TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Cinética Quimica

Por:   •  8/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Resultados e discussões

  1.  Dissolvendo Sonrisal  

Nesse experimento foi demonstrado os efeitos da temperatura sobre a velocidade de uma reação química.

Observando a dissolução do comprimido sonrisal em diferentes temperaturas, foi possível analisarmos que o aumento da temperatura influencia a velocidade da reação de dissolução do antiácido e também a produção de gás carbônico.

O comprimido que foi colocado na água quente diluiu mais rapidamente porque a temperatura era maior, então tinha menos energia de ativação aumentando a velocidade da reação. O comprimido que estava na água fria demorou mais para diluir devido a menor temperatura, maior energia de ativação então menor velocidade.

A reação é a seguinte: 

NaHCO3 + H2O ---> NaOH + CO2 + H2

O CO2, como é um gás, é liberado, restando apenas uma solução de hidróxido de sódio.

A temperatura interfere diretamente no tempo da reação, pois quanto maior a temperatura, maior é a velocidade de reação e quanto menor a temperatura, maior vai ser o tempo gasto para ocorrer a reação

  1.  Desmanchando Bombril

Nesse experimento, além da influência da superfície de contato na velocidade das reações químicas, pôde-se também explorar os conceitos de oxidação e redução. A reação de oxidação do ferro e redução do cobre se processa mais rápido quando utilizamos a palha de aço, que possui maior superfície de contato, do que quando colocamos o prego.

Com o tempo, a solução que era predominantemente azul ficou incolor e formou um depósito de um metal avermelhado sobre o prego.

Na reação ocorre uma transferência de elétrons :

[pic 1]

O ferro sofreu uma oxidação, ou seja, perdeu elétrons e seu numero de oxidação aumentou (por que os eletros tem carga negativa).

Fe(s) → Fe2+(aq)  + 2e-

Ao mesmo tempo, o cátion cobre, que estava presente na solução aquosa, recebeu esses dois elétrons transferidos do ferro e passou a ser cobre metálico. Os cátions Cu2+ eram responsáveis pela coloração azul da solução. Assim, à medida que eles vão sendo consumidos, a solução torna-se incolor e o metal cobre formado deposita-se sobre o prego e forma uma camada de cor avermelhada, conforme falado anteriormente.

Os cátions cobre sofreram uma redução, pois ganharam elétrons e seu Nox diminuiu:      

Cu2+(aq)  → Cu(s)

  1.  Velocidade de reação em função da temperatura

Analisamos a reação do violeta cristal, que possui coloração roxa, com o hidróxido de sódio, que é incolor. Essa reação tem por finalidade descobrir a pureza do hidróxido de sódio. A solução foi colocada em três diferentes erlenmayer a temperaturas diferentes, sob agitação. Como o produto da reação é incolor, foi anotado o tempo de cada reação com base na mudança de coloração, sendo um indicativo de que a reação está se processando.

Temperatura inicial da mistura em cada erlenmayer

Tempo de reação

27°C

16 min

47°C

8 min

80°C

4 min

[pic 2]

Ao aquecer a solução, provocamos o aumento da energia cinética (energia em movimento) interna da mesma. Aumentando a energia em movimento das moléculas, aumentamos a probabilidade de colisões entre as moléculas dos dois compostos diferentes.

A reação é endotérmica, pois a medida que se aumentou a temperatura, aumentou a velocidade da reação.

A velocidade da reação se dá por: v = k [NaOH]a[VC]b

Onde:

k = constante da velocidade

a e b = coeficientes estequiométricos

Calculo do k:

Ln (k2/k1) = T2 – T1 / T1*T2

k2/k1 = 1,01

Não foi possível realizar o calculo da velocidade, pois não tínhamos os coeficientes estequiométricos.

  1. Desmanchando Bombril

O que ocorre nesse experimento é uma reação de oxiredução, esse tipo de reação é caracterizado pela transferência de elétrons entre os átomos, íons ou moléculas das substancias reagentes, ou seja, ocorre a perda e o ganho de eletros (oxidação e redução), pois os elétrons que são perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outro.

        2. Questões

        2.1.  Sonrisal

  1. Em qual condição a dissolução foi mais rápida?

A condição ocorreu mais rapidamente na água com temperatura mais elevada.

  1. Qual é a influência da temperatura na velocidade da dissolução do sonrisal?

A temperatura aumentou a velocidade da reação.

  1. Utilizando o modelo de partículas, explique o que você observou nos dois experimentos.

Foi possível analisar, que a água quente apresenta um sistema de partículas capaz de conduzir uma maior quantidade de energia para as moléculas, por isso o sonrisal colocada na água quente, foi dissolvido mais rapidamente.

  1. Qual é a causa da efervescência ao colocarmos o sonrisal na água?

O comprimido de Sonrisal, tem em sua composição bicarbonato de sódio (NaHCO3), que quando reage com a água, resulta em hidróxido de sódio, um composto básico, que tem o objetivo de combater a acidez estomacal e gás carbônico, que é o responsável pela efervescência. A seguir, pode-se conferir a reação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (149.4 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com