TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintese de cobalto

Por:   •  18/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 9

Síntese de Complexos de Cobalto

Relatório de aula prática

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Síntese de Complexos de Cobalto

                                                                             Química Orgânica Experimental

                                                                     

2016

  1. Sumário

Resumo………………………………………………………………………...4

Introdução……………………………………………………………………...5

Objetivo…………………………………………………………………………7

Parte experimental…………………………………………………………….8

  Materiais……………………………………………………………………….8

  Reagentes……………………………………………………………………..8

  Equipamentos ………………………………………………………………...8

  Metodologia …………………………………………………………………...9

Resultado e discussões………………………………………………………..10

Conclusão………………………………………………………………………..13

Referências ……………………………………………………………………...14

  1. Resumo

Neste experimento foi realizada a síntese de alguns complexos de cobalto como o cloreto de pentaminoclorocobalto (III), o nitrato de hexaaminocobalto (II) e o cloreto de hexaaquacobalto (II).

No início da reação do cloreto de pentaminoclorocobalto(III) o metal está ligado a moléculas de agua e ao adicionar os reagentes como amônia as moléculas de água vão sendo liberadas e os ligantes do metal Co são substituídos pelo ligante NH3, em seguida com a adição do H2O2, ocorre a oxidação do metal de Co (II) para Co (III).

  1. Introdução

Sulfoarsenieto de cobalto (CoAsS), é a forma que encontrado na natureza, ou de forma impura associado a outros metais, como Fe, Ag, Ni, Pb e Cu. O nome do composto de cobalto está associado a mitologia alemã “kobalt” que tem o significado de “espirito maligno” ou “demônio das minas” devido a sua toxidade.

Como um elemento de transição o cobalto e um elemento pertencente ao grupo VIII, é um elemento de dureza acentuada e quebradiço, com uma cor cinza-aço bem parecido com o ferro, o elemento cobalto tem número atômico 27, massa atômica 58,93 u, com uma propriedade magnética discreta. Com propriedades físicas variantes em decorrência das suas misturas alotrópicas. O elemento de cobalto apresenta configuração eletrônica 3d74s2, o mesmo possui vários estado de oxidação: I, II, III, IV, V e VI, os estados de oxidação (II) e (III) são os estados de oxidação mais importante do cobalto.

O estado de oxidação (+II) é o mais importante para compostos simples de Co, uma grande variedade de compostos de Co (+II) é conhecida, inclusive CoO, Co(OH)2, CoS e sais dos ácidos comuns, como CoCl2, CoBr2, CoSO4, Co(NO3)2 e CoCO2. (LEE. 1999)

O estado de oxidação (+III) é o mais comum para os três metais do grupo, particularmente em complexos. O íon Co(+III) ocorrendo em poucos compostos simples, tais como Co2(SO4)3 - 18H2O, NH4Co(SO4)2 – 12H2O e KCo(SO4)2 – 12H2O. (LEE. 1999)

Cobalto tem um alto ponto de ebulição e um alto ponto de fusão, o mesmo é um elemento que se parece muito com o fero e o níquel. O cobalto tem uma maior dureza e resistência que o ferro. Pela sua forte resistência o cobalto é empregado em diversas áreas, como na turbinas de jatos, ligas para fabricação de brocas, para perfuração de rochas, é usado como ativo em formulação de secantes para pintura em óleo sobre tela, no refino de petróleo, também é usado como pigmento para cerâmicas, tintas, vidros entre outros processos químicos, é usado na fabricação de artefatos magnéticos, por ser muito magnético sendo 20 ou 30 vezes mais forte que imas de ferro. O cobalto também e muito importante biologicamente para animais, sendo essencial para solos férteis, cobalto também está presente em enzimas e nas vitaminas B12.

Diferente do ferro que é mais reativo, o cobalto não oxida tão facilmente em contato com oxigênio e água.

O trabalho trata da síntese do complexo de cobalto, e dos complexos de: cloreto de pentaminoclorocobalto(III)-[Co(NH3)5Cl]Cl2, Nitrato de hexaaminocobalto (II)-[Co(NH3)6](NO3)2 e a síntese de cloreto de hexaaquocobalto (II)-[Co(H2O)6](NO3)2.

  1. Objetivo

Realizar a síntese de alguns complexos do elemento cobalto como por exemplo, o cloreto de pentaminoclorocobalto (III), o nitrato de hexaaminocobalto (II), e o cloreto de hexaaquacobalto (II).

  1. Parte experimental

5.1 Materiais

Balão volumétrico 10 ml

Balão volumétrico 25 ml

Proveta 10 ml

Tubo de ensaio

Bastão de vidro

Papel de filtro

5.2 Equipamento

Chapa aquecedora; (PG Científica PATR: nº 13420)

Bomba de vácuo e sistema de filtração a vácuo. (modelo: 31131 prismatec bombas de vácuo)

5.3 Reagentes

HCl P.A

NH4OH P.A: (Vetec) concentração: 35% 1L = 0,910 kg

NH4Cl P.A

H2O2 30% (v/v) P.A

Álcool Etílico P.A: 99,5% (NEON) CAS nº 64-17-5

Éter Etílico P.A

Co(NO3)2 P.A

CoCl2.6H2O P.A

Água destilada gelada

5.4 Metodologia 

Síntese do Cloreto de pentaminoclorocolbalto(III) – [Co(NH3)5Cl]Cl2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (212.6 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com