TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da Síntese do alúmen de potássio

Por:   •  7/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  1.144 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas

Aline Vitória Buso Ribeiro

Giovana Belli

Nicolas Lorencetti

João Victor Cadioli

Rennan Trindade

Experimento no: 6

Síntese do alúmen de potássio, KAl(SO4)2.12H2O

Relatório apresentado para a disciplina

 de Laboratório de Química,

como requisito parcial de avaliação.

Prof. Dr. Benecildo

Uberaba – MG

23/10/2017

  1. INTRODUÇÃO

    Sais duplos são sais inorgânicos que apresentam como principal característica a presença de três íons em sua composição (dois ânion e um cátion ou dois cátion e um ânion). Assim como todo sal, podem ser obtidos a partir de uma reação de neutralização entre dois ácidos e uma base ou entre um ácido e duas bases. Por exemplo, temos a reação do ácido sulfúrico (ácido poliprótico) com hidróxido de sódio e hidróxido de potássio, produzindo o sulfato de potássio e sódio, representada na seguinte equação química:

       KOH (aq)  +  NaOH (aq)  +  H2SO4 (aq)     KNaSO4 (aq)  +        2H2O (l)

   Para obter-se um sal duplo através da cristalização entre sais e uma solução aquosa, faz-se a mistura das soluções desses sais uma após a outra, concentrando-as pela evaporação da água. Com isso, não há a precipitação separada dos sais (primeiro menos solúvel e depois mais solúvel), e sim há formação de cristais, chamados sais duplos, em que o estado de oxidação dos íons será conservado. DIAS, Diogo Lopes. "Sais duplos"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 23 de outubro de 2017.

    Alúmens são sais duplos, cristalizados a partir de soluções              aquosas contendo íons de alumínio ou outros íons trivalentes                            (mais comumente). KAl(SO4) 212H2O, é considerado um sal duplo e    encontra-se disponível na natureza na forma do mineral denominado   Calinita. Por outro lado, podemos obter o mesmo composto na forma de cristais, quando se misturam duas soluções aquosas, quentes, de sulfato de alumínio (Al2 (SO4)3) e de Sulfato de potássio (K2SO4) e resfria-se a solução resultante. A pureza justifica as situações nas quais os alúmens são aplicados, na purificação de água e outros líquidos, como agente floculante, na produção de pão, mordente                                   (auxilia na durabilidade da cor) no tingimento de tecido, cosméticos e   na pedra-ume (a qual tem propriedades anticépticas e analgésicas, para cortes e afins).  O alúmen se dissocia em solução originando os íons constituintes do sal duplo. No caso do alúmen de potássio, quando em solução, origina [K(H2O)6]+, [Al(H2O)6]³+ (SO4-)2.                                    A produção industrial do alúmen de potássio, Kal (SO4)2·12H2O, o mais antigo composto de alumínio utilizado pelo homem, vem diminuindo nos últimos anos e os métodos de produção possuem interesse quase     exclusivamente. (BACAN, N. et al. Química analítica quantitativa elementar. 2ª ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1979)

     Atualmente, o alúmen é produzido somente a partir do hidróxido de alumínio proveniente do Processo Bayer e ainda é utilizado na indústria do couro, como um mordente, na indústria farmacêutica e de cosméticos e como agente de coagulação do látex. A aplicação industrial mais           importante do alúmen de potássio hoje é como um aditivo na produção de cimento marmoreado e de gesso. (LEE, John David. Química          Inorgânica não tão concisa. 1.ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2003.)

  1. OBJETIVOS

   Realizar a síntese de um sal duplo (alúmen de potássio KAl(SO4)2.12H2O) através de aquecimento, resfriamento e filtrações por gravidade e a vácuo de uma mistura sólido-líquido.

  1. PARTE EXPERIMENTAL

3.1. Reagentes, vidrarias e utensílios:

- Argola para filtração

- Balança analítica - Bastão de vidro

- Béquer de 50 mL

- Béquer de 250 mL

- Bico de Bunsen

- Espátula

- Funil de Büchner

- Papel alumínio

- Papel de filtro

- Suporte universal

- Tecido de algodão branco

- Tela de amianto

- Tripé

- Tubos de ensaio

- Água destilada

- Ácido sulfúrico

- Gelo

- Hidróxido de amônio

- Hidróxido de potássio (4 M)

3.2. Procedimento experimental

 3.2.1 Síntese do alumém de potássio

          Pegou-se uma folha de alumínio, que foi cortada em pequenos pedaços e pesou-se, com precisão, uma massa de 0,502 g. Colocou-se os pedaços em um béquer de 250 mL e adicionou-se lenta e cuidadosamente, com auxílio de um bastão de vidro, 15 mL de solução de hidróxido de potássio (KOH). Filtrou-se a mistura, coletando em um béquer de 250 mL. Em seguida deixou-se a solução resfriar até a temperatura ambiente e adicionou-se, com o auxílio de uma pipeta de 10 ml e um bastão de vidro e sob agitação contínua, 10 mL de solução de ácido sulfúrico (H2SO4). Neste ponto ocorreu a precipitação de hidróxido de alumínio, Al(OH)3. Tornou-se a aquecer lentamente a solução até que o precipitado reagisse e, então, retirou-se a solução do aquecimento. Deixou-se resfriar até a temperatura ambiente, quando deveriam aparecer os cristais do alúmem de potássio, o que não foi observado. Tornou-se a aquecer a solução por mais 2 minutos e resfriar logo em seguida até temperatura ambiente, quando aí sim, observou-se a precipitação do alúmem de potássio. Colocou-se a mistura em banho de gelo e observou-se a formação de mais cristais. Filtrou-se a vácuo os cristais obtidos (lavados com álcool), usando um papel de filtro previamente pesado. A lavagem dos cristais com etanol provoca precipitação de mais cristais na solução filtrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com