TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Separação magnética

Tese: Separação magnética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Tese  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

A maioria das substâncias que utilizamos é encontrada na natureza misturada a outras. Uma das tarefas dos químicos é o desenvolvimento de técnicas e procedimentos que permitam isolar as substâncias da mistura encontrada na natureza. Mistura é a associação de duas ou mais substâncias diferentes cujas estruturas permanecem inalteradas, isto é, não ocorre reação química entre elas. Para separar os componentes de uma mistura, devemos verificar que tipo de mistura é. Existem dois tipos de mistura: homogênea e heterogênea. Mistura Homogênea: apresenta-se uniforme e com características iguais em todos os seus pontos. São formados por uma fase. Mistura Heterogênea: podemos ver a olho nu ou ao microscópio, os diferentes materiais que formam o sistema, não apresentam as mesmas propriedades em toda a sua extensão. São formados por mais de uma fase. Dentro de um laboratório podemos trabalhar com várias técnicas de separação de mistura, a escolha do melhor método envolve o conhecimento das propriedades específicas das substâncias que compõem a mistura.

Dentro da Experiência realizada utilizamos dos seguintes processos:

1. Separação magnética: um dos sólidos é atraído por um ímã, para separar o ferro da areia.

2. Filtração simples: A fase sólida é insolúvel no líquido, é separado com o auxílio de papel de filtro e funil, esse processo foi utilizado para filtrar a água que se encontrava misturado a areia e ao cloreto de sódio.

3. Evaporação: baseia-se na diferença de temperatura de ebulição entre os componentes da mistura, em repouso ou em aquecimento o liquido se volatiliza, nesse processo esperamos a água com cloreto de sódio que fora filtrada no passo dois, entrar em ebulição, se evaporar por completo obtendo-se assim apenas o cloreto de sódio (sal) no fim as experiências.

MATERIAL E MÉTODOS:

Béquer. Bico de Bunsen, Papel de filtro, Tripé de ferro, Imã, Sal de cozinha (cloreto de sódio),Areia,Ferro.

Procedimento Experimental

1- Com o auxilio do imã separou-se todo o ferro contido na areia e no sal.

2- Após a separação colocou-se a areia e o cloreto de sódio num pequeno béquer e adicionou-se 10 ml de água.

3- Já com todos os componentes no béquer, mistura-se tudo, a água juntamente com a areia e o cloreto de sódio.

4- Após todos os procedimentos anteriores fomos para a etapa de filtração onde a substancia misturada foi colocada em um filtro de papel para que após a filtração obtivéssemos apenas a água salgada. Assim como ilustra a imagem.

5- Depois com o auxilio de um tripé de ferro,e do bico de Bunsen colocamos a solução filtrada até que ela entrasse em ebulição e posteriormente em evaporação sobrando assim apenas o cloreto de sódio(sal).

QUESTÕES:

1.QUAL RESIDUO SOBROU NO PAPEL DE FILTRO APÓS A PRIMERIRA FILTRAÇÃO?

R:Cloreto de sódio e areia

2-QUAIS OS COMPONENTES OBTIDOS EM CADA ETAPA?

R: 1º ETAPA - apenas o ferro de um lado e do outro a areia misturada ao cloreto de sódio

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »