TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Microbiologia

Por:   •  1/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ETEC Sales Gomes – Tatuí

ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM QUÍMICA

MICROBIOLOGIA

MICRORGANISMOS

Realização: 15/02

 Entrega: 15/03

Turma: 3º ETIM - QUÍMICA

Professor (es). Responsável (is): Gabriella Monteferrante

Aluno: Alexsandro dos Santos nº 01

Uso do Professor:

Menção do Grupo:

Aluno: Ana Gabriély de Oliveira Moraes nº 02

Uso do Professor:

Aluno: Arthur Sucena Balieiro e Silva nº 04

Uso do Professor:

Aluno: Barbara Baider Ferreira nº 05

Uso do Professor:

Aluno: Ellen Edenice Almeida nº 10

Uso do Professor:

Aluno: Fernando Yujiro Watanabe nº 11

Uso do Professor:

TATUÍ, SP

2019


  1. INTRODUÇÃO

Os microrganismos são seres cujo só podemos observar através de microscópios, no grupo dos microrganismos, incluímos os vírus, as bactérias, leveduras e bolores.

 Em relação a sua estrutura biológica e diferentemente do que acontece com as plantas ou com os animais, ela é extremante fundamental, pois são unicelulares, coincidem na individualidade que apresentam. (Microrganismos. QueConceito. Sao Paulo.)

Alguns microrganismos podem ser responsáveis pela deterioração de alguns alimentos, inclusive ocasionando graves doenças àqueles que consomem esses alimentos contagiados de microrganismos infectados. (Microrganismos. QueConceito. Sao Paulo.)

 (Microrganismos. QueConceito. Sao Paulo.) Disponível em: < https://queconceito.com.br/microrganismos >. Acesso em 14 de março de 2019, 20h07

        As bactérias podem também, possuir papel fundamental no ambiente, na fixação do nitrogênio, fermentação (produção de queijos, iogurtes, etc.), indústria farmacêutica (produção de antibióticos e vitaminas), dentre outros. Nem todas as bactérias são benéficas ao homem. Há uma série de bactérias patogênicas, como exemplo, algumas destas patologias: tuberculose, hanseníase, difteria, coqueluche, pneumonia, meningite meningocócica, tétano, leptospirose, cólera, gonorreia, sífilis, botulismo, febre tifoide, dentre outras.

(NEVES, Roberta, Educação. Biologia). Disponível em: . Acessado em 14 de Março de 2019, 21h37.

Para análise das bactérias e seu desenvolvimento na gelatina, optamos por pegá-las nos botões do micro-ondas da cozinha da escola, cujo é dividido entre a maioria dos alunos A todo o momento, mexemos em nossos celulares, temos contato com os mais diversos objetos e lugares, vamos ao banheiro, cumprimentamos uns aos outros, e boa parte das vezes, não buscamos manter a higiene necessária, levando bactérias de um local para outro. Os botões em questão tendem a ser um meio de transmissão de bactérias muito eficaz, pois inúmeras pessoas passam por ali.

2. OBJETIVO

Observar o desenvolvimento e crescimento dos fungos na gelatina com açúcar e sem açúcar com as amostras obtidas nos botões do micro-ondas da escola.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1. MATERIAIS

  1. 2 potes de plástico descartáveis, com tampa;
  2. Cotonete;
  3. Colher;
  4. Microondas;
  5. Freezer;

3.2. REAGENTES

  1. Água;
  2. 2 pacotes de gelatina sem sabor;

3.3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Procedimento 1:

Inicialmente, colocou-se água quente nos dois potes, logo após, foi acrescentado a gelatina sem sabor, diluindo-a muito bem. Feito isso, adicionou-se açúcar em apenas um dos potes e em seguida a água gelada, porém desta vez em ambos, cujo foram levados ao congelador por alguns minutos.

        Ao retirar a gelatina, depois de ter ganhado consistência, com auxílio de uma haste flexível com algodão nas pontas (cotonete), foi-se em busca de lugares que supostamente possuíam bactérias, pensamos nos botões do micro-ondas, fora então, colhida a amostra e passou-a levemente em cada um dos potes de gelatina.

4. ANALISE DOS RESULTADOS

Os potes de plásticos com a substância gelatinosa servem como um material nutriente para o crescimento de microrganismos. Nós optamos por pegar as bactérias encontradas nos micro-ondas da cozinha da escola, pois são usados diariamente por diferentes pessoas. Assim que preparamos as amostras, elas ficaram da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (583.7 Kb)   docx (476 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com