TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Medidas de Massa, Volume e densidade.

Por:   •  30/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

INSTITUTO DE ENGENHARIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - IEDS

BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ENERGIAS

NUNO ADOLFO FIGUEIREDO

PRÁTICA N°-01:

PRÁTICA Nº01 - MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E DENSIDADE

REDENÇÃO

2022

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇAO......................................................................................3

  2. OBJETIVOS...........................................................................................4

  3. PARTE EXPERIMENTAL...................................................................5

  4. RESULTADOS E DISCUSSÃO............................................................6

  5. CONCLUSÃO.........................................................................................7

  6. REFERÊNCIAS......................................................................................8

INTRODUÇAO

A medição é um processo que consiste em avaliar e quantificar  determinada grandeza por meio de instrumentos ou utensílios de medidas. O processo de medição nos permite ainda observar a exatidão e a precisão. Exatidão vai nos indicar o quão próximo a medição está do valor real (normalmente o valor tido como referência), está o valor que foi medido, ao passo que a precisão é quando os valores medidos várias vezes em uma mesma matéria estão próximos uns dos outros.

A massa é a quantidade de matéria que um corpo possui, ela é medida com o auxílio de uma balança, o volume seria o espaço a ser ocupado por esse corpo e a densidade seria a grandeza que relaciona as duas anteriores determinando a quantidade de massa que um determidado volume possui ou suporta.

OBJETIVOS

  • Aprender a usar corretamente as vidrarias volumétricas e graduadas;

  • Aprender a usar e manusear corretamente uma balança de precisão;

  • Comparar a precisão e exatidão das medidas das vidrarias;

  • Calcular densidade do fluido de distintas formas.

PARTE EXPERIMENTAL

Parte I - Precisão e exatidão: das vidrarias disponíveis na bancada escolhi um béquer, uma proveta e um balão volumétrico, a minha escolha se justifica pela fácil leitura das medidas se comparada às outras vidrarias. Após escolha das vidrarias fiz a medição de 5ml de água em cada uma delas e depois repeti o procedimento usando as mesmas vidrariar, porém, com 40ml de água. A tabela 1 ilusta as vidrarias escolhidas, bem como as suas capacidades volumétricas, suas precisões e as comparações de medidas entre elas.

Prosseguindo com o experimento, dessa vez o objetivo era medir 40ml de água em duas provetas, sendo uma de 50ml e outra de 100ml. Após tem limpo as provetas, adicionei água (com o auxilio de uma pisseta) até atingir a marca dos 40ml em cada proveta e depois adicionei 1ml de água com uma pipeta. No final de cada caso a leitura foi de 41ml em cada uma das provetas.

No experimento seguinte enchi a bureta com água destilada depois de tê-la zerado tal como orienta o roteiro, abri a torneira e deixei escoar 10ml de água em um béquer de 50ml. Ao se verificar a leitura do líquido escoado no béquer, a leitura estava exatamente na marca dos 10mL.

Preparei novamente a bureta completando o seu volume até a indicação zero. Deixei escoar em um erlenmeyer graduado de 125mL um volume de 25mL de água e não foi possível fazer uma leitura através do erlenmeyer por este não possuir uma escala de 25mL, sendo assim, a leitura foi baseada na bureta onde o fluido teve a proveniência. A seguir joguei fora toda água contida no erlenmeyer, realizei o processo inverso (medindo 25ml no erlenmeyer), transferi todo o volume de água para a bureta e no final verifiquei um erro de ±0,1ml

Parte II – Medidas de Massa e Volume: para este experimento pedi à professora instruções sobre o uso da balança, antes de começar com as medições, depois de todas as orientações recebidas, fiz as medições primariamente dos recipientes secos (Proveta de 50mL, balão volumétrico de 50mL e o béquer de 100mL). A seguir coloquei cuidadosamente 50mL de água destilada em cada recipiente referido (Proveta de 50mL, balão volumétrico de 50mL e o béquer de 100mL) e anotei os resultados encontrados, bem como alguns cálculos realizados manualmente por mim. A tabela 2 ilustra todos os dados (medidos e calculados) de modos a esclarecer tudo o que fora dito.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Parte I - Precisão e exatidão:

Tabela 1: identificação das vidrarias e comparação entre elas.

Vidraria

precisão

volume

comparação

Béquer

-

50ml

Menos exata

Balão volumétrico

-

50ml

Menos exata

Proveta

±0,5ml

50ml

Mais exata

Parte II – Medidas de Massa e Volume:

Tabela 2: Cálculo de massa, e densidades para diferentes medidas.

Vidraria

Massa vidraria seca (g)

Massa vidraria +50mL de [pic 2]

Massa  (g)[pic 3]

Volume de  (mL)*[pic 4]

Densidade da Água (g/mL) (calculada)

Erro%

Proveta

50mL

76,753

125,734

48,981

50

0,9796

1,05

Balão

50mL

36,110

85,575

49,465

50

0,9893

0,07

Béquer

10mL

44,124

93,493

49,369

50

0,9874

0,26

Não foi possível verificar a temperatura do ambiente, visto que não me foi informada a mesma, e de modos a efetuar com maior precisão a comparação da densidade considerando ambas as temperaturas (do laboratório e a temperatura de 25°C).

Com base nos resultados obtidos posso afirmar que os experimentos ficaram bem próximos dos dados reais, sendo que teve um erro médio na ordem dos 0,46%, então pode se ver que é um erro relativamente baixo se compararmos aos valores já tabelados, a temperatura da sala, a reduzida exatidão na escala de algumas vidrarias e alguma imprecisão na leitura podem ter contribuido para esse desvio, embora que menor.

CONCLUSÃO

Após experimentos feitos em laboratório, me sinto apto para dizer o quão inportante foi para mim essa aula de laboratório, na medida em que ela me ajudou a entender na prática aquilo que foi visto teoricamente em sala de aula, além de simplesmente conseguir identificar as vidrarias, consegui também ter contato físico com os mesmos, aprendi como devo manuseá-las corretamente (o que devo ou não fazer com elas), aprendi na prática como devo fazer a leitura correta além de ve ainda como o meu posicionamento pode influenciar significativamente na leitura incorreta e numa medição menos exata da esperada. Com esse experimento tive também contato direto com uma balança de precisão e aprendi ainda como devo usá-la e manuseá-la corretamente, aprandi comparar a precisão e exatidão das medidas das vidrarias e pude comprovar que os cálculos que muitas vezes fazemos em sala de aula sobre densidade, volume e massa são na verdade muito próximo dos valores reais, com isso também aprendi que uma alteração no ambiente como: temperatura, resistência do ar por exemplo, podem influenciar significativamente nessas medições.

REFERÊNCIAS

  1. BROWN, T. L.; LeMAY,Jr,H. E.; BURSTEN, B.E.; BURDGE,J.R. Química a Ciência Central. 9ª ed. São Paulo, Pearson 2005.

  2. Manual de normalização de trabalhos acadêmicos da Unilab/ Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Sistemas de Bibliotecas da Unilab. Acarape, CE,2020.

  3. Manual de laboratório-2022.1/ Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Laboratório de química geral campus das Auroras. Acarape, CE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (579.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com