TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Extração Orgexp

Por:   •  25/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 4

CQ095 – QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL

PRÁTICA 03

EXTRAÇÃO SIMPLES E MÚLTIPLA:

Alunos: Julia Brandini, Jordana Poffo, Lucca Passolo.

PERGUNTAS

  1. Calcule o rendimento e tabele os resultados

Como a solução problema (solução aquosa de água e ácido benzóico), segue a proporção de 1g de ácido para cada 300mL de água, cada uma das amostras coletadas tinha inicialmente em sua fase aquosa 0,2g de ácido benzóico. Ademais foi reduzido o peso da amostra seca do peso do béquer limpo, para se obter a massa de amostra que foi retirada na extração. Assim, com a massa de amostra extraída, basta dividi-la por 0,2g para obter o rendimento da extração.

TABELA 1: Rendimento e massas obtidas da amostra em diferentes solventes

Simples Et2O

Múltipla Et2O

Múltipla EtOAc

Múltipla EdP

Massa béquer limpo

52,453 g

52,434 g

60,004 g

52,738 g

Massa (amostra + béquer)

52,566 g

52,527 g

60,123 g

52,788 g

Massa amostra extraída

0,113 g

0,093 g

0,119 g

0,05 g

Rendimento

56,5%

46,5%

59,5%

25%

  1. Quais os princípios envolvidos na extração realizada?

Os princípios envolvidos são os princípios de interações intermoleculares e por consequência, solubilidade e afinidade. Dentro do experimento de extração, visa-se retirar um componente de uma fase e transferi-lo a outra fase. O composto de interesse irá se solubilizar em maior quantidade na fase em que o solvente tenha maior afinidade por este, essa afinidade se traduz em uma maior solubilidade do composto em uma fase do que em outra, devido principalmente às interações intermoleculares entre as moléculas do composto de interesse e do solvente em questão, que caso sejam interações de maior intensidade, o composto irá ter maior “preferência” por tal fase, se solubilizando em maior parte nesta.

  1. Discuta os resultados justificando as diferenças entre extração simples e múltipla e entre os diferentes solventes.

Os resultados observados mostram que há uma diferença entre a extração simples e a extração múltipla, uma vez que nos resultados, se obteve uma maior quantidade de composto pela extração simples. Porém, este é um resultado inesperado, uma vez que a extração múltipla por se tratar de uma extração em que a fase aquosa é extraída múltiplas vezes, este deveria ser o método de maior eficiência para a extração do composto, contudo, durante o experimento podem ter sido ocorrido erros experimentais em alguma das etapas do procedimento de extração que levou a este resultado não esperado.

Ademais, nota-se também uma diferença na eficiência de extração quando comparados solventes diferentes. Neste caso o solvente Acetato de Etila (EtOAc), teve a maior performance, provavelmente devido às interações moleculares entre esta fase e o composto serem mais fortes que as interações dos demais com o composto em questão.

  1. Qual a relação entre coeficiente de partição (K) e eficiência de extração?

A relação que se estabelece entre o coeficiente de partição e a eficiência de extração é que quanto maior o coeficiente de partição, maior será a eficiência da extração. Isso se deve ao fato de que K mede o quanto o composto se solubiliza em uma fase quando comparado a outra fase, isso leva ao fato de que quanto mais o composto se solubiliza em uma fase quando comparado à outra fase, maior será a quantidade do composto nesta fase do que na outra, levando à uma maior eficiência na extração ao se separar as duas fases.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (756.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com