TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Separação de misturas

Relatório de pesquisa: Separação de misturas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

Experência nº 01: Separação de misturas.

Materiais utilizados: Areia lavada, Cloreto de sódio NaCl (sal) e Limalha de Ferro.

Mistura: Areia + sal + limalha de ferro.

Foram unidos (misturados), todos os materiais, a areia o sal e o ferro, utilizando uma pequena espátula de madeira.

Objetivo.

O objetivo a seguir será separar cada um dos materiais da mistura, para isso será utilizado alguns outros materiais como: uma pequena peça de imã, um funil, um filtro de papel, água aproximadamente 20 mL, um béquer de 100 mL, um bico de Bunsen, um tripé e uma tela de amianto.

Procedimentos da separação etapa 01:

Foi colocada a mistura sobre uma superfície de papel, onde utilizando o imã que foi passado sobre a mistura, sendo que a limalha de ferro foi atraída pelo imã, resultando na separação parcial da mistura, sobrando na superfície a areia e o cloreto de sódio.

Procedimento da separação etapa 02:

Neste procedimento foram utilizados os seguintes materiais; um funil, um filtro de papel, um béquer 100mL, um béquer contendo 10 mL de água e um suporte para funil.

Para proceder com a separação do restante da mistura (areia lavada e cloreto de sódio), foi acrescentado 10 mL de água a essa mistura; o processo de separação foi iniciado depositando a mistura dentro do filtro de papel o que resultou na separação da água e do cloreto de sódio da areia lavada a qual por sua vez permaneceu no filtro de papel.

Procedimento da separação etapa 03:

O restante da mistura (água e cloreto de sódio), deverão ser separados também; utilizando o béquer no qual esta mistura foi depositada, levamos ao aquecimento, utilizando um tripé, uma tela de amianto e um bico de Bunsen.

Conclusão; com a evaporação da água permaneceu no fundo do béquer apenas os resíduos sólidos do cloreto de sódio, terminando assim o experimento.

Questões conclusivas de relatório:

01- Qual é o resíduo que sobrou no papel de filtro?

O resíduo que sobrou foi areia lavada em sua totalidade utilizada, bem como uma porcentagem de limalha de ferro e cloreto de sódio que não podem ser detectadas a olho nu.

02- Quais os componentes obtidos em cada etapa?

Os componentes obtidos foram: etapa 1 areia, limalha de ferro e cloreto de sódio sendo uma mistura heterogênea.

03- Houve perda de massa dos componentes? Discuta.

Sim. Em cada procedimento cada componente perdeu um pouco de sua massa, levando em conta os materiais utilizados para sua separação inclusive a temperatura ambiente e a temperatura durante o aquecimento da mistura, mas não sabemos precisar o quanto a olho nu, apenas ficando mais evidente a perda da água durante a evaporação.

04- As frações obtidas são as substâncias completamente puras? Discuta.

Não. Devido ao método utilizado ser bem simples, sem muita sofisticação em seu procedimento ocorreu com certeza uma considerável perda de material em relação a água, limalha de ferro e cloreto de sódio.

05- Discuta as vantagens e limitações de cada um dos métodos de separação utilizados.

Em consenso com os participantes do grupo, concluímos que a vantagem em utilizar esse materiais simples, é apenas de poder manusear sem a necessidade de muita perícia a mistura bem como os objetos utilizados, e de estar em contato direto com os componentes que estamos manuseando. A limitação se resume apenas em não poder registrar e certificar a quantidade de massa que se dispersou em cada faze do experimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com