TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de exercício e buffer de pH

Tese: Sistema de exercício e buffer de pH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Tese  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução:

Aula prática sobre pH e sistemas tampões, realizada no dia 3 de Setembro pela professora Regina Celia Poli-Frederico.

Tampões são substâncias químicas que impedem uma mudança brusca no pH de um fluído, quando um ácido ou base é acrescido ao fluído(Patton & Thibodeau ) As soluções tampão são geralmente formadas por um ácido fraco e um sal desse ácido, ou, então, por uma base fraca e um sal dessa base. As soluções tampão são usadas sempre que um químico necessita de um meio com pH aproximadamente constante. Elas são preparadas dissolvendo-se os solutos em água. Existe o pH básico (7 ao 10), pH neutro (7) e o pH ácido (3 ao 7), referente a concentração de hidrogênio referente em uma solução. Há basicamente duas formas de medir o pH, a primeira é com a utilização de um aparelho chamado phmetro, muito utilizado em laboratórios de rotina intensa, o phmetro tem um eletrodo na ponta que mede o pH. A segunda forma de medição é na forma colorimétrica, onde cada cor representa um pH.

2. Objetivos:

Observar e interpretar os resultados de pH encontrados nos tubos 1, 2, 3 e 4, comparando com a escala colorimétrica padrão.

3. Relatório:

Nesta aula utilizou-se alguns materiais,dentre eles estão: becker, tudo de ensaio, pipeta graduada, estante de ensaio e alguns elementos(água destilada, indicador universal, tampão, NaCl e HCl) Usou-se o metodo de pipetagem, que é o ato de usar a pipeta no laboratório para transferir certos líquidos de um recipiete para o outro. Utilizou-se a forma colorimétrica para medir o pH, onde estava em exposição de forma crescente em tubos de ensaio a ordem de cada cor para cada pH (3=rosa; 4=vermelho; 5=laranja; 6=amarelo; 7=verde; 8=verde escuro; 9=azul; 10=roxo). Após isso começou o preparo dos quatros tubos para a interpretação dos alunos. Tubo 1: Ao inserir 5 gotas de indicador universal e 10ml de água destilada o experimento apresentou pH no valor de 5. Adicionou-se mais substancias ao experimento, dessa vez 0,1ml de NaOH e notou-se que o pH foi de 5 para 10 e depois de soprar ar expirado por 1 minuto no experimento o pH foi de 10 para 7.

Tubo 2: Ao inserir 5 gotas de Indicador Universal, 5 ml de água destilada e 5ml de tampão (pH7) o experimento apresentou pH de valor 7. Adicionou-se mais 0,1ml de NaOH e o valor de pH continuou o mesmo. Depois de soprar ar expirado por 1 minuto no experimento não houve variação no pH.

Tubo 3: Ao inserir 5 gotas de Indicador Universal e 10ml de água destilada o experimento apresentou pH de valor 5. Adicionou-se mais 0,1ml de HCl e o pH foi de 5 para 3.

Tubo 4: Ao inserir 5 gotas de Indicador Universal, 5 ml de água destilada e 5ml de tampão (pH7) o experimento apresentou pH de valor 7. Adicionou-se mais 0,1ml de HCl, porém o valor de pH não sofreu alteração.

Conclusão: Nos tubos 2 e 4 manteve-se o mesmo pH, mesmo quando adicionado uma base no tubo 2 e um ácido no tubo 4, isso ocorreu porque havia sistema tampão nos dois tubos. No tubo 1 após adicionado NaOH (base) o pH aumentou, e quando soprado ar expirado (CO2) o pH abaixou, pois a solução básica com reação ao gás carbônico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com