TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sabão de Coco

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  261 Visualizações

O sabão é resultado de um longo processo de síntese entre uma base, geralmente soda cáustica, e um ácido graxo derivado na maioria das vezes de gorduras animais de óleos. O sabão surgiu de forma gradativa, sua produção foi disseminada durante um longo tempo da história da humanidade, tendo-se assim variações da forma de produção. As primeiras aparições de algo semelhante a esse tipo de material encontrado nos dias de hoje, foi encontrado cerca de 300 anos a.C. em placas de argilas na região da Babilônia. Onde os primeiros sabões eram feitos basicamente de gorduras animais e cinzas de madeiras.

O processo o qual é formado o sabão, é denominado como, reação de saponificação ou hidrólise alcalina. Nesse processo temos a reação de um éster mais uma base forte gerando sabão mais glicerol. O ácido graxo que tem como derivado o éster, tem como matéria-prima as gorduras animais ou óleos vegetais, Já as bases utilizadas nesse processo geram tipos de sabões diferentes, o hidróxido de sódio ou soda cáustica (NAOH) tem como produto um sabão mais duro e o hidróxido de potássio ou potassa cáustica (KOH) da origem a um produto pastoso e mais maleável.

O óleo de coco é um material extraído da poupa do coco. É comum nos mercados, pois é conhecido por estar presente na área da culinária e dos cosméticos. Sua maior parte é de gorduras saturadas conhecidas como triglicerídeos de cadeias médias, que é muito utilizado na área das indústrias químicas nas produções de diversos produtos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com