TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DO TRABALHO APRESENTADO SOBRE O ESCRITÓRIO O NORTE – OFICINA DE CRIAÇÃO

Por:   •  15/9/2020  •  Resenha  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS ESUDA

CURSO GRADUAÇÃO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CAMILA PEREIRA

JULIANA SALDANHA

ROTEIRO DO TRABALHO APRESENTADO SOBRE O ESCRITÓRIO O NORTE – OFICINA DE CRIAÇÃO

RECIFE – PE

2020

CAMILA PEREIRA

JULIANA SALDANHA

ROTEIRO DO TRABALHO APRESENTADO SOBRE O ESCRITÓRIO O NORTE – OFICINA DE CRIAÇÃO

Trabalho apresentado no curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo  da cadeira Teoria da História Moderna e Contemporânea Brasileira na Faculdade de Ciências Humanas.

Orientadora: Fernanda Lucia Herbster Pinto

RECIFE – PE

2020

SUMÁRIO

  1. Introdução..........................................................................................................04
  2. Trajetória Acadêmica........................................................................................04

2.1. Formação da consciência social, política e profissional..........................04

2.2. Formação cultural......................................................................................05

2.3. Intercâmbios................................................................................................05

  1. Trajetória profissional .....................................................................................05
  2. AtelierVivo.........................................................................................................06
  3. Reconhecimento profissional............................................................................06
  4. Obras...................................................................................................................07

6.1. Escola Municipal Novo Mangue................................................................07

6.1.1. Processo projetual da Escola Novo Mangue...............................08

6.2. Residência do Derby....................................................................................09

6.2.1. Processo projetual da Residência no Derby................................09

6.3. O Cubito©....................................................................................................10

1.Introdução

O norte é um escritório de centro de produção de arquitetura, design, artes visuais e projetos culturais que busca difundir e enaltecer a arte e a cultura brasileiras, sobretudo das regiões norte e nordeste. Fundado em 1998, por três amigos recém formados pela UFPE: Bruno, Chico e Lula.

Bruno Lima é mestre em Arquitetura pelo MDU/UFPE, 2013. Arquiteto pela UFPE, 1997. E atualmente faz parte do quadro de professores do Depto. de Arquitetura da UFPE.

Chico Rocha é mestre em Arquitetura pela UFRN. E atualmente professor do Departamento de Arquitetura da UFERSA -Universidade Federal Rural do Semi Árido no Rio Grande do Norte.

Lula Marcondes é mestre em Arquitetura pela Universidade do Texas em Austin, UT – EUA, 2007. E atualmente professor do Departamento de Arquitetura da UNICAP. Além de músico e artista plástico.

2.Trajetória Acadêmica

Os três pontos importantes da formação acadêmica da visão profissional:

2.1. Formação da consciência social, política e profissional

Participaram ativamente do movimento estudantil e dos encontros de estudantes de arquitetura e urbanismo a nível regional (EREA), nacional (ENEA) e latino americano (ELEA). Essa participação foi de grande importante, pós puderam ver o que estava sendo produzido em todo o brasil por estudantes e profissional. ALEM de criar de uma rede de contatos e de amizade importantes para a vida pessoal e profissional.

  1.  Formação cultural

Puderam vivenciar juntos um momento especial na arquitetura pernambucana. Que foi o surgimento afirmação do movimento mangue beat. E foi entre os becos das cidades, se alimentaram de arte, música, dança, literatura, gastronomia, esportes e teatro.

  1.  Intercâmbios

Bruno nasceu na Argélia, durante o exilio dos pais. O pai dele, deputado federal mais jovem da época, Maurílio Ferreira Lima, foi um dos 8 primeiros caçados pelo AI-5 no Brasil em 1968. E Ana angélica, também arquiteta, que trabalhou com Oscar Niemeyer no projeto da Universidade de Constantine na Argélia. Durante sua infância conheceu muitos países, vivenciando divrsas culturas.

Chico Rocha Morou em São Paulo e estudou os 2 últimos anos do curso na FAU - USP, sendo aluno de grandes gênios da arquitetura brasileira como Paulo Mendes da Rocha, Joaquim Guedes e Abraão Sanovicz e vivenciou não só o espaço, mas metodologia de curso criada por Vilanova Artigas. Estagiou no escritório Brasil Arquitetura, um dos mais importantes escritórios brasileiros. Fundado pelos colaboradores diretos da arquitetura Lina Bo Bardi. E chegou a colaborar em projetos deixados por ela antes de morrer.  Ele pode conhecer pessoalmente Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. E sofreu influencias das obra de lelé, ao trabalhar em Salvador, onde eram produzidos dos projetos dos hospitais da rede Sarah Kubitschek.

Lula Marcondes foi para o Rio Grande do Sul logo após a entrega do seu trabalho de conclusão de curso e morou em Porto Alegre. La ele pôde adquirir novas experiências e vivenciar sua carreira de músico e artista plástico, realizando sua primeira exposição “Arte no Corpo”.

  1. Trajetória profissional

Em 1998, recém- formados, sem obras, sem contato e desconhecidos, mas cheios de atitudes, criatividade e vontade. Foram conquistando o mercado de trabalho em Recife. Pode se dizer que o diferencial do O Norte, está na sua forma de ver e fazer arquitetura, sendo vistas por ele como literatura de espaço, onde o arquiteto deve ser o maestro do processo e criador, dando o valor de sonho e poesia as coisas comuns.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com