TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solubilidade

Seminário: Solubilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Seminário  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

Em química, solubilidade é a medida da capacidade de uma determinada substância dissolver-se num líquido. Pode-se expressar em mols por litro, em gramas por litro, ou em percentagem de soluto / solvente. Também é possível estender o conceito de solubilidade para solventes sólidos.

Na solubilidade, o caráter polar ou apolar da substância influi muito, já que, devido a polaridade das substâncias, estas serão mais ou menos solúveis. Pode-se colocar, como regra geral, que :

1) substâncias polares geralmente dissolvem substâncias polares. As substâncias polares também dissolvem substâncias iônicas.

2) substâncias apolares geralmente dissolvem substâncias apolares.

O termo solubilidade é utilizado tanto para designar o fenômeno qualitativo do processo ( dissolução ) como para expressar quantitativamente a concentração das soluções. A solubilidade de uma substância depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão do sistema. É a tendência do sistema em alcançar o valor máximo de entropia.

O processo de interação entre as moléculas do solvente e as partículas do soluto para formar agregados é denominado solvatação e, se o solvente for a água, hidratação.

Além da polaridade temos que ver também as forças intermoleculares que agem no composto.

Se a força intermolecular já existente for mais intensa do que a possível nova interação, então o soluto não solubiliza, permanecendo a ligação original. Mas, se a nova interação for mais forte, o soluto se solubilizará, rompendo as ligações intermoleculares das substâncias.

Essas forças variam de acordo com a interação do soluto e do solvente, a mais intensa é a ligação de hidrogênio, seguida da ligação dipolo permanente que é a intermediária, e a menos intensa que é a dipolo induzido.

Pôs-se em prática testes com relação a essa teoria, e obtivemos os resultados que estão representados na tabela. Vamos tomar um exemplo e compará-lo com a teoria.

A água solubilizou NaCl, sacarose e NaoH, isso significa que as reações intermoleculares da água (solvente) com esses três solutos é mais intensa do que somente a água ou somente os solutos isolados gerando uma solução. No entanto ela não solubilizou enxofre e o iodo, isso significa que as reações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com