TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Química Orgância Experimental

Por:   •  12/7/2022  •  Resenha  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

LUCAS HENRIQUE CHERIATO

EDUARDA FRENKEL FIORINI DE SOUZA

RELATÓRIO PRÁTICA 3 E 4

ALFENAS – MG

2022


  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para a extração do óleo de cravo-da-índia foi utilizado o processo de destilação por arraste a vapor d’água, pois a substância que se deseja obter atende os requisitos necessários para passar pelo processo, como a insolubilidade em água, a não degradação do composto pelo vapor d’água aquecido e apreciável pressão de vapor, no entanto, a temperatura deve estar controlada, pois caso aumente pode haver a degradação do composto que será extraído. Ao final da destilação obtivemos uma mistura de 100 ml de óleo de cravo-da-índia e água, a qual submetemos a uma posterior extração de ácido-base para isolar e quantificar os compostos eugenol e acetileugenol presentes no óleo essencial.

O óleo de cravo-da-índia foi submetido a uma extração de ácido-base a qual é utilizada preferencialmente quando se deseja separar compostos de um produto em que suas características estruturais são diferentes, exemplificando, um composto ter caráter ácido e o outro básico, através da formação de sais solúveis em água. No experimento, o eugenol se comporta como ácido e é separado do acetileugenol que não terá interação com a base adicionada, resultando no sal eugenolato de sódio que estará solúvel em água e o acetileugenol que ficará retido na fase orgânica. O sal formado será protonado novamente através da adição de um ácido e extraído posteriormente com um solvente adequado, obtendo o eugenol em fase orgânica que passará pelo processo de rota-evaporação assim como o acetileugenol. Os compostos foram isolados em balões volumétricos, que foram previamente pesados vazios, a fim de calcular o rendimento através da diferença de peso.

O balão volumétrico contendo eugenol tem peso vazio de 63,867g e com o isolamento do composto tem peso de 65,217g, ou seja, foi extraído 1,35g de eugenol, sendo 13,5% de rendimento total a partir de 10g de amostra de cravo-da-índia.

O balão volumétrico contendo acetileugenol tem peso vazio de 68,111g e com o isolamento do composto tem peso de 68,808g, ou seja, foi extraído 0,697g de acetileugenol, sendo 6,97% de rendimento total a partir de 10g de amostra de cravo-da-índia.

Segundo a literatura, estima-se um rendimento de 14% a 20% de óleo essencial para 100g de amostra, e desses 14% a 20%, o óleo é constituído por cerca de 70% a 80% de eugenol, 15% de acetileugenol e 5 a 12% de beta-cariofileno. Assim, observamos que nosso rendimento total de 20,47% (eugenol + acetileugenol) estava acima do esperado. O que pode ter causado o resultado superestimado, foi a não evaporação total do solvente, deixando uma quantidade significativa que interferiu nos valores encontrados.

Questionário do Experimento 3        

1. Em que categoria geral de produtos naturais se enquadram as essências?

R: Os óleos essenciais se enquadram no grupo dos terpenos.

2. Consulte nos catálogos (Index Merk, Handbooks, etc.) o ponto de ebulição do eugenol.

R: O ponto de ebulição do eugenol é de 254°C.

3. Baseado no peso original de cravo, calcular a porcentagem de recuperação do eugenol, considerando que as impurezas presentes no extrato são insignificantes.

R: A porcentagem de recuperação do eugenol foi de 13,5%.

4. Comente sobre a eficiência da montagem alternativa utilizada no processo de extração do eugenol, comparando com um extrator soxhlet.

R:

5. Por que a destilação por arraste de vapor é preferida à destilação simples quando se trata de óleos essenciais?

R: A destilação por arraste de vapor é preferida pois haverá uma menor possibilidade da degradação do óleo essencial que será extraído, pois a temperatura terá influência apenas na água que passará em forma de vapor pela amostra, na destilação simples a amostra + água é colocada diretamente na manta de aquecimento, podendo haver degradação do óleo essencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com