TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Aula Prática - Padronização de solução de NaOH

Por:   •  3/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.634 Palavras (7 Páginas)  •  2.122 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS RIO VERDE

DEPARTAMENDO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

AGRONOMIA

DOCENTE: RONALDO HENRIQUE SOUZA MARQUES

QUÍMICA ANALÍTICA

PRÁTICA 2: PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO DE NaOH

Discentes:

Cláudio Carvalho dos Santos

Emevaldo Barvosa Pereira Junior

Nilo Pereira Borges Junior

Thalyta do Prado Carvalho

Relatório apresentado como parte dos critérios de avaliação da parte prática da disciplina de Química Analítica, ofertada em turma especial do curso de Agronomia. Data da aula: 31/08/2016.

RIO VERDE – GO

2016/2

ÍNDICE

1. Introdução e Objetivos.........................................................................................3

2. Revisão Bibliográfica .........................................................................................3

3. Parte Experimental...............................................................................................4

3.1. Materiais, Equipamentos e Reagentes .................................................. 4

3.2. Preparação da Solução de NaOH........................................................... 5

3.3. Preparo da Solução de KHC8H4O4........................................................ 5

3.4. Padronização da Solução de NaOH...................................................... 5

4. Resultados e Discussões .................................................................................... 6

5. Conclusão ........................................................................................................ 10

6. Bibliografia .......................................................................................................11

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

A padronização de uma solução tem por finalidade determinar a concentração real de um soluto em uma solução. Conhecer essa concentração é principalmente importante quando a solução será utilizada para fins quantitativos, ou seja, ela será usada para análises quantitativas como, por exemplo, em titulações. A padronização, também chamada de fatoração, é feita por comparação com outra solução padronizada, titulação ou comparação com um padrão primário, que consiste em um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição até um volume definido de solução. A solução que se obtém é uma solução padrão primária.

Utilizando essas informações, apresentamos o objetivo deste trabalho que engloba conhecer e realizar os procedimentos analíticos padrões para a padronização da solução de NaOH, utilizando como padrão primário o biftalato de potássio, e por fim resolver as questões propostas.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A titulação é um processo muito utilizado na química para diversos fins. Titular é combinar uma amostra de solução padrão, com uma outra solução cuja concentração é desconhecida. Através desse processo é possível calcular a concentração da solução utilizada.

O processo ocorre da seguinte maneira: a solução padrão é colocada na bureta e a solução com concentração desconhecida é colocada em um erlenmeyer junto com algumas gotas de indicador ácido-base. A solução padrão desce lentamente através da bureta até o indicador mudar de cor. Quando a titulação ácido-base é concluída, no ponto de equivalência, a quantidade de mols de ácido e base que está misturada encontra-se em uma razão estequiométrica. Nesse ponto, através dessa razão estequiométrica é possível descobrir a concentração da solução utilizada.

O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. É altamente corrosivo e pode causar queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade. É uma base forte e por isso reage com ácidos (orgânicos e inorgânicos) gerando sais e água.

A fenolftaleína é um indicador de pH com a fórmula C20H14O4. Apresenta-se normalmente como um sólido em pó branco. É insolúvel em água e solúvel em etanol. Comumente utilizada em titulações, mantendo-se incolor em soluções ácidas e cor-de-rosa em soluções básicas. A sua cor muda a valores entre pH 8,2 e pH 9,8. Se a concentração do indicador for particularmente forte, pode tomar uma cor carmim ou fúcsia. Por suas propriedade é considerada como um indicador.

O biftalato de potássio é representado pela fórmula KHC8H4O4, é um padrão ideal para técnicas de padronização das soluções de base e reage prontamente com o hidróxido de sódio, seguindo a reação e a estequiometria da reação abaixo:

PARTE EXPERIMENTAL

A seguir foram apresentados os materiais, reagentes, equipamentos e os métodos usados para a realização deste experimento.

Materiais, Equipamentos e Reagentes

Balança analítica;

Bastão de vidro;

Béquer (50 mL);

Bureta de vidro (50 mL);

(2) Erlenmeyer (250

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com