TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da Aula Prática

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

        Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

 Instituto de Ciências Exatas

Departamento de Química

                          Relatório da Aula Prática

Disciplina: Química Orgânica Experimental I – IC-357                     Matrícula:

Aluna:

Prática: Síntese da Acetanilida

 Objetivo:  Esta pratica tem por objetivo sintetizar a acetanilida,uma amida secundária, a partir de anilina e anidrido acético.

Introdução:

   A acetanilida é uma amida secundária que pode ser sintetizada através de uma reação de acetilação da anilina a partir do ataque nucleofílico do grupo amino sobre o carbono carbonílico do anidrido acético, seguido de eliminação de ácido acético. Ela  tem a mesma função do paracetamol atuando como analgésico e antipirético e foi descoberta acidentalmente por Cahn and Hepp em 1886 quando foi utilizada pela primeira com o nome de antifibrina. É possível  perceber a formação da acetanilida, durante a síntese orgânica, por conta  da formação de cristais brancos que se aglomeram no fundo do recipiente.

  Quando compostos orgânicos sólidos são isolados ou obtidos em reações químicas, é provável que esse composto não seja puro e que tenha impurezas que se formam em reaçoes secundárias juntamente com o produto desejado. Há uma técnica simples para eliminação de impurezas, principalmente as  insolúveis, que consiste em utilizar  um solvente apropriado  e logo após uma recristalização.

   A purificação do sólido por recristalização está baseada nas diferentes solubilidades das substâncias e consiste primeiramente, na dissolução do material impuro num solvente apropriado, seguido de um aquecimento até o próximo à ebulição. Faz-se uma filtração a quente para remover os insolúveis nesta temperatura. Em seguida, deixa-se esfriar para produzir os cristais da substância dissolvida que podem ser separados em uma filtração a frio. O processo é repetido até a obtenção do composto puro.

   As características desejáveis do solvente para a recristalização são: alto poder de dissolução da substância a ser purificada em temperaturas elevadas e um relativo baixo poder de dissolução, em temperaturas comuns. Deve ser facilmente isolado dos cristais obtidos; não reagir com a amostra e ter ponto de ebulição não muito alto para que possa ser recuperado.

 Após sua síntese, a acetanilida pode ser purificada através de uma recristalização, usando  carvão  ativo. O carvão ativo atua adsorvendo as impurezas coloridas e retendo a matéria resinosa e finamente dividida.  

  No teste de confirmação, a  acetanilida é insolúvel a  solução de HCl, já a anilina  é solúvel  a  esta  solução. Isto ocorre devido a polaridade das moléculas, sendo anilina polar e acetanilida apolar.

Parte Experimental:

 Materiais utilizados:

● Balança digital    ●Bastão de vidro  ● Béquer de 250 ml     ●Erlenmeyer de 250 ml      

●Funil comum   ●Funil de Büchner  ●Kitassato  ●Mangueiras para filtração a vácuo  ●Manta aquecedora

●Papel de filtro  ●Pipeta graduada (5ml)   ●Pissete   ●Vidro relógio ●Proveta ●Tubo de ensaio

●Espátula ●Pote com Gelo

Reagentes utilizados:

●Água destilada  ●Anidrido acético ●Anilina   ●solução aquosa de HCl

Procedimento experimental:

  Medi, com uma pipeta graduada, 8 ml de anilina e transferi para um béquer de 250 ml. Em seguida adicionei 60 ml de água destilada. Medi, em proveta, 10 mL de anidrido acético com densidade 1,08 g/mL e adicionei ao béquer cuidadosamente em pequenas porções. Enquanto adicionava  o anidrido, eu mantia o béquer  em movimentos circulares para facilitar a reação,e continuei agitando por 15 min. Em todoas essas operações eu me dirigia à capela, em virtude dos fortes odores dos reagentes.

  Depois desse processo, obtive cristais de cor branca. Que logo após eu filtrei e coletei no funil de buchner, além de lavar varias vezes com água destilada gelada. Então, coloquei o produto cristalizado em um becher, adicionei água até cobrir totalmente e logo em seguida, aqueci até total solubilização a quente do produto. Após  esse  processo,  filtrei  a  quente  e

resfriei  o filtrado, a temperatura ambiente,  visando a  obtenção  de cristais.

   Em  seguida fiz a filtração a vácuo da acetanilida que obtive. Utilizei o kitassato e acoplei o funil de büchner na parte superior, logo após umideci o  papel de filtro com água destilada e coloquei no interior do funil. Liguei a mangueira à saída lateral do erlenmeyer e à um dispositivo que ocasionava vácuo, com o objetivo de acelerar o processo de filtragem. Por fim coloquei para secar na estufa, por aproximadamente 20 min.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com