TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de aula prática

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade de Itapiranga – FAI

Alunos: Daiane Schneider, Bruno Melz e Leandro Grutzmann.

Disciplina: Química

Professor Me. Eng.: Rafael Alvise Alberti

Semestre 2016/ 01

  1. Relatório de Procedimento Experimental: Determinação do pH usando um pHmetro e fita.

Data de realização do experimento: 11 de março de 2016

  1. Objetivos: Este experimento visa compreender métodos de preparação de soluções com o ácido sulfúrico(H2SO4) e hidróxido de sódio(NaOH) e determinar o ph de cada uma dessas soluções usando o pHmetro e a fita indicadora de ph.
  1. Fundamentação Teórica: A utilização da fita indicadora de ph e do pHmetro(que fornece resultados mais exatos) servem para indicar se a solução será ácida, neutra ou básica, sendo menos que 7 será ácida, igual a 7 neutra e acima de 7 básica, como mostra a imagem abaixo:

                [pic 4][pic 5][pic 1][pic 2][pic 3][pic 6]

O ácido sulfúrico que segundo Jennifer Rocha Vargas Fogaça (2016):

Industrialmente, apresenta grande importância, sendo usado em vários processos. Devido a sua importância econômica, muitas vezes o seu consumo pode indicar o grau de desenvolvimento de um país. O ácido sulfúrico é uma das substâncias mais utilizadas nas indústrias. O maior consumo de ácido sulfúrico se dá na fabricação de fertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amônio.

De acordo com Liria Alves Souza (2016):

O hidróxido de sódio é um sólido branco, cristalino, altamente tóxico e corrosivo, com ponto de fusão igual a 318ºC. Ele é bastante solúvel em água, e essa dissolução é exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor. Visto que reage lentamente com o vidro, a soda cáustica deve ser guardada em frascos feitos de plástico. A soda cáustica é muito utilizada em limpezas pesadas, mas deve-se tomar muito cuidado com a sua utilização, pois como ela é corrosiva, pode destruir os tecidos vivos e causar queimaduras graves.

  1. Procedimento Experimental

  1. Materiais utilizados:

A) Preparo de Soluções                       B) Titulação                        C) Determinar ph

- Balão volumétrico                             - Pipeta volumétrica                 - Fita indicadora de ph

- Béquer de 50 ml                                - Erlenmeyer                         - pHmetro

- Pipeta de 5 ml                                    - Bureta

- Balança analítica

  1. Procedimento: O preparo e padronização de soluções é muito importante para um bom procedimento de uma análise quantitativa, pois as soluções são preparadas a partir da pesagem rigorosa do soluto e dissolvendo-o no solvente, ficando assim imediatamente conhecida a sua concentração exata. Antes de iniciar o procedimento, foi necessário tomar conhecimento dos   perigos potenciais das substâncias utilizadas e dos cuidados que se deve ter durante a execução do experimento, além da verificação dos equipamentos de proteção individual (EPIs), de modo a reduzir a possibilidade de contaminações ou acidentes. O ácido sulfúrico, a temperatura ambiente, apresenta-se na forma de liquido inodoro e incolor. Possui a fórmula molecular H2SO4, massa molar de 98g/mol e densidade de 1,84 g/cm3Para começar foi pego com a pipeta o ácido sulfúrico, e colocado num béquer 1,1ml do ácido, tudo isso foi feito dentro de uma capela, que é um equipamento que absorve os vapores e gases tóxicos liberados. Depois disso foi colocado a solução (ácido sulfúrico) dentro de um balão volumétrico e preenchido com água destilada até chegar aos 200 mL de solução. E para finalizar foi colocado um pouco da solução em um béquer, para ser feita a medição do pH.[pic 9][pic 10][pic 7][pic 8]

Na segunda etapa foi feita a pesagem do hidróxido de sódio de 0,8154 gramas numa balança analítica, como mostra a imagem ao lado. Depois foi colocado a solução dentro de um béquer até que houve a dissolução do hidróxido de  sódio, e a solução aqueceu. Após a dissolução do NaOH foi colocada a solução dentro de um balão volumétrico e preenchido com água destilada até chegar aos 200ml de solução. [pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (340.4 Kb)   docx (406.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com