TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Química - Erro padrão

Por:   •  17/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

Relatório apresentado à disciplina de Química Geral

Técnicas de pesagem e noções de erros experimentais

Discentes: Carina Regina Martins Paz

                  Geovana Morais Marcelino

                  Ilana Miriã Lombardi

           

Docente: Angelita Ribeiro

[pic 3]

  1. Introdução

      Foram utilizados nesse experimento vidrarias como pipeta volumétrica e graduada e a bureta, balança analítica e fórmulas matemáticas a fim de se conseguir o melhor resultado esperado.

As pipetas, tanto a volumétrica quanto a graduada servem para transferir determinados volumes de modo preciso, sob determinadas temperaturas e são calibradas de modo a levar em conta o filme líquido que fica retido na sua parede interna adotando-se um tempo de escoamento uniforme. Em sua maioria, o líquido é escoado pela ação da gravidade

As pipetas volumétricas são tubos de vidro cilíndricos na parte central, com a extremidade inferior estreita, têm a marca de calibração de seu volume gravada na parte superior, acima do bulbo e contém capacidade variando entre 1,00 e 200,00 ml. Ao final de uma transferência, retêm sempre uma pequena quantidade de líquido na sua extremidade inferior, a qual é desprezada.

As pipetas graduadas são tubos cilíndricos com uma escala numerada de alto para baixo até a capacidade máxima. Também são usadas para transferir frações do seu volume total, com uma precisão um pouco menor.

Já a bureta, é um tubo cilíndrico uniformemente calibrado em sua extensão da sua escala, possui uma torneira na extremidade inferior, para controle do fluxo de líquido nela contido. As buretas geralmente são usadas para escoar volumes variáveis de líquido.

Além das vidrarias, outro instrumento utilizado neste experimento foi a balança, que segundo a história antiga já era utilizada pelos egípcios de forma simples e rudimentar que consistia em uma barra suspensa pelo ponto médio, por uma corda. As massas pesadas eram penduradas por cordas fixadas nos extremos da barra transversal e somente no século XVIII com Lavosier houve a necessidade da precisão nas pesagens, pois os mais importantes requisitos para um instrumento de medida de um laboratório é a sensibilidade e exatidão, até que houve o surgimento da balança de um prato só em 1946 com Erhart Metler.

A balança usada para este experimento específico foi a analítica eletrônica que funciona criando um contratorque em um campo magnético controlado por um processador interno. Para verificar exatidão nas leituras com essa balança, estas são mantidas em caixas de vidro ou de plástico para isolar o prato de pesagem de eventuais correntes de ar.

Por fim, as fórmulas utilizadas para a obtenção dos resultados foram a média, o desvio padrão e o erro padrão.


  1. Objetivos

Verificar a existência de erros experimentais nas medidas de volume, utilizando vários instrumentos de medida.

Aprender a técnica de pesagem na balança analítica, além de verificar a sua importância no dia-a-dia do trabalho de laboratório.

  1. Metodologia

  1. Materiais

*Tubos de ensaio

*Balança analítica

*Água destilada

3.2.1Procedimento Experimental

a) Determinação do erro na medida de volume com a pipeta graduada

Foram pesados e numerados 5 tubos de ensaio secos separadamente e primeiramente coletado os dados da massa dessa forma, através da balança analítica, depois os mesmos tubos de ensaio foram pesados contendo 10,00 mL água destilada, medido em uma pipeta graduada de 10 mL e obtido os dados dos dois pesos, do tubo e da água, também através da balança analítica. Após esse procedimento então foi calculado o resultado final na massa da água e todos os resultados foram organizados em uma tabela.

b) Determinação do erro na medida de volume com a pipeta volumétrica

Foram pesados e numerados 5 tubos de ensaio secos separadamente e primeiramente coletado os dados da massa dessa forma, através da balança analítica, depois os mesmos tubos de ensaio foram pesados contendo 10,00 mL água destilada, medido em uma pipeta volumétrica de 10 mL e obtido os dados dos dois pesos, do tubo e da água, também através da balança analítica. Após esse procedimento então foi calculado o resultado final na massa da água e todos os resultados foram organizados em uma tabela.

c) Determinação do erro na medida de volume com a bureta

Foram pesados e numerados 5 tubos de ensaio secos separadamente e primeiramente coletado os dados da massa dessa forma, através da balança analítica, depois os mesmos tubos de ensaio foram pesados contendo 10,00 mL água destilada, medido em uma bureta e obtido os dados dos dois pesos, do tubo e da água, também através da balança analítica. Após esse procedimento então foi calculado o resultado final na massa da água e todos os resultados foram organizados em uma tabela.

4.Resultados e Discussão

Os resultados obtidos estão reunidos nas tabelas abaixo

Tabela 1 - Determinação do erro na medida de volume com a pipeta graduada

Tubo

Volume

esperado (mL)

Massa da

Tara (g)

Massa da tara

+ água (g)

Massa

da água (g)

1

10,00

jjjj        33.6754

Jjjjj9j        43.5087

9.8333

2

10,00

34.3575

sds        44.2044

9.8469

3

10,00

33.6375

43.4913

9.8538

4

10,00

33.0475

42.8819

9.8344

5

10,00

33.2745

43.1778

9.9033

 

Equações

[pic 4][pic 5] 

[pic 6]

[pic 7]

      A exatidão está relacionada com o erro absoluto, ou seja, com a proximidade do valor medido em relação ao valor verdadeiro da grandeza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (215.9 Kb)   docx (47.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com