TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de uma Fábrica de Refrigerantes

Por:   •  17/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 2

O estágio se iniciou com a familiarização do local, apresentação dos equipamentos e, em seguida foi nos passado como é produzido o refrigerante e como é feito o controle de qualidade do mesmo.

A produção do refrigerante se se iniciou com a produção do xarope.

O xarope é uma solução na qual foram adicionados aromas referentes ao sabor desejado para a conclusão da solução a ser direcionada a maquinários específicos para a produção do produto.

 A confecção do xarope foi feita com água, açúcar e conservante que tiveram  suas quantidades verificadas na balança de precisão no laboratório e em seguida dissolveu -se o açúcar e conservante em água. Após a solução pronta realizou-se o controle de qualidade almejando-se obter a quantidade de açúcar presente no xarope através da escala Brix ( °Bx) e, foi utilizado o refratômetro  que apresentou os valores da quantidade açucares presente em cada xarope que foi produzido e foram avaliados padrões de normalidade  segundo a tabela já estabelecida  e,  os xaropes de acordo com as normalidades foram-se destinados a passarem para outros tanques sucessivamente e adicionou-se o aroma em que se diferenciou os sabores .A cada dia da semana em escala pré-estabelecida pela logística da empresa diferenciou-se os aromas diferenciando-se então  os sabores , sendo eles: guaraná, laranja, abacaxi, limão e cola e, apresentando-se também o guaraná e o cola também na versão como zero açúcar sendo produzido com adoçante ao invés do açúcar.

Durante todos os dias de estágio realizou-se também o controle da qualidade do refrigerante a partir da solução já pronta contendo-se o xarope e o aroma. Realizaram-se os testes que se conferiu o pH, CO2 e acidez circulante.  

O pH o CO2 conferiu-se e foi usando o pHmetro um microprocessador que é um medidor de potencial hidrogeniônico (pH) que indicou a acidez, neutralidade da amostra de refrigerante colhida para análise.

A acidez circulante é conferida através da titulação que se determinou a concentração de um reagente. Obteve-se a concentração do reagente e foi calculado através de cálculos pré-estabelecidos à acidez do refrigerante:

CÁLCULO PARA ACIDEZ DO REFRIGERANTE

Para refrigerantes sabores: guaraná, laranja e limão:

Volume gasto (ml) x Normalidade x fator x 0,064 x10

Para refrigerante sabor: Cola

Volume gasto (ml) x Normalidade x fator x 0,046 x10

Os valores que se obtiveram de todos os testes realizados para a produção conferiu-se através de uma tabela fornecida pelo ministério da agricultura que obrigatoriamente tem que ser requerida para o controle e normas da produção. A numeração que foi obtida de cada teste tem que estar dentro de cada parâmetro estabelecido pelas normas segundo m ministério.  

A limpeza dos tanques e tubulações foi realizada a partir da utilização de cloro e água.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com