TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Separação de Misturas por Filtração

Artigo: Separação de Misturas por Filtração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  Artigo  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE PITÁGORAS TEIXEIRA DE FREITAS.

COLEGIADO DO CUR

RELATÓRIO DA AULA DE LABORATÓRIO

Teixeira de Freitas

2013

Separação de Misturas por Filtração

Resumo

O processo de separação de misturas consiste no uso de equipamentos que tem por finalidade de separar substancias de diferentes componentes, assim podendo identificá-las com maior precisão. Na separação por filtração, é agregado um filtro sobre um cone que pode atua sobre as substâncias misturadas, e as identificá-las de acordo o seu grau de pureza, ou densidade.

Introdução

Os líquidos como podemos observar são formados de diferentes composições que lhes atribuem as suas identificações. A água é um líquido solúvel e que tem mesma forma sem descontrações de cores, assim vista em um recipiente transparente, e possível identificar duas margens ao nível que tiver a água no recipiente, fenômeno denominado meniscos, que é pode ser detectados somente em líquidos solúveis. Ao trabalhar com outros elementos em misturas, ex: sulfato de cobre e hidróxido de sódio notaremos que eles terão diferentes reações de se misturados, irão mudar a sua coloração e apresentar formas diferentes do que eram antes, isso porque as propriedades compostas por eles dão diferentes resultados com diferentes misturas.

Procedimento experimental

A separação por filtração, em primeiro momento foi realizada com dois elementos químicos, tais como o ( sulfato de cobre e o hidróxido de sódio), a mistura destes resultou numa composição heterogênea e alterando a coloração dos mesmos, aparentemente obtiveram - se uma aparência gelatinosa. Então para reverter o processo foi utilizado um filtro na base de um cone e por baixo do cone um béquer, que ficara para recolher o elemento filtrado, ao termino de aproximadamente quatro minutos, porem apenas um elemento voltou a sua forma original. Foi possível observar que o hidróxido de sódio desceu no fundo do béquer na sua cor original (incolor) e o que restou no fundo do filtro foi o sulfato de cobre na forma solida.

Esses mesmos elementos foram utilizados na separação a vácuo, todavia o tempo de separação foi reduzido por causa da pressão exercida pelo compressor, que forçava o hidróxido passar pelo filtro com mais rapidez. Já na centrifugação o passo seguido exigia mais complexidade e precisão, pois a coesão de medidas era muito importante para que não houvesse erros, o volume que tivessem em um frasco teria que haver no outro também, e assim deram continuidade ao experimento, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com