TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Visita Técnica à SCHLUMBERGER

Por:   •  15/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN DIRETORIA ACADÊMICA DE INDÚSTRIA CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E GÁS

Relatório de Visita Técnica à SCHLUMBERGER

Isaac Enos da Silva

Jucicarla G. do Nascimento

Priscilla Paulino da Silva

Rogério Barbosa de Sousa

NATAL

Abril, 2013


[pic 2]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN DIRETORIA ACADÊMICA DE INDÚSTRIA CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E GÁS

Relatório de Visita Técnica à SCHLUMBERGER

Relatório apresentado ao IFRN, como parte

das exigências da disciplina Avaliação de

formação e comportamento de reservátorio

á docente Rosiney Araújo Martins.

NATAL

Abril, 2013

[pic 3]

2


SUMÁRIO

I.        INTRODUÇÃO        4

II.        OBJETIVO        5

III.        ATIVIDADES  DESENVOLVIDAS        5

IV.        CONCLUSÃO        10

[pic 4]

3


  1. INTRODUÇÃO

Os acadêmicos do 2º período do curso técnico de Petróleo e Gás, da disciplina Avaliação de formação e comportamento de reservatórios, coordenados pela professora Rosiney Araújo, realizaram no dia 11 de Abril de 2013, às 11h, visita técnica à empresa Schlumberger, que presta serviços para a indústria do petróleo, com sede/filial em Mossoró/RN. A empresa voltada para o atendimento de serviços de avaliação de formação, ensaio de poços, além de prestar consultoria a pequenas empresas; dentre outros serviços. A Schlumberger trabalha para desenvolver produtos, serviços e soluções que otimizam o desempenho do cliente de uma forma segura e ambientalmente saudável.

Possui uma área distribuída em galpões, sala de manutenção e o prédio administrativo. Bem equipada, com larga experiência em seu campo de atuação, possui uma estrutura industrial de perfilagem composta por máquinas operatrizes, entre sondas, unidades de perfilagem, e ferramentas atualizadas.

[pic 5]

4


  1. OBJETIVO

A visita teve como objetivo o conhecimento da área física e as atividades operacionais, visando contribuir com a formação profissional dos visitantes, por meio da observação de atividades práticas e situações profissionais reais desenvolvidas na empresa.

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Os alunos foram orientados a usarem os equipamentos de proteção individual, óculos de proteção, capacete, jaleco e botas bico de aço, a fim de prevenir e evitar acidentes. Após a chegada na empresa, nos foi apresentado o profissioal, Sr. Bruno, engenheiro da empresa a 9 anos. O engenheiro Bruno juntamente com o supervisor da parte operacional, Sr. José, que trabalha na empresa a mais de 30 anos, deram, primeiramente, diretrizes quanto a procedimentos de segurança mostrando a sinalização no local.

Seguindo as orientações, passamos diretamente para área de sondas de perfilagem. Apartir de então começaram a ser adquiridos conhecimentos práticos dos que já haviam sido abordados em sala de aula de como funcionam, quais tipos, nomes dos sensores, partes móveis que são acopladas com a finalidade de captar os diferentes impulsos elétricos, radioativos e sonoros que foram lançados na formação a ser explorada a fim de adquirir respostas, afim de fornecerem uma variedade de parâmetros primários do reservatório, tais como: Litologia, Porosidade, identificação de fluidos presentes (água, óleo e gás), quantificação (saturação) e capacidade de produção (permeabilidade).

[pic 6]

Estaleiro de sondas

[pic 7]

5


[pic 8]

Instalação da peça responsável pela identificação do comando elétrico vindo do computador.

Após ter sido acoplada a peça já citada, a turma foi dividida em dois grupos, sendo um conduzido pelo engenheiro Bruno até a sala de manutenção, onde o comando é dado pelo computador, gerando o impulso elétrico,

[pic 9]

conduzido pelo cabo com vários condutores para sonda. O outro grupo de alunos, sob a supervisão do Sr. José, ficaram aguardando a resposta da sonda ao comando do computador de testes. Foi informado que cada unidade de perfilagem é equipada com o computador completo responsável pelos comandos e

geração               dos               perfis.

No    presente    teste,   tivemos    a oportunidadede presenciar os movimentos das

juntas flexíveis da sonda responsável por medir o diâmetro do poço chamada CÁLIPER. Cada movimento, por menor que seja do braço flexível da sonda, gera uma informação (curva) no perfil que está sendo gerado.

[pic 10]

Engenheiro movimentando o braço flexível gerando uma diferente curva no perfil.

[pic 11]

6


As sondas são compostas por placas eletrônicas com diversos circuitos juntamente com a parte hidraulica, que através dos comandos, atende os movimentos das sondas flexíveis. Após os alunos terem recebido a demonstração prática do funcionamento das sondas, a turma foi reunida novamente e levada até a uma unidade móvel de perfilagem estacionada no pátio da empresa. Foram, então, apresentados alguns equipamentos que compoem a unidade, tais como: carretel com capacitade para 1500m de cabo, que por sua vez é composto externamente por cabos de aço trançados onde em seu interior, percorrem os cabos condutores de comandos e informações geradas. Logo em seguida, puderam ser observadas as peças responsáveis pelo canhoneio e suas respectivas aplicações práticas. Os alunos tiveram a oportunidade de receber, detalhadamente, informações sobre a carga dentro da peça, acionamento e durabilidade do material. Após o revestimento do poço, a peça desce e chegando a zona de interesse é acionada gerando forte pressão que, através de orifícios na peça, perfuram a formação avançando até 50 polegadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (3.2 Mb)   docx (3.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com