TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Lab Quimica

Por:   •  2/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.063 Palavras (9 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ESCOLA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA

ENGENHARIA AMBIENTAL

Química Aplicada à Engenharia

ESTUDO DAS REAÇÕES QUÍMICAS

Carolina de Souza

20564087

Daniel Pereira dos Santos

6291203

Pâmela Addolorata

7191931

Thamilis Iglesias

20611494

                             

Professor: Daiana Maria Furlan

São Paulo, 15 de Maio de 2015


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVOS        

3.        MATERIAIS E MÉTODOS        

4.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        

5.        CONCLUSÕES        

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        



  1. INTRODUÇÃO

As reações químicas são processos pelos quais uma ou mais substâncias se transformam em outra, com propriedades diferentes da anterior. Algumas evidências da ocorrência de uma reação química são mudança de cor, evolução de calor ou luz, formação de uma substância volátil, formação de um gás, entre outros. Pode-se dizer que a tentativa de entender, explicar e controlar as reações químicas é o principal objeto da Química e, na verdade, bem antes mesmo da existência da Química, o Homem tentava entender essas transformações (CAMPOS, 2009).

As substâncias envolvidas em uma reação química podem ser classificadas como puras, quando formadas por único elemento, ou compostas, quando formadas por diferentes elementos. Existem diferentes categorias de reações químicas, que são classificadas de acordo com diferentes características. As classificações mais comuns são relacionadas à perda ou ganho de calor, espontaneidade, relação entre o número de substâncias que reagem e o número de substâncias que são produzidas e a reversibilidade (FELTRE, 2005).

Quando uma reação química libera calor ela é classificada em reação exotérmica, por exemplo, a queima da glicose na respiração celular. Quando uma reação química absorve calor é classificada em endotérmica, por exemplo, na oxidação do nitrogênio. A reação química também podem ser classificada como reação espontânea se ocorrer sem influência externa como, por exemplo, a combustão. A reação que precisa ser induzida por uma influência externa é classificada em reação não espontâneas como, por exemplo, a eletrólise. A reação química é classificada em reversível quando os reagentes se combinam e formam produtos, e os produtos também reagem entre si, produzindo os reagentes. A reação também pode ser classificada como irreversível, quando pelo menos um dos reagentes é completamente consumido ao fim da reação (MACHADO, 2008).

As classificações a seguir são baseadas na relação entre o número de substâncias que reagem e o número de substâncias produzidas em uma reação química. A reação química pode ser classificada em reação de síntese ou adição, reação de análise ou decomposição, reação de simples troca ou descolamento, reação de dupla troca ou permutação e reação de óxido-redução (CANTO, 2011).

Na reação de síntese ou adição duas ou mais substâncias simples reagem, produzindo uma única substância composta. O modelo da equação é A+B→AB. As reações de adição se subdividem, ainda, em: síntese total, quando os reagentes são substâncias simples; e síntese parcial, quando pelo menos um dos reagentes é uma substância composta (CANTO, 2011).

A reação de análise ou decomposição ocorre quando uma única substância é decomposta em, no mínimo, duas substâncias estruturalmente mais simples. Este tipo de reação tem como modelo de equação: AB→A+B. Algumas dessas reações recebem nomes mais específicos. Quando a reação de decomposição é provocada pelo calor, recebe o nome de pirólise (ou calcinação); quando é provocada pela luz, é chamada de fotólise; e pela eletricidade, eletrólise (CANTO, 2011).

Na reação de simples troca ou descolamento uma substância simples é combinada com uma substância composta originando novas substâncias, sendo uma simples e outra composta. Pode ocorrer quando os elementos livres e quimicamente ativos deslocam o elemento menos ativo de um composto. E pode ocorrer quando metais ativos deslocam hidrogênio de ácidos fortes. Este tipo de reação possui como modelo geral a seguinte equação: A+BC→AC+B (CANTO, 2011).

Na reação de dupla troca ou descolamento a reação ocorre entre duas substâncias compostas e origina outras duas novas substâncias compostas. A dupla troca ocorre geralmente em solução, quando cátions e ânions de uma substância alcançam íons de outra substância reagente. Possui como modelo geral a seguinte equação: AB+CD→AD+CB (CANTO, 2011).


  1. OBJETIVOS        

O presente relatório tem como objetivo, a partir das experiências das combinações de substancias, analisá-las, afim de identificar cada reação química, suas características e  transformações.

  1. Objetivos gerais

Os objetivos gerais são, obter a capacidade de compreensão, e então ser possível identificar e classificar cada reação química de acordo com a combinação das substancias (reagentes), a partir de seu rompimento a nível molecular, e a conseguinte transformação da matéria, reagrupando-se e formando uma nova substância (produto), e também poder observar os fatos que podem ocorrer em uma reação, como o desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (172.4 Kb)   docx (324.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com