TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Lab Quimica Ácidos e Bases

Por:   •  4/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA [pic 1]

DE MINAS GERAIS – CEFET/MG

Campus III – Unidade Leopoldina

Departamento de Engenharia de Controle e Automação

Elvis
Felipe Rocha Silva

Hugo Brum Sandin

João Marcos

Ácidos e Bases – Relatório de aula prática

Turma: 1º período ENCAUT

Disciplina: Laboratório de Química Geral

Professora: Andrea Carrara Geöcze

Leopoldina

24 de maio de 2017

Introdução:

As funções mais importantes da química: ácidos e bases. São os grandes pilares de toda a vida de nosso planeta, bem como da maioria das propriedades do reino mineral. Íons carbonatos e bicarbonatos (ambos básicos) estão presentes na maior parte das fontes de água e de rochas, junto com outras substâncias básicas como fosfatos, boratos e amônia. Em adição, vulcões podem gerar águas extremamente ácidas pela presença de HCl e SO2. A fotossíntese das plantas pode alterar a acidez da água nas vizinhanças por produzir CO2, a substância geradora de ácido mais comum na natureza. A fermentação do suco de frutas pode vir a produzir ácido acético. Quando utilizamos nossos músculos em excesso sentimos dores provocados pela liberação de ácido lático.

Podemos hoje considerar que as propriedades ácidas de uma solução são devidas a presença do íon hidrônio, [H3O]+, em que cada Hidrogênio reparte um par de elétrons com o oxigênio. Então, pode-se afirmar que o ácido é uma substancia que produz íons hidrônio quando em solução aquosa, embora isto corresponda a uma simplificação. Correspondentemente, base é a substância que fornece íons oxidrila ou hidroxila (OH)- quando dissolvida em agua.

O pH é uma característica de todas as substâncias determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.

As substâncias que possuem valores de pH 0 a 7, são consideradas ácidas, valores em torno de 7 são neutras e valores acima de 7 são denominadas básicas ou alcalinas. O pH de uma substância pode variar de acordo com sua composição, concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas e da temperatura.

Indicadores são substancias coloridas que tem a propriedade de adquirir cores diferentes dependendo do pH da solução a qual foram adicionados. A experiencia realizada foi utilizado o repolho roxo que contem pigmentos, chamados antocianinas, que lhe fornecem a cor roxa característica e pertencente ao grupo de compostos orgânicos chamados flavonoides.

Objetivos:

 O Objetivo do experimento foi estudar o comportamento de alguns indicadores em relação aos meios ácidos e básicos, preparar um indicador utilizando pigmentos vegetais do repolho roxo, testar a capacidade deste e determinar o pH de algumas soluções.

Materiais utilizados: 

Tubos de ensaio, Pipeta Graduada, Pêra, Funil, Pisseta, Pinça, Estante para tubo de ensaio, Becker.


Descrição Experimental:

A fim de saber o número de pH em algumas substancias, foi separado algumas soluções, tais como Hidróxido de sódio, Ácido clorídrico 10%, Bicarbonato de sódio, e água destilada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com