TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio medidas de massa

Por:   •  18/3/2024  •  Abstract  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1] 

 

FACULDADE ANHANGUERA UNOPAR 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA EM LABORATÓRIO SOBRE MEDIDAS DE MASSA E VOLUMES DE LÍQUIDOS 

 

 

 

 

 

 

 

JAMILLY JENIFER DA SILVA

 

 

 

 

 

 

 

CAMAÇARI – BA

2023 

 

 

 

 

RELATÓRIO DA PRÁTICA EM CAMPO  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

        Relatório         Supervisionado         pela         plataforma  

        ALGETEC         apresentado         a         Faculdade

Anhanguera, como Trabalho para obtenção de nota na matéria de Química Geral 1º Semestre  

 

     

 

Camaçari – BA  

2023

INTRODUÇÃO

 

A determinação precisa de medidas de massa e volume de líquidos é fundamental em diversos campos da química, desempenhando um papel crucial na caracterização e análise de substâncias. Esta prática laboratorial tem como objetivo principal a obtenção de dados quantitativos confiáveis, que são essenciais para o cálculo de concentrações, reações químicas, identificação de substâncias e garantia da qualidade em processos industriais. Além disso, o conhecimento e a aplicação das técnicas apropriadas para a medição de massas e volumes são habilidades fundamentais para os estudantes e profissionais da química. Neste relatório, é abordado as ferramentas e princípios essenciais para medir massas e volumes de líquidos. Foram explorados procedimentos de segurança e técnicas para medições precisas de massa e volume de água destilada, a fim de calcular a densidade do líquido em béqueres, provetas e pipetas.

O estudo das medições de massa e volume é fundamental na química, sendo uma prática refinada ao longo dos anos. Essas medidas são essenciais no cotidiano, influenciando desde transações comerciais até questões de saúde. As medições só são viáveis graças a instrumentos aprimorados ao longo do tempo.

As balanças desempenham um papel vital na determinação de massa e volume. A massa é a quantidade de matéria e pode ser medida por meio de balanças analíticas e semi-analíticas, diferenciando-se pela precisão do resultado. O manuseio desses instrumentos requer precaução e cuidados específicos para garantir sua precisão e durabilidade. 

 

 

OBJETIVO

A atividade prática possui como objetivo a compreensão das técnicas para a realização de medidas de massa e volume e a efetuação do processo de calibração de vidrarias

 

 

 

METODOLOGIA 

 

 

Materiais Utilizados:

 

  • Balança analítica
  • Béquer de 50 mL
  • Béquer de 250 mL
  • Pera
  • Pipeta de 10 mL
  • Pisseta com água destilada
  • Proveta de 50 mL
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) - jaleco branco e luvas de procedimento

 

 

Procedimentos Realizados:

Primeiramente é de extrema importância vestir os EPIs obrigatórios, como jaleco branco e luvas de procedimento, garantindo a segurança durante a prática laboratorial.

 

Preparação do Experimento:  

Foram movidas para a mesa as vidrarias: Béquer de 50 mL, béquer de 250 mL e proveta de 50 mL, após isso utilizou-se a pisseta para transferir 10 mL de água destilada para o béquer de 50 mL.

Foi utilizado também a balança analítica, registrando o valor da massa do béquer de 50mL que foi pesado e zerado a balança com a função TARA. 

Sendo assim feito o uso da pipeta para transferir líquido do béquer de 50 mL para o de 250 mL, eliminando o ar da pera e manuseando corretamente a pipeta.

Realizou-se a medição da massa do líquido pipetado na balança analítica ao despejar o conteúdo sobre o béquer de 250 mL. 

Analisou-se a massa da proveta vazia e com 15 mL de água destilada, anotando a temperatura ambiente para calcular a massa da água na proveta. Com o béquer de 50 mL, mediu-se a massa antes e depois da adição de 15 mL de água destilada para calcular a massa do líquido no béquer. A fórmula da densidade foi aplicada com os valores obtidos.

[pic 2] 

As vidrarias utilizadas em laboratórios químicos são instrumentos essenciais para medição, transferência, armazenamento e manipulação de substâncias. Cada vidraria possui características e finalidades específicas, desempenhando papéis distintos na realização de experimentos e na obtenção de medidas precisas.

 

As vidrarias comuns em laboratórios químicos têm funções específicas:

Béqueres: São recipientes comuns para misturar substâncias, aquecê-las e realizar reações em pequena escala. No entanto, não são ideais para medições precisas de volume devido à falta de precisão em suas escalas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (205.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com