TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio supervisionado

Por:   •  21/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

TAIZIA DOS SANTOS MIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL [pic 2]

FLORESTA-PE

2013

TAIZIA DOS SANTOS MIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL [pic 3]

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus Floresta, sob a orientação da professora Dayany Vieira Braga Teixeira, em atendimento às exigências para obtenção do título profissional do curso de Licenciatura em Química.

FLORESTA-PE

2013

AGRADECIMENTOS

Agradeço Primeiramente à Deus pois ele é quem me proporciona tudo, sem ele nada seria possível em minha vida, a minha família que sempre está disposta a me ajudar, aos meus amigos que são como uma verdadeira família, a professora Joana Dar’c de Sousa Rodrigues que sempre esteve a disposição para me ajudar e ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campus Floresta por me permitir realizar o estágio supervisionado na própria instituição.

“Partir sem saber para onde, repartir sem saber para quem, porque o coração nada sabe de linha reta. E o mundo, assim, não será mais peso, nem apoio, mas doce participação.

Lindolf Bell

SUMÁRIO

1.        APRESENTAÇÃO        

2.        INTRODUÇÃO        

3.        OBJETIVOS DO ESTÁGIO        

3.1.        Objetivos específicos        

4.        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        

4.1.        A Observação        

4.2        A Regência        

5        Considerações Finais        

6        Referências        


  1. APRESENTAÇÃO

O relatório apresenta as atividades referentes ao período de estágio curricular obrigatório do curso de superior de Licenciatura em Química, oferecido pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus Floresta. O estágio teve início dia 13/09/13 e término dia 13/12/2013 no próprio Instituto Federal que fica situado na Rua Projetada, S/N, Caetano II, CEP 56400-000, Floresta - PE nas turmas 2° agro manhã e 2° info tarde.    

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do sertão Pernambucano – Campus floresta dispõe cursos para ensino médio integrado, subsequente e superior. O estágio teve duração de 100 h/aula sob a orientação da prof. Dayany Vieira Braga Teixeira.

  1. INTRODUÇÃO

No estagio supervisionado I do curso de licenciatura em Química  o estagiário deve cumprir uma carga horário 100h aula, sob orientação e supervisão do professor orientador, abordando a exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96) Onde o estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar e é uma decorrência natural e essencial dos próprios propósitos educacionais de profissionalização.

O estágio obrigatório é uma atividade que busca deixar o aluno apto para as atividades em sala de aula. A vivencia com a sala de aula deixa o aluno mais capacitado a resolver as mais diversas situações que podem ocorrer em uma sala de aula.  Além de preparar o estagiário para produção de suas próprias aulas e de proporcionar a ele a escolha dos seus métodos de ensino-aprendizagem.

Portanto, o estágio é uma parte fundamental da graduação pois, o mesmo, facilita a compreensão da pratica docente, fazendo com que os estagiários se formem profissionais mais qualificados.


 

  1. OBJETIVOS DO ESTÁGIO

                   Fazer com que o estagiário desenvolva suas habilidades profissionais e cidadãs através do contato com a sala de aula.

  1. Objetivos específicos

  • Compreender na pratica a realidade de uma sala de aula;
  • Ter um bom relacionamento interpessoal com os alunos;
  • Ter a capacidade de resolver problemas;
  • Saber tomar as decisões;
  • Dominar os conteúdos;

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
  1. A Observação

            Comecei a observação dia 13/09/2013 no 2° agro manhã, neste mesmo dia eles estavam fazendo revisão para as provas finais do terceiro bimestre. Na mesma semana tive aulas no 2° info e eles estavam fazendo prova então não tive como conhecê-los efetivamente no primeiro contato. Na semana seguinte foi a prova do agro então o contato foi muito pouco. Essa foram minhas aulas de observação e na realidade elas não me serviram muito, pois, não tive o contato que eu esperava com os alunos, no caso do 2° info eu só falei meu nome rapidamente e tive que deixá-los fazer a prova a observação no meu caso não teve uma contribuição efetiva para o meu estagio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (184 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com