TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Orgânica

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

DISCIPLINA: INORGÂNICA I

PROFº EVERTON TOMAZ

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 Estrutura atômica

1) Defina comprimento de onda (λ) e frequência (ν)?

R: Comprimento de onda é a distância entre uma crista e outra da onda. Frequência é o número de vezes que o comprimento de onda se repete em 1 segundo.

2) O que se pode concluir acerca da energia das ondas eletromagnéticas através da equação deduzida por Max Planck: E = h.ν

R: A frequência é proporcional a energia.

 

3) Calcule, usando a equação proposta por Rydberg, a energia da transição do hidrogênio em cm-1 usando os valores n1 = 2 e n2 = 3 e constante de Rydberg (R) = 1,097x107 m-1. O valor de 1/λ (número de onda) é proporcional a energia e comumente usado em espectroscopia. Esta transição resulta em uma linha vermelha no espectro visível de emissão do hidrogênio. ATENÇÃO À CONVERSÃO DE UNIDADE.

Resultado final do cálculo: 1,524x104 cm-1.

4) Explique o modelo atômico de Bohr.

R: O átomo é constituído por um núcleo positivo, onde os elétrons se encontram em órbitas bem definidas ao redor do núcleo.

5) Um elétron que encontra-se na órbita 2 salta para a 5. Nesse processou ocorreu absorção ou emissão de energia?

R:Absorção, pois pulou de uma camada mais interna(menos energia) para uma mais externa(mais energia).

6) Quando deixamos cair sal de cozinha (NaCl) no fogo vemos a emissão de luz amarela. Explique esse processo com base no modelo atômico de Bohr.

O fogo fornece energia para o átomo de sódio, ao absorver essa energia o elétron pula para uma camada mais externa, e ao voltar para camada onde se encontrava inicialmente, libera energia luminosa.

7) Louis de Broglie deduziu a fórmula que descrevia o elétron como tendo uma natureza dupla de partícula-onda. Dê a fórmula de de Broglie e explique o que ele conclui com ela.

Lambida= h/m . v

Através dessa fórmula percebe-se que o elétron se comporta tanto como onda tendo um lambda associado como partícula tendo massa.

8) O que diz o princípio da Incerteza de Heisenberg?

R: Heisenberg propõe que não é possível determinar com precisão, em um dado momento, a posição e o momento do elétron, pois qualquer coisa que se utilize para medir onde ele se encontra alterará o resultado final.

9) (IFRJ-2010-prof) De acordo com o modelo de Bohr, um elétron no estado fundamental de um átomo de hidrogênio move-se em órbita ao redor do núcleo com um raio específico de 0,53Ǻ. Na descrição do átomo de hidrogênio pela mecânica quântica, a distância mais provável do elétron ao núcleo é 0,53Ǻ.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (160.5 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com