcionais na segunda etapa (KAMOGAWA, 2016).

O objetivo deste relatório é determinar a solubilidade de algumas amostras líquidas e sólidas e classificar de acordo com o grupo de solubilidade.

2. MATERIAL E MÉTODO

  1. Teste de solubilidade em amostras orgânicas.

Para aula prática utilizou-se em cada bancada, 10 tubos de ensaio, 9 pipetas de Pasteur, 1 espátula, pipetas de 5 e 10 mL, 5 Béqueres de vidro de 25mL e 50 mL, 1 Pisseta, fez-se o uso da Capela de exaustão. Tendo como reagentes; Éter, Água destilada, solução de HCl em 5% (Ácido Clorídrico), H2SO4 96% (Ácido Sulfúrico). As amostras disponibilizadas para o teste foram; Metil-etil-Cetona (A), Nitrobenzeno (B), Dimetil-Sufóxido (C), Cloreto de Sódio (D), Glicose Anidra (E), Hexano (F), Dietilamina (G), Ácido Oxálico (H), Ácido Ascórbico (I) e Úreia  (J) (TABELA 1).

A-Metiletilcetona

B- Nitrobenzeno

C- Dimetil-Sufóxido

D-Cloreto de Sódio

E-Glicose Anidra

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

F-Hexano

G-Dietilamina

H-Ácido oxálico

  1. Ácido Ascórbico

J- Ureia

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

TABELA 1: Fórmulas estruturais das amostras disponíveis para o teste de solubilidade.

Fonte: Própria.

Adicionou-se através das pipetas de 5 mL, 1mL de água destilada, em cada um dos dez tubos de ensaio. Usou-se pipetas de Pasteur em substâncias líquidas com A e G, e com a espátula a substâncias sólidas, C, D, H, I e J, adicionou-se pequenas quantidades de cada tipo de substância a ser testada em tubos divergentes, foi agitado cuidadosamente, após esse processo foi adicionado Éter, anotou-se os resultados. Já nas amostras B, e F, seguiu o mesmo método, sendo primeiramente testadas em água, porém adicionou-se NaOH 5%, HCl 5%, H2SO4 96%, com base no resultado obtido, seguiu-se a (Esquema 1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (303.9 Kb)   docx (107.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com