TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre Química Inorgânica II

Relatório de pesquisa: Relatório sobre Química Inorgânica II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Estadual do Ceará

CCT – Centro de Ciências e Tecnologia

Relatório de Química Inorgânica II

Caixa G

Italo Mourão Timbó

Luisa Camila Rodrigues

Fortaleza – 2014

Identificação

Nome da Prática: A caixa de segredo

Caixa G

Data da realização: 15/09/2014

Objetivo

O Principal objetivo é identificar o objeto contido na caixa, mas sem abri-la. A identificação é feita através de análise sensorial (tato e audição) e qualquer outro meio que não viole, fure ou amasse a caixa.

O método tende a desenvolver habilidades científica, como a habilidade de criar soluções para problemas, desenvolvendo e modicando hipóteses, utilizando como base a observação.

Fundamentos Teóricos

Foi com Roger Bacon e Francis Bacon que a ideia de se construir um método científico surgiu. Buscavam o fim da aceitação cega de certas ideias bastantes divulgadas, como as de Aristóteles que, apesar de valiosas, eram tidas como fatos, sem provas.

Roger Bacon foi o primeiro a defender a experimentação como fonte de conhecimento. No entanto, Francis disse que apenas a investigação cientifica poderia garantir o desenvolvimento do homem e o domínio do mesmo sobre a natureza. Francis foi condenado a prisão perpétua por suas ideias.

A palavra método vem do grego “methodos”, que significa caminho para chegar a um fim. É definido como um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento e/ou corrigir um conhecimento pré-existente.

O raciocínio é algo ordenado, coerente e lógico, podendo ser dedutivo ou indutivo. No entanto, o argumento dedutivo leva invariavelmente a uma conclusão verdadeira. E pela indução, o máximo que se pode dizer é que a conclusão é, provavelmente, verdadeira.

O método cientifico engloba algumas etapas como: a identificação do problema, a observação, a formulação de uma hipótese, a experimentação, a interpretação dos resultados e por fim, uma conclusão. Sendo está uma lei ou teoria.

Resultados e Discursão

Após analisar o movimento e som que o objeto realiza dentro da caixa, podemos perceber que ele possui uma superfície lisa e um peso relativamente pequeno, o formato dele foi algo duvidoso, pois algumas vezes ele ficava preso na “parede” da caixa o que dava a ideia de ter uma parte maior que a outra e algo quadrado.

Com isso imaginamos que poderia ser uma borracha com a “capinha”, pois a capinha ficaria presa na caixa e quando fazíamos o movimento de ir pra cima e para baixo com o objeto, ele tinha diferentes sons quando entrava em contato com a caixa, o que poderia ser o material de plástico e a borracha em si.

Conclusão

Todas as análises e observações realizadas, levam a concluir uma teoria para objeto dentro da caixa.

O objeto testado pareceu ter duas superfícies diferentes, pois ele se prendia na parede da caixa quando inclinávamos a caixa.

O som produzido no impacto com o objeto e a caixa de papelão deu a entender que o objeto era de plástico, mas produzia sons diferentes, ou seja, teria 2 materiais.

Sendo assim, pode-se concluir que o objeto utilizado para o experimento pode ser uma borracha.

Questões Procedimento Observações Hipóteses

Qual a forma do objeto? Movimentar a caixa e “observar” o movimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com