TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resolução de Avaliação

Por:   •  18/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade avaliativa - 3ª unidade 

1.Esterilização é o processo pelo qual os microrganismos são mortos, inativados irreversivelmente ou retirados todos os organismos de um material ou suspensão, inclusive as formas esporuladas. A partir dos seus conhecimentos a respeito dos métodos utilizados para esterilizar equipamentos, responda:

a.Qual agente esterilizante é o mais utilizado para esterilizar reatores bioquímicos? Justifique sua resposta. (1,0 ponto)

O calor úmido é o agente de esterilização mais usado e mais eficiente, sendo um dos métodos mais efetivos para a destruição dos microrganismos.

O calor úmido mata os microrganismos devido à desnaturação irreversível de proteínas, destruindo elementos essenciais para a sobrevivência e multiplicação celular, pois apresenta uma alta capacidade de penetração. Quanto maior for o grau de hidratação de uma célula, maior será a facilidade de passagem para a parte interna da molécula de proteína, causando mudanças irreversíveis.

 A troca de calor ocorre mais rapidamente, assim a temperatura nesses processos é menor, em torno de 120°C a pressão de 1 atm e o tempo também é menor, geralmente em torno de 20 minutos. Esse processo ainda causa a dissolução de lipídeos, provoca desestabilização da membrana plasmática.

A utilização do calor úmido na indústria sedeve à facilidade de obtenção, sua eficácia e custo relativamente baixo. O vapor é obtidoem caldeiras e distribuído por dutos de aço galvanizado ou aço inoxidável, isoladostermicamente. O vapor é considerado estéril pelas altas temperaturas e pressões nascaldeiras.

b.Em que circunstâncias os germicidas podem ser aplicados na esterilização de equipamentos? Cite dois exemplos. (1,0 ponto)

São aplicados em temperatura ambiente, com a necessidade de tempos de contato maior, de tal forma que, sua capacidade esterilizante está relacionada a fatores ligados às propriedades físicas do material a ser tratado (material plástico ou metálico, rugosidade, porosidade etc.) e às características químicas do ambiente (pH, presença de matéria orgânica, dureza da água utilizada na diluição, princípio ativo etc.).

Ex:

Utilização do germicida de compostos fenólicos de solução aquosa de até 5% que podem ser ativos até contra vírus não lipídicos, resistentes ao nível deatividade baixo ao intermediário do germicida, esse tipo de germicida é geralmente utilizado para desinfecção de áreas delaboratório e produção.

Ex:

Glutaraldeído: germicida (instrumentos médicos) Superfície das células, com as proteínas, aumentando a elevação do pH, reagindo com grupos aminas livres das proteínas - aglutinação celular. O glutaraldeído reage principalmente com os grupos amina (R-NH2) livres das proteínas da camada peptidoglicanadas bactérias, o que interfere no transporte de aminoácidos de baixo peso molecular na célula.

2.(1,0 ponto) Para realizar a esterilização de ar, podem ser utilizados métodos físicos, como aquecimento, filtração e uso de radiação. Qual é o método mais utilizado pela indústria? Justifique sua resposta levando em consideração aspectos técnicos e econômicos.

Na indústria opta-se por utilizar o método de filtração, devido sua capacidade de obtenção de altas vazões de ar esterilizado, devido aos baixos custos envolvidos, além de se dispor de filtros bastante confiáveis, logo é mais utilizada e é encontrada em praticamente todas as instalações industriais.

 3. Embora pouco empregada na indústria, a radiação ionizante encontra aplicação como agente esterilizante de agulhas, seringas e outros materiais. 

a. Qual é a radiação normalmente empregada neste tipo de esterilização? (0,5 ponto)

É empregada radiação ionizante de maior energia. É mais eficiente que a radiação UV e é utilizada para esterilizar agulhas, seringas e outros materiais descartáveis. A esterilização por radiação ionizante é uma técnica altamente eficiente, econômica e segura que tem tido um rápido crescimento na indústria médica nos últimos 15 anos. Coloca-se o material a ser esterilizado em um contêiner, que por sua vez é colocado em uma esteira que circula pelo interior da câmara de irradiação. O material pode entrar e sair várias vezes, até atingir o nível de irradiação desejado.

b. Qual é o mecanismo de ação? (0,5 ponto)

 Possui maior energia e é capaz de causar uma grande variedade de efeitos físicos e bioquímicos em microrganismos. Geralmente é produzida por cobalto 60 ou césio 137. Na radiação ionizante, um átomo emite elétrons de alta energia, que ionizam sua molécula. O elétron ejetado é absorvido por outro átomo, criando uma cadeia de ionizações que excita grupos químicos no DNA, causando a produção de radicais químicos altamente reativos, os quais podem alterar grupos químicos e até quebrar fitas de DNA, causando mutações. A sensibilidade dos microrganismos à radiação ionizante depende do volume de DNA. Dessa forma, formas multinucleadas são mais sensíveis à radiação ionizante que organismos unicelulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com