TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório I - Grupo de Cátions

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Centro de Ciências Exatas e da Terra

Instituto de Química

Experimento I

Grupo de Cátions I

Natal/RN

Setembro/2014

Sumário

Introdução............................................................................................................1

Objetivo................................................................................................................2

Metodologia.........................................................................................................3

Resultados e Discussões.....................................................................................5

Conclusão............................................................................................................6

Referências Bibliográficas...................................................................................6

Introdução

Um cátion é um íon com carga positiva. Isso indica que um elétron do átomo que origina o cátion perdeu elétrons em quantidade igual à carga. Em Química Analítica Qualitativa, é possível dividir em grupos um determinado número de cátions de acordo com seu com o seu comportamento diante de algumas agressões externas. O grupo 1 é composto pelos cátions Ag+, Hg+2/Hg2+2 e Pb+2. Este grupo é também chamado de grupo dos cloretos insolúveis.

A Prata é um metal sólido na temperatura ambiente, muito difícil de ser oxidado devido ao seu grande potencial redutivo. Suas características elétricas o classificam como um bom condutor de eletricidade e de calor. A prata em si não é considerada tóxica, mas muitos dos seus sais são venenosos. Se forem absorvidos pelo sistema circulatório, a prata metálica é depositada nos tecidos, provocando a Argyria, que tem por consequência a pigmentação cinza da pele e mucosas.

O Mercúrio é um metal líquido à temperatura ambiente. Não é um bom condutor de calor mas conduz eletricidade de forma satisfatória. É insolúvel em água e solúvel em ácido nítrico. Pode se apresentar sob três formas: o mercúrio metálico ou elementar, no estado de oxidação zero Hg0, o mercuroso Hg+1 e o mercúrico, Hg+2. Deve-se manipular o mercúrio com bastante cautela, já que seus vapores são tóxicos, e são emitidos até mesmo à temperatura ambiente. Mesmo pequenas quantidades de vapor de Hg na atmosfera dos laboratórios podem produzir, com o tempo, intoxicações graves, caracterizadas por cansaço, depressão, perda de memória e da capacidade de concentração, chagas na boca, inflamação das gengivas e amídalas, fraqueza de ouvido, etc.

O Chumbo é um metal tóxico, pesado, macio, maleável e mau condutor de eletricidade. Tem uma coloração branca azulada, mas é geralmente apresentado com coloração acinzentada devido à oxidação. O chumbo não apresenta nenhuma função essencial conhecida no corpo humano. É extremamente danoso quando absorvido pelo organismo através da comida, ar ou água. Uma vez absorvido, o chumbo pode ser armazenado no tecido mineralizado (ossos e dentes) por longos períodos. Quando há necessidades de cálcio esse chumbo pode ser libertado na corrente sanguínea. Isto acontece sobretudo na gravidez, lactação e osteoporose e é especialmente perigoso para o feto em desenvolvimento.

O estudo da precipitação dos sais dos cátions do grupo 1 pode ser feito a partir de centrifugação e posterior tentativa de solubilização, como mostrarão os resultados.

Objetivo

O Experimento I, denominado como grupo de cátions 1, realizado no dia 9 de setembro de 2014. Teve como objetivo principal é identificar e provar experimentalmente a presença de cátions do grupo 1 (Ag+, Pb2+, Hg22+/Hg2+) em uma solução através de técnicas de análises químicas, entre elas: precipitação, mudança na coloração.

Metodologia

Reagentes e Materiais:

Tubos de ensaio

Pinça de madeira

Centrífuga

Banho-maria elétrico

Solução de nitrato de chumbo (II) (Pb(NO3)2)

Solução de nitrato de prata (AgNO3)

Solução de ácido clorídrico 6M (HCl)

Solução de hidróxido de sódio (NaOH)

Solução de tioacetamida (TA)

Solução de sulfato de amônio ((NH4)2SO4)

Solução de ácido acético (HAC)

Solução de fosfato de sódio (Na2HPO4)

Solução de hidróxido de amônio 15M (NH4OH)

Solução de brometo de sódio (NaBr)

Solução de cromato de potássio (K2CrO4)

Solução de carbonato de sódio (Na2CO3)

Procedimento Experimental:

1.2 Reações com o cátion Pb2+

1.2.1 Colocamos 10 (dez) gotas da solução de Pb(NO3)2 em um tubo de ensaio. Depois, adicionamos 2 (duas) gotas de HCl 6M, verificamos a formação de um precipitado branco e, logo após, centrifugamos para limpar o precipitado e fazer uma melhor verificação.

1.2.2 Colocamos 10 (dez) gotas da solução de Pb(NO3)2 em outro tubo de ensaio, depois, adicionamos 5 (cinco) gotas de NaOH 0,5M, verificamos a formação de um precipitado branco e, logo após, centrifugamos para limpar o precipitado e fazer uma melhor verificação.

1.2.3 Colocamos 10 (dez) gotas da solução de Pb(NO3)2 em outro tubo de ensaio, depois adicionamos 5 (cinco) gotas de Tioacetamida (TA) e 1 (uma) gota de HCl 2M, que formou uma coloração avermelhada. Logo após, aquecemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (133.4 Kb)   docx (574.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com