TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de experimentos

Por:   •  22/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR ISRAEL PINHEIRO

BRUNA GABRIELA ARAÚJO - 05

ANA CRISTINA ARAÚJO - 03

RELATÓRIO EXPERIMENTAL :

“SOLUBILIDADE E TEMPERATURA”

ITUIUTABA/MG

2ºANOF/2015

BRUNA GABRIELA ARAÚJO

ANA CRISTINA ARAÚJO

RELATÓRIO EXPERIMENTAL :

“SOLUBILIDADE E TEMPERATURA”

Relatório experimental de atividades realizadas no laboratório da Escola Estadual Governador Israel Pinheiro no dia 11/08/2015, com as orientações da professora Rívia Arantes.

ITUIUTABA/MG

2ºANOF/2015

Introdução :

O trabalho apresentado, visa relatar os experimentos feitos no laboratório, como os testes de solubilidade em diferentes ocasiões e as técnicas de preparo de soluções. O que é uma solução ? Solução é uma mistura de soluto mais solvente, em uma única fase podendo assim ser classificada como homogênea. Considerando essa classificação, temos as ramificações, onde às soluções serão classificadas em: saturadas, insaturadas e supersaturadas (experimento 2).

Objetivo :

Os experimentos realizados tiveram como objetivo, proporcionar aos alunos presentes uma reflexão física sobre a solubilidade. Tanto conhecendo a técnica de preparo de uma solução, quanto observando o limite de solubilidade, comparando-as em diferentes condições (solvente em temperatura ambiente e solvente em temperatura elevada).

Materiais e reagentes :

Experimento 1

- Uma colher de sopa

- 2 Copos (200Ml)

- 200 ML de água quente

- 200 ML de água quente

- 20 g de áçúcar

Experimento 2

- 1L de água fria

- Sachê de suco em pó (30g)

- 3 copos medidores

- Uma colher de sopa

Metodologia :

Experimento 1

Procedimentos realizados:

Com água quente;

Inicialmente, colocou-se 200mL de água para aquecer, e adicionou 20g de açúcar pesados na balança, com o auxilio da colher mexendo até dissolvê-lo, totalizando o tempo de 28,97 segundos para total dissolução.

Com água fria;

Inicialmente, colocou-se 200mL de água fria (temperatura ambiente), e adicionou 20g de açúcar pesados na balança, com o auxilio da colher mexendo até dissolvê-lo, totalizando 1,25 minutos para total dissolução.

Experimento 2

Procedimentos realizados :

1 – Utilizando 8g de massa de solução do suco em pó, em 300mL de água fria, e com o auxilio da colher mexendo até a total dissolução.

2 – Utilizando 12g de massa de solução do suco em pó, em 400mL de água fria, e com o auxilio da colher mexendo até a total dissolução.

3 – Utilizando 10g de massa de solução do suco em pó, em 300mL de água fria, e com o auxilio da colher mexendo até a total dissolução

Resultados e Discussão

 

Experimento 1

Observado que no recipiente com água quente o açúcar de dissolveu mais rápido. Já no recipiente com água fria o açúcar demorou 4 vezes mais para se dissolver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com