TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Oficina da Feira de Profissões

Por:   •  5/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Título

Rolando uma Química: Reações químicas e os processos investigativos

Parte I: Fenômenos físicos e químicos / Reações Químicas

Objetivo

Mostrar aos alunos, de uma maneira simplificada, os conceitos de fenômenos físicos e químicos e reações Químicas. Bem como, mostrar que estes fenômenos estão relacionados com fatos do seu cotidiano.

PARTE I – Fenômenos Físicos e Químicos / Reações Químicas

Introdução

Qualquer mudança que ocorre com a matéria é considerada um fenômeno. Por exemplo: formação de ferrugem de uma grade, evaporação da água em uma chaleira, formação da neblina, crescimento da massa de um pão, processo de digestão de alimentos, o derretimento da parafina, etc. Sendo assim, os fenômenos podem ser classificados em físicos e químicos.

Fenômenos físicos – são fenômenos que não alteram a natureza da matéria, isto é, a sua composição.

Fenômenos químicos – são fenômenos que alteram a natureza da matéria, ou seja, a sua composição. Quando ocorre este tipo de fenômeno, uma ou mais substâncias se transformam e dão origem a novas substâncias.

Fenômeno químico ⇦⇨ Reação química

Procedimentos

Para os procedimentos abaixo, anote o máximo de informação referente as características iniciais e finais de cada composto envolvido no fenômeno (cor, brilho, propriedade, estados físico, etc) e conclua se o fenômeno é físico ou químico. Construa uma tabela para a melhor visualização dos resultados.

1. Aqueça alguns cristais de iodo em um bequer seco coberto com vidro de relógio no sistema de aquecimento. Observe a sublimação do iodo e a cristalização de seus vapores nas paredes frias do tubo de ensaio. a) Qual a cor do iodo sólido? b) Qual a cor dos vapores de iodo? Ocorreu fenômeno físico ou químico?

2. Mergulhe um pequeno “chumaço” de bombril em tubo de ensaio contendo uma quantidade de solução de HCl (ácido muriático diluído. Cuidado ao preparar a solução: sempre coloque o ácido na água e não água no ácido!!!). Observe. Ocorreu fenômeno físico ou químico?

3. Coloque em um tubo de ensaio com água uma pequena amostra de um comprimido efervescente. Observe e anote todas as alterações ocorridas. Ocorreu fenômeno físico ou químico?

4. Coloque 1 mL de solução de cloreto férrico (FeCl3) em um tubo de ensaio e adicione 3 gotas solução de tiocianato de amônio. (NH4SCN) Observe. Entre o FeCl3 e o NH4SCN, dá-se um fenômeno físico ou químico?

5. Coloque 5 mL de água em um tubo de ensaio e adicione 1 mL de solução de cloreto férrico (FeCl3) Agite e acrescente 3 gotas de solução de ferrocianeto de potássio (K4[Fe(CN)6]). Agite e observe. Entre o FeCl3 e o K4[Fe(CN)6] da-se um fenômeno físico ou químico?

6. Colocar em um tubo de ensaio seco, pequena porção de magnésio em aparas. Adicionar 3 mL de ácido clorídrico (HCl) 6 mol L-1. Agitar até que desapareça o magnésio. Observar. Ocorreu um fenômeno físico ou químico?

Conclusão

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (235.9 Kb)   docx (66 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com