TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função dos sistemas de buffer

Tese: Função dos sistemas de buffer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Tese  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

pelo pH. Essa precisão reflete o quanto a regulação da concentração de H+ dentro de níveis estritos é fundamental para a manutenção das funções celulares.

A regulação da concentração de H+ é feita através três mecanismos:

Sistema Tampão

Regulação Respiratória

Regulação Renal

Regulação pelo Sistema Tampão

A função dos sistemas-tampão é de promover a neutralização do excesso de ácidos ou de bases presentes no organismo, através da combinação química entre o ácido ou base e seus componentes.

O sistema tampão do bicarbonato é o mais importante para a regulação da concentração de H+ no meio extracelular. Consiste em uma solução aquosa cujos componentes são o ácido carbônico (H2CO3) e um sal de bicarbonato, que ocorre no organismo predominantemente sob a forma de bicarbonato de sódio (NaHCO3).

CO2 + H2O < --- > H2CO3 < --- > H+ + HCO3-

Se houver adição de um ácido forte à solução formação de H2CO3 , que será convertido a H2O e CO2 – que por sua vez, será eliminado do líquido extracelular pela expiração. Assim, a adição de um ácido ao líquido extracelular não ocasionará grandes alterações no pH sanguíneo graças ao tamponamento pelo sistema bicarbonato.

Se houver adição de uma BASE forte à solução de bicarbonato, o excesso de OH- será tamponado através de sua combinação ao H2CO3, levando à maior formação de HCO3-. O aumento do bicarbonato será corrigido através do aumento da excreção renal deste. Assim, a adição de uma base ao líquido extracelular não ocasionará grandes alterações no pH sanguíneo graças ao tamponamento pelo sistema bicarbonato.

Outros sistemas-tampão de grande importância são o tampão das Proteínas (fundamental no tamponamento do líquido intracelular) e o tampão do fosfato (importante no tamponamento do líquido tubular renal, além do líquido intracelular).

Regulação Respiratória

A regulação respiratória do pH consiste no controle da concentração de CO2 no sangue – mais precisamente, no controle da PCO2.

A elevação da concentração de H+ estimula o aumento da ventilação, que promove a diminuição da PCO2 e conseqüentemente, provoca um aumento do pH.

Enquanto isso, a queda da concentração de H+ estimula a Diminuição da ventilação, que promove o aumento da PCO2 e conseqüentemente, provoca uma diminuição do pH.

Regulação Renal

A) Túbulo Proximal

Na célula tubular proximal (predominantemente) ocorrem dois processos que são fundamentais para a regulação do equilíbrio ácido-base: a Secreção de Hidrogênio e a Reabsorção de bicarbonato. é importante ressaltar que os dois processos ocorrem de forma acoplada – para cada íon H+ secretado, um HCO3- é absorvido.

A secreção de hidrogênio se dá através do mecanismo de transporte ativo secundário, pela proteína trocadora Na+/H+. Portanto, ocorre um antiporte, em que o sódio vai para o interior da célula enquanto o hidrogênio é secretado ativamente para a luz tubular.

Já a reabsorção de bicarbonato se dá em duas etapas principais. Inicialmente, o bicarbonato presente no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com