TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

Tese: SUBSTÂNCIAS E MISTURAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  Tese  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

Conceito de Química: É a ciência que estuda as substâncias determinando as suas propriedades físicas (cor, ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, etc.) e as transformações dessas substâncias em outras.

Fenômenos Físicos e Químicos: Um fenômeno físico ocorre sem que a substância se transforme noutra substância, já um fenômeno químico é aquele que ocorre com a transformação da substância numa nova substância.

Exemplo de fenômeno físico: água (gelo)  água (liquido)  água (vapor)

Exemplo de fenômeno químico: Papel (celulose)  queima (gás carbônico + água)

Ferro (Fe)  ferrugem [Fe2O3 , Fe(OH)3]

Matéria e Energia: Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Exemplo: pedra, madeira, ar, água, etc. Uma porção limitada de matéria é chamada de corpo (ex.: pedaço de madeira). Energia é a capacidade de realizar trabalho podendo se apresentar na forma de energia calorífica, elétrica, cinética, mecânica, luminosa, potencial, nuclear e química.

Transformação da Energia: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” (Antoine Laurent de Lavoisier - 1743-1794). A matéria e a energia estão intimamente ligadas. O estudo da química depende tanto da matéria quanto da energia (E=m.c2).

Observe: Queima da madeira  aquecimento dos corpos  energia calorífica Carga e descarga da bateria  energia química  energia elétrica

Explosão do núcleo atômico  energia nuclear

Transformações reversíveis: Ex: água vapor

Transformações irreversíveis: Ex: madeira => cinza, fumaça, fuligem

Sistemas: É a parte do universo físico cujas propriedades estão sob investigação científica. Sistema aberto: pode trocar matéria ou energia com o meio ambiente, Sistema fechado: pode trocar energia mas não pode trocar matéria com o meio ambiente. Sistema isolado: não pode trocar matéria nem energia com o meio ambiente. Sistema homogêneo: apresenta as mesmas propriedades em toda a sua extensão (Ex.: água + álcool). Sistema heterogêneo: não apresenta as mesmas propriedades em toda a sua extensão (Ex.: água + areia).

Substâncias e Mistura

Misturas: não se apresentam ‘constantes físicas’ definidas; ponte de fusão, ebulição, densidade absoluta, mudam com a composição da mistura.

Substância pura: têm composição fixa, propriedades constantes.

Fase: é cada uma das partes homogenias de um sistema

Componente: é cada substância que entra na composição do sistema.

Comportamento térmico: Ao aquecermos a água pura, o sistema entrará em ebulição (100ºC) e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com