TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solubilidade

Projeto de pesquisa: Solubilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Um dos grandes progressos da historia da química foi a compreensão de que as reações químicas nem sempre se completam, isto é, nem sempre apresentam rendimento 100%. os químicos observaram que, em muitos casos, mesmo após tempo o suficiente prolongado (após a mistura dos reagentes) para que a reação acabe, ainda restam reagentes no sistema.

Partindo de um situação inicial em que há apenas reagentes, um sistema pode convergir para uma situação em que há reagentes e produtos coexistindo com concentrações invariáveis ao longo do tempo. Estudar essa situação em que a reação aparentemente “parou” de acontecer, denominada equilíbrio químico, é a meta desse experimento. O equilíbrio químico é a situação na qual as concentrações dos participantes da reação não se alteram, pois as reações diretas e inversas estão se processando com velocidades iguais. È uma situação de equilíbrio dinâmico.

Os químicos perceberam, contudo, que é possível alterar um equilíbrio químico por meios de algumas ações externas, ou seja, é possível que um observador execute algumas ações que provoquem alteração das reações de reagentes e produtos. Tal tipo de ação é chamado de perturbação do equilíbrio, e a sua consequência é denominada deslocamento do equilíbrio. Os fatores externos capazes de perturbar o equilíbrio são: Concentração das substancias participantes da reação, pressão e temperatura. provocando um deslocamento no sentindo que tende a anular esta perturbação. Esse comportamento gerou um importante principio químico denominado principio de Le Chatelier que pode ser assim enunciado: Se uma perturbação é aplicada a um sistema em equilíbrio, o equilíbrio ira se alterar pra reduzir o efeito da perturbação.

A solubilidade faz parte das reações e quando falamos em solubilidade, queremos dizer da capacidade de uma substância de se dissolver em outra. Esta capacidade, no que diz respeito a dissolução de um sólido em um líquido é limitada, ou seja , existe um máximo de soluto que podemos dissolver em certa quantidade de um solvente. Isto é solubilidade, quando adicionamos sal comum à água gradativamente em temperatura constante e agitando continuamente, é possível observar que, em dado momento, não ocorrerá a dissolução do sal. isso ocorre quando se atinge o equilíbrio. A partir desse ponto, dizemos que a solução tornou-se saturada ou que a solução atingiu o seu ponto de saturação, pois qualquer quantidade de sal que for adicionada ao sistema irá precipitar ou formar corpo de fundo.O ponto de saturação depende do soluto, do solvente e das condições físicas, este ponto é definido pelo coeficiente ou grau de solubilidade.

O Coeficiente de Solubilidade é a quantidade necessária de uma substância para saturar uma quantidade padrão de solvente, em determinada temperatura e pressão. Quando o coeficiente de solubilidade de uma substância em um determinado solvente possui valor próximo de zero, ou seja, praticamente nulo, dizemos que a substância é insolúvel nesse solvente.

Quando há corpo de fundo em uma solução, há um equilíbrio entre a fase sólida e a aquosa. A este equilíbrio chama-se equilíbrio de solubilidade, e a constante de equilíbrio passa a ser chamada produto de solubilidade.Tomando um eletrólito qualquer, AaBb temos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com