TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório lavagem de vidraria

Por:   •  23/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  2.340 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

É de fundamental importância que em qualquer experimento as vidrarias utilizadas estejam extremamente limpas, pois impurezas podem comprometer os resultados de todo ensaio. Para isso é necessário saber os processos adequados de lavagem de cada vidraria.

A lavagem correta das vidrarias implica em maior confiabilidade dos resultados de ensaios analíticos, uma vez que pode evitar contaminações. O primeiro passo para realizar uma limpeza correta de vidrarias é saber quais os tipos de substancias que foram utilizadas nos instrumentos. Isso porque existem métodos, produtos e tipos de limpezas específicos para soluções químicas comuns ou orgânicas.

A lavagem de vidrarias em um laboratório não é uma lavagem comum, existem procedimentos a serem seguidos e alguns critérios importantes, como tipo de água, tipo de detergente e número de enxagues.

O detergente de uso doméstico pode ser usado na lavagem de vidraria, mas existem alguns detergentes próprios para uso em laboratórios. Quando utilizada com material orgânico, a vidraria pode ser lavada com uma solução detergente Extran alcalino em concentração que varia de 2 a 20 % dependendo do grau de contaminação, permanecendo de molho por 2 a 24 h dependendo do grau de sujidade. Esse detergente é um concentrado tensoativo que possui ampla utilização, é biodegradável, capaz de descontaminar material radioativo e pode ser utilizado frio ou quente.

Entretanto, o detergente neutro é mais aplicável, pois remove material orgânico com facilidade e promove a neutralização do material, permitindo a preservação da vidraria e a segurança dos ensaios. A preparação da solução detergente também pode ser na concentração que varia de 2 a 20 %, permanecendo de molho por 1 a 24 h dependendo do grau de sujidade. (1)

Objetivo

Lavar diversos tipos de vidrarias com os processos adequados, de modo que possa utiliza-las de maneira confiável, prevenindo possíveis falhas em futuros experimentos.

Materiais utilizados

  1. Pipeta graduada
  2. Pipeta volumétrica
  3. Balão volumétrico
  4. Bureta
  5. Hidróxido de potássio (KOH)
  6. Ácido sulfúrico (H2SO4)
  7. Detergente
  8. Água destilada

Procedimento experimental

Pra início da limpeza das vidrarias, colocou cada vidraria sobre a bancada. Primeiro pegou-se as pipetas graduada e volumétrica e submeteu-as ao processo de lavagem, lavou-se com agua e detergente e em seguida enxaguou, após esse processo colocou cada pipeta em exposição ao hidróxido de potássio 5% (KOH), durante 5 minutos. Depois disso expôs cada pipeta ao ácido sulfúrico (H2SO4), com intuito de neutralizar a base, posteriormente na pia enxaguou as pipetas com agua destilada. [pic 1]

H2SO4 + 2KOH -> K2SO4 + 2H2O             Equação de neutralização

A pipeta graduada foi submetida a dois processos com a base KOH a 5%, e mais dois procedimentos com a base a 10%. A pipeta volumétrica foi submetida a dois processos com a base KOH a 5%, e mais um processo com a base a 10%.

Esse mesmo processo feito com as pipetas, foi reproduzido com o balão volumétrico, só que o balão foi submetido a um procedimento com a base KOH a 5%, e mais um procedimento com a base a 10%.

Enfim pegou-se a bureta e submeteu ao método de limpeza, diferente das outras vidrarias a bureta foi submetida a apenas um procedimento com a base KOH a 10%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com